Atualizado em 26/09/24 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Qualidade
Ensaios não destrutivos (END) são processos de avaliação de peças e produtos com objetivo de verificar se elas apresentam as propriedades desejadas e adequadas para o seu uso sem alterar de forma permanente suas característica físicas, químicas, mecânicas ou dimensionais.
Esse teste é importante para identificar se o objeto apresenta algum defeito ou descontinuidade do material. É com ele que uma indústria consegue ter maior controle de qualidade sobre suas peças e produtos, resultando em redução de custos, aumento de satisfação do cliente, e maior confiabilidade de todos os processos envolvidos.
Os processos de END são variados e aplicados em todas as indústrias. Se quiser manter sua empresa fabricando produtos de qualidade, surpreendendo seus clientes com resultados e não com acidentes, conheça e aplique o END. Eu te explico tudo abaixo.
Faça uma boa leitura.
Confira os tópicos:
Ensaios não destrutivos, os ENDs, são processos realizados para testar a qualidade de materiais, peças, semi acabados e outros itens e produtos em uma indústria sem alterar suas propriedades dimensionais, químicas, físicas ou mecânicas.
Entre exemplos de métodos de ensaio não destrutivos, podemos encontrar exames radiográficos, com o uso de Raios X e Gama, emissão acústica e análise de vibrações. É dessa forma que indústrias de diversos setores averiguam a qualidade de suas soldas, forjas, fundições e laminações, entre outros.
Absolutamente todo setor de indústria pode utilizar o END se fizer sentido para seus produtos, mas é importante utilizar processos adequados, aplicados por pessoas capacitadas. O ensaio não destrutivo será, então, utilizado na fabricação, construção, montagem, inspeção em serviço e manutenção, assim como controle de qualidade matéria-prima e outros produtos recebidos do fornecedor.
Veja também: ERP para indústria de produtos para a construção: sucesso concreto
Os diferentes tipos de Ensaio Não Destrutivo permitem detectar e avaliar se os materiais analisados possuem defeitos. Dessa forma, eles serão descartados, corrigidos ou desmontados para serem novamente inseridos na linha de produção. É um passo importantíssimo da inspeção de qualidade na indústria.
O responsável por garantir que o Ensaio Não Destrutivo seja aplicado é o gestor de qualidade da empresa que deve orientar, monitorar, controlar e avaliar os processos. Quando falamos de responsável pela aplicação em si, se trata de uma resposta variável.
De forma geral, o END é aplicado por uma equipe de profissionais de diferentes especialidades. Cada indústria submeterá seus produtos a testes próprios, o que implica em convocar responsáveis com formação e experiência adequada àqueles processos.
Os tipos e métodos de ensaios não destrutivos são variados conforme as necessidades da indústria. No entanto, existem algumas categorias de procedimento mais comuns e eu trouxe abaixo para você conferir.
Saiba quais são os principais tipos de ensaios não destrutivos (END):
Apesar de não ser a realidade, o END precisa ser aplicado por todas as indústrias, de qualquer setor. Trata-se de uma garantia de bons indicadores de qualidade e segurança para a própria fábrica e seus clientes. Inclusive, realizar todas as etapas de inspeção de segurança de forma correta é o que permite uma indústria alcançar certificados como o ISO 9001.
A melhor forma de monitorar e gerar relatórios END e de inspeção de qualidade no geral é através de sistemas de gestão industrial. Em particular, o Nomus ERP Industrial já tem trazido diversos resultados para fábricas, principalmente aquelas que focam seus investimentos em controle de qualidade. Nem todo ERP é assim.
Assista à entrevista com Armando Pereira, responsável pela Gestão da Qualidade da BSB Soluções em Borracha, e veja como seu setor mudou com a implantação do sistema:
Todos os ensaios, destrutivos ou não devem ser bem documentados e controlados para garantir a máxima qualidade do seu produto. Essa necessidade de acompanhamento minucioso, mas ainda assim eficiente, se repete para todas as etapas da inspeção de qualidade.
Uma forma de garantir que seus KPIs sejam atingidos é utilizar o Nomus ERP Industrial. Esse sistema te dá tanto controle sobre os dados e fiscalização de qualidade que dependerá unicamente das suas estratégias operacionais alcançar os certificados ISO.
Além de funcionalidades para inspeção e controle de qualidade mais eficiente, o Nomus ERP Industrial ainda é capaz de ajudar em todas as áreas da sua fábrica. O sistema ainda é fácil de ser implantado e usado.
Assista a uma demonstração:
Se você estiver com dificuldades no controle dos seus processos END e demais etapas da inspeção de qualidade, ofereço uma consultoria gratuita com engenheiros da indústria.
É só você agendar uma conversa com um especialista Nomus e ele fará um diagnóstico dos seus processos de inspeção de qualidade, ajudando a entender seus gargalos e a encontrar as ferramentas que permitirão você resolvê-los.
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: