Atualizado em 30/08/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): ERP
Um sistema ERP para indústria de papéis especiais é um software capaz de organizar toda a gestão do negócio, desde os pedidos de venda, passando pela produção, até a expedição para o cliente.
No artigo de hoje, convidamos Gustavo Lorenzi, que é gestor industrial da RB Papéis, para entender quais são os impactos de um software ERP em uma fábrica de papéis.
A ideia é trazer um estudo de caso real, para que você possa entender, na prática, quais os ganhos que um sistema como esse pode proporcionar para uma indústria do setor.
Confira a entrevista:
A RB Papéis é uma indústria de Santa Catarina, fundada em 2010, e tem como missão promover a satisfação e valorização de seus clientes pela excelência no atendimento, com papéis de alta qualidade e agilidade na expedição e entrega dos produtos.
Entre os produtos que a empresa fabrica, estão:
Para conhecer mais sobre a RB Papéis, acesse:
Segundo o gestor Gustavo, a gestão da empresa antes de possuir um ERP era um verdadeiro desafio. Resumidamente, não havia um controle financeiro e industrial apropriado para o porte da empresa.
Na prática, os gestores não tinham um painel financeiro, que mostrasse todas as entradas e saídas de caixa da empresa. Além disso, na produção, não era possível saber qual foi a produção total no dia.
Outro problema eram os pedidos de produtos personalizados, onde a gestão era feita no papel. O gestor precisava buscar no comercial qual era o produto e qual era personalização e então levar para a produção.
Então para destacar as dificuldades apresentadas pela empresa:
Antes de escolher a Nomus, a RB Papéis chegou a tentar implantar 2 outros sistemas que acabaram não dando certo, já que não se aderiram aos seus processos.
Foi então que Gustavo sugeriu testar o sistema da Nomus e a equipe abraçou a ideia.
Graças ao empenho da equipe da RB Papéis, foi possível implantar o sistema em apenas 3 meses através do método de implantação Nomus Lean. Esse método é composto de treinamentos gravados organizados na Universidade Nomus além de reuniões particulares com um especialista para tirar dúvidas.
Outro ponto forte apontado por Gustavo é a capacidade de acessar o sistema em qualquer lugar através da internet.
Veja também: Qual o melhor ERP para a indústria? Veja como escolher
De acordo com Gustavo Lorenzi, a empresa teve um salto de produtividade após implantar a ferramenta, aqui estão alguns exemplos de ganhos obtidos com o sistema:
Agora que você já viu como um ERP para indústria de papéis especiais funciona e quais os principais benefícios podem ser alcançados com a ferramenta, chegou a hora de estudar como aplicar isso na sua indústria.
Para isso, recomendo que siga os passos:
A minha equipe irá entrar em contato e entender mais sobre o seu negócio. A ideia é avaliar se o sistema da Nomus é aderente aos seus processos.
Agende essa avaliação gratuita e comece o quanto antes. Vamos em frente!
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: