Atualizado em 22/08/24 - Escrito por Bianca Xavier na(s) categoria(s): ERP / Processos e Organização / Produção
Com a implantação do ERP da Nomus na indústria de peças de borracha Caucho Borrachas, as vantagens foram muitas: economia de tempo e mão de obra, controle facilitado de informações confiáveis e melhoria da gestão comercial. E é por isso que podemos afirmar que a Caucho Borrachas é mais um caso de sucesso Nomus.
Assista a entrevista com a diretora da Caucho, Gely Cristina:
Disponível também em formato de Podcast:
A Caucho Borrachas é uma indústria fabricante de artefatos e peças de borracha. Sua linha de produtos consiste de peças para tratores, elementos elásticos para rolos compactadores e apara-barros (peças que tem utilização em caminhões, tratores etc).
Situada na capital do estado de São Paulo, a empresa iniciou suas atividades há mais de 23 anos, de maneira manual, em um pequeno espaço, com apenas um colaborador além do fundador da empresa. Hoje, se tornaram em uma empresa de médio porte.
Os produtos da Caucho são feitos a partir da seiva da seringueira, árvore originalmente brasileira, com responsabilidade e ética ambiental, resultando na produção de peças com muita qualidade.
Atualmente, seus produtos atendem clientes nacionais e internacionais, exportando para países como Canadá, Bolívia e Estados Unidos.
Para mais informações sobre a Caucho Borrachas, acesse o site da empresa, entre em contato pelos números de telefone (11) 5522-1206 / 5547-0618 ou pelo e-mail [email protected].
A funcionalidade mais usada do Nomus ERP na indústria de peças de borracha Caucho Borrachas e que foi o grande diferencial na tomada de decisão é o relatório comercial. Os dados ricos e precisos trouxeram mais assertividade para as gestões de vendas, de estoque, de produção, de marketing, entre outras.
Nos sistemas antigos, a Caucho não tinha acesso a informações sobre quais eram os clientes mais frequentes e que peças eram mais vendidas. O Nomus ERP Industrial traz esse relatório de informações ricas e detalhadas que impactaram positivamente a rotina da indústria de peças de borracha.
Agora, a Caucho consegue analisar com calma há quanto tempo um cliente compra ou parou de comprar, o motivo e o período de pausa, peças que precisam de mais marketing, entre outras decisões. Junto a isso, conseguem ter uma gestão de estoque mais realista perante às necessidades de venda e produção da Caucho.
Previamente à chegada do Nomus ERP Industrial, eram utilizados diferentes sistemas para os controles de cada área.
Ou seja, na área financeira se utilizava um sistema com uma funcionalidade melhor nesse aspecto, na parte de controle de estoque, se utilizava outro sistema e assim por diante. Por fim, ainda se utilizavam planilhas do Excel para o que faltava nos sistemas.
Dessa maneira, as informações ficavam completamente dissipadas entre partes de sistemas e cada dado tinha que ser inserido de forma manual, o que tornava os índices indicados menos confiáveis.
Essa maneira de trabalhar requeria uma mão de obra e retrabalho muito grandes, além de impedir o devido controle das ações e dados da empresa de uma maneira integrada.
A criação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), sistema que proporciona a escrituração contábil e fiscal das empresas em meio digital, tornou ainda mais urgente a necessidade por um sistema que integrasse as informações da empresa.
A diretora responsável pela gestão administrativa e financeira da empresa, Gely Cristina, encontrou a Nomus através do nosso Blog Industrial, e logo se interessou pelo sistema por meio dos artigos que demonstravam o conhecimento da equipe Nomus com o chão de fábrica.
Outro fator decisivo na escolha foi o custo benefício do sistema da Nomus que, por atender todas as necessidades da empresa, não requeria nenhum sistema adicional.
Com isso, a empresa estaria economizando ao contratar apenas um software, ao invés dos três que eram utilizados anteriormente.
Após uma demonstração agendada, se tornou claro para ela que o Nomus ERP Industrial possuía todas as funcionalidades que finalmente atenderiam a empresa de maneira completa e integrada.
Veja também: PPAP: Aprenda a controlar a produção de peças da sua empresa
Como é de esperar no processo de implantação de um novo software, houve certa resistência de alguns colaboradores à mudança.
No entanto, com o uso do sistema, eles foram percebendo o quanto a integração e clareza das informações colaborava para a realização do seu trabalho, e evitava que a mesma função tivesse que ser repetida.
Além disso, não ter que recorrer a mais de um sistema para obter uma informação diminuiu as dificuldades enfrentadas no dia a dia da produção.
Com essa percepção, a colaboração com a implantação do sistema aumentou, proporcionando resultados ainda melhores para a empresa.
O acesso remoto também foi um aspecto que encantou os colaboradores e o outro diretor da empresa, cuja rotina foi facilitada ao perceber que poderia consultar dados de maneira rápida e fácil, sem sair de casa.
A implantação foi feita com o método Nomus Lean, o que permitiu um processo mais tranquilo e flexível para a empresa, que pode realizá-lo no seu tempo, com calma e de acordo com as necessidades específicas do negócio.
Passado todo o processo de implantação e com o software funcionando de maneira efetiva no cotidiano da indústria, os colaboradores e diretores reconhecem o investimento no sistema da Nomus como a aquisição mais benéfica para o crescimento e organização de sua empresa.
Uma das ferramentas que mais beneficiou a empresa foi o Dashboard, que permitiu acesso a relatórios sobre os clientes e os produtos comprados em determinado período de tempo.
O acesso a todas essas informações de maneira fácil e rápida foi o que tornou possível um trabalho mais assertivo na área comercial, realizando um bom pós-venda.
Com a utilização dessas ferramentas, terminada a fase inicial da implantação do sistema, a empresa já percebe diversos benefícios em seus processos, como:
Essas vantagens são fruto da confiabilidade e integração de informações advindas de um sistema que compreende as necessidades de uma indústria e está preparado para atendê-las.
Ao investir no Nomus ERP Industrial, a empresa foi capaz de identificar gargalos na produção e resolvê-los, revertendo o investimento inicial no sistema em ganhos extremamente vantajosos para a Caucho Borrachas.
A diretora da empresa, Gely Cristina, indica que a possibilidade de acesso em nuvem do sistema é uma necessidade no mundo atual.
Isso porque essa funcionalidade evita gastos de tempo e dinheiro desnecessários com servidores, backup, funcionários dedicados a esse processo, entre outros.
Além disso, ela recomenda um estudo profundo do seu negócio para o entendimento das suas necessidades específicas.
Com essa compreensão, o gestor poderá buscar um sistema que atende a maior parte dos seus requisitos, e que lhe trará os melhores resultados.
Ela também indica não avaliar o valor do sistema em primeiro lugar, já que uma aquisição de sistema por causa do seu preço pode trazer prejuízos a longo prazo que teriam sido evitados por um sistema que atenda seu negócio de forma mais completa.
Por último, ela aconselha que o gestor não deve ter pressa ao decidir por um sistema, pois aquele investimento será uma decisão de longo prazo, que requer análise e estudo.
Assim como a Caucho, sua empresa pode obter diversas vantagens com a utilização do Nomus ERP Industrial.
Caso queira saber mais sobre o nosso sistema, você pode entrar em contato com nossos especialistas, que poderão te explicar exatamente como o Nomus pode ajudar o seu negócio.
Se deseja entender melhor como o Nomus ERP Industrial funciona e o que ele pode lhe proporcionar, acesse uma demonstração do sistema para saber tudo o que precisa.
Caso prefira, você também pode agendar uma conversa sem compromisso com um especialista Nomus, que te deixará por dentro de tudo que o sistema pode fazer pela sua empresa.
Ou também, sinta-se à vontade para utilizar qualquer um dos nossos canais de comunicação para dúvidas ou sugestões.
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