ERP para manufatura: o que é, quais os melhores e como escolher o seu


Atualizado em 2/07/24 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): ERP

Software ERP para controle financeiro

Um ERP para manufatura é um sistema de gestão integrado que oferece controles de dados e processos através de funcionalidades desenvolvidas para as necessidades específicas de uma manufatura, como gestão de produção e expedição.

Esse tipo de plataforma permite às manufaturas e às indústrias de qualquer tamanho enfrentarem os desafios comuns de produção para se tornarem competitivas, lucrativas e em crescimento saudável.

O ERP, desde que tenha uma interface simples e fácil de usar, além de funcionalidades e segurança robustas, pode ser uma catapulta para o sucesso. Vou te mostrar abaixo como essa plataforma pode revolucionar seus resultados.

Faça uma boa leitura!

Confira os tópicos:

ERP para manufatura: o que é, quais os melhores e como escolher o seu

O que é um ERP?

ERP vem do inglês Enterprise Resource Planning, de tradução literal Planejamento de recursos empresariais e de tradução mais usual Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

É um tipo de plataforma que permite uma empresa gerir todos os setores de forma conectada e integrada, otimizando processos, automatizando cálculos e emitindo relatórios com dados cruzados.

Você pode encontrar diversos tipos de ERP na internet, sendo alguns generalistas (com funcionalidades básicas) e outros especialistas (dedicados a este ou aquele setor de mercado). 

Este segundo grupo se trata de plataformas que costumam ser as melhores para seus fins. Por exemplo, existe ERP voltado apenas para varejo online, para restaurantes ou para indústrias. Cada um desses vai ter recursos únicos que são necessários para essas empresas e até sem sentido para as outras.

Saiba mais no Guia do ERP para indústrias:

Guia do ERP para indústrias

Por que usar um ERP para Manufatura?

O ERP para manufatura é uma solução para controlar a produção, o estoque e todos os outros setores de uma fábrica que precisam de atenção. Não é incomum que uma empresa desperdice dinheiro, por exemplo, por não ter uma boa administração dos seus insumos de produção.

Utilizar a plataforma certa permitirá você gerir seu plano de produção, fazer controle do chão de fábrica, programar a produção, controlar custos industriais, aplicar inspeção de qualidade, MRP, Bloco K e muito mais. Aprenda mais sobre ERP para indústrias.

Principais funcionalidades de um bom ERP para Manufatura

  • Bloco K
  • Compras e recebimento
  • Controle da expedição
  • Controle da Produção
  • Controle da qualidade
  • Controle de estoque integrado à produção
  • Controle do chão de fábrica
  • CRM
  • Custos industriais
  • Dashboards
  • Databooks
  • Gestão de documentos
  • Gestão de projetos
  • Gestão financeira
  • Nf-e de importação
  • Plano de produção e MRP
  • Prestação de serviços
  • Produção em/para terceiros
  • Programação da produção (PPCP)
  • Vendas e faturamento

Guia para escolher um ERP para Manufatura

A melhor forma de escolher um ERP para manufatura é entender, em primeiro lugar, quais são as suas necessidades. Quais problemas você mais enfrenta em sua gestão? Quais as KPIs mais problemáticas? Talvez você não saiba o que um ERP pode solucionar, mas deve saber os obstáculos que enfrenta.

Depois disso, o importante é fazer uma pesquisa e filtrar apenas os ERPs que são especialistas em manufatura. Essas plataformas terão funcionalidades específicas para as necessidades de produção. 

Com as opções à mão, compare e veja quais oferecem o melhor custo-benefício para sua empresa. Uma boa opção é solicitar uma demonstração junto a um especialista do ERP para indústrias, que poderá mostrar com detalhes o funcionamento da plataforma e como ela se aplica às suas necessidades.

Por exemplo, na Nomus é possível avaliar o sistema ERP para indústrias de diferentes formas:

ERP Generalista x ERP para Manufatura

Um ERP pode ser generalista ou especialista em um setor, como na manufatura. A primeira opção se refere a ERPs com funcionalidades básicas, como emissão de notas fiscais, acompanhamento de vendas, e mínimo controle de estoque. São mecanismos ótimos, mas sinceramente? Para manufaturas, deixa muito a desejar.

São os ERPs para manufatura e pequenas indústrias que farão a diferença para sua empresa, pois trazem diversos recursos voltados para controle de produção, lista de materiais, roteiro de produção, apontamento de chão de fábrica, romaneio, bloco K, etc. Entenda melhor no artigo ERP para pequenas indústrias.

Depoimento sobre ERP para Manufatura

O Nomus ERP Industrial é um grande exemplo de como um ERP pode ajudar e muito uma manufatura a melhorar os seus resultados. Sei que essa opinião parece enviesada, afinal, o blog é da Nomus, mas então vou trazer o depoimento de um dos diversos clientes que são casos de sucesso:

Veja um ERP para Manufatura em funcionamento

Eu posso passar horas e horas descrevendo as vantagens de um ERP para manufatura, mas a verdade é que a melhor conferência que você pode fazer é por si mesmo.

Eu te convido a assistir uma demonstração completamente gratuita do Nomus ERP Industrial e conferir como essa ferramenta vai revolucionar sua gestão:

Obrigado e vamos em frente.

Software ERP Para controle da qualidade
Compartilhe agora mesmo:

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: