Atualizado em 15/01/25 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Qualidade
Ensaios Destrutivos (ED) são processos de avaliação das propriedades mecânicas e físicas de peças e produtos através de testes extremos. As condições destes ensaios podem causar danos parciais ou totais do produto testado, por isso são chamados de destrutivos.
Os ensaios destrutivos são capazes de avaliar as capacidades do produto de enfrentar condições extremas de torção, impacto, tensão, entre outras. Conhecer os limites de uma peça é importante para entender sua usabilidade, vida útil e condições de preservação.
Conhecer o que é e como funciona o ensaio destrutivo é importante para profissionais da indústria – independente de cargo. Gestores, operadores, chão de fábrica, financeiro, administração de estoque etc. Todos esses se beneficiam de entender o ED e de conferir o texto abaixo.
Faça uma boa leitura!
Índice do artigo
Os ensaios destrutivos, os EDs, são testes realizados em uma indústria para identificar a qualidade de materiais, peças, produtos etc. Esses testes envolvem sujeitar o objeto a pressão, torção, impacto e outros eventos que podem afetar suas propriedades físicas ou mecânicas. É o exato oposto dos Ensaios Não Destrutivos.
Logo, é assim que a indústria descobre as características físicas e mecânicas de um material ou peça, assim como seu desempenho quando submetido a condições extremas. Descobrir os limites de resistência, tenacidade, elasticidade e de outras propriedades do objeto tem dois papéis.
O primeiro, e mais comum, é verificar se ele está nas conformidades de qualidade da empresa, e o segundo é participar do processo de desenvolvimento de produtos.
Saiba como monitorar testes de qualidade com a planilha de FMEA.
O profissional que gerencia e controla o Ensaio Destrutivo é o gestor de qualidade da empresa. Sua função envolve orientar, monitorar, controlar e avaliar os processos. A aplicação do ED em si é que varia.
Operar um Ensaio Destrutivo é o trabalho de diversos profissionais de diferentes especialidades, conforme os testes a serem aplicados e materiais a serem avaliados, assim como a organização daquela fábrica em si.
Os equipamentos de ensaio destrutivos, utilizados para testar as capacidades físicas e mecânicas de um objeto, variam bastante conforme a indústria e o que está sendo testado.
Dentro dessa gama de possibilidades, há 6 mais comuns, utilizados em cursos de gestão de qualidade e produção. São eles:
Os Ensaios Destrutivos a serem aplicados variam bastante conforme o material a ser testado e objetivo da fábrica. No entanto, há 11 que todo profissional de qualidade precisa conhecer, pois são os mais comuns de se encontrar nas indústrias. Confira quais são:
Todas as indústrias que quiserem ter bons indicadores de qualidade, satisfação de clientes e obtenção de selos e certificados de qualidade como ISO 9001 devem realizar o Ensaio Destrutivo. Isso, claro, quando estamos falando de produtos em que faz sentido aplicar os testes.
Monitorar e gerar relatórios de Ensaios Destrutivos e de outros processos de qualidade é muito mais fácil quando se usa um ERP – sistema de gestão integrada. Principalmente se for um ERP Industrial, isso é, desenvolvido pensado na indústria. A ferramenta permite controlar todos os seus processos e resultados.
Entenda melhor na entrevista abaixo com Armando Pereira, responsável pela Gestão da Qualidade da BSB Soluções em Borracha:
Ensaios destrutivos, não destrutivos e quaisquer outros precisam ser monitorados, registrados e documentados para garantir a máxima qualidade do processo.
A única forma de realizar essa operação com maior desempenho possível é utilizando ferramentas digitais inteligentes que integram suas operações e permitem uma fiscalização adequada de resultados.
Você pode ter um controle minucioso dos seus KPIs de produção, manutenção, qualidade, vendas e outros com o Nomus ERP Industrial. A ferramenta permite ajudar em todas as áreas da empresa. Assista a uma demonstração gratuita:
A qualidade dos produtos da sua empresa está sujeita à sua capacidade de controle e execução de processos de fabricação cuidadosos, ensaios efetivos e até mesmo ao armazenamento inteligente. São muitos os obstáculos, mas você não precisa enfrentar sozinho.
Eu trago a opção de usar o Nomus ERP Industrial – uma ferramenta capaz de centralizar e gerir as operações de toda a sua empresa a partir de um só lugar com o auxílio de profissionais da indústria.
Assista à demonstração grátis agora:
Bom dia a todos.
O título é Ensaios Destrutivos e a Imagem é do ensaio de ultrassom, um ensaio não destrutivo?
Bom dia Flavio, obrigado por avisar! Nossa equipe irá ajustar a imagem.