Atualizado em 23/08/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): ERP / Processos e Organização
Um ERP por assinatura é um modelo em nuvem de um sistema ERP onde a empresa contratante, ao invés de comprar licenças e instalações, paga um valor recorrente a contratada para ter acesso a ferramenta.
Cada vez mais o mundo tem adotado o modelo de negócios por assinatura como principal forma de negociar serviços e até mesmo produtos.
A Netflix é uma das referências mais atuais do poder do serviço por assinatura, que pode oferecer preços acessíveis, onde o cliente assina o plano que atende suas necessidades e orçamento.
No universo do B2B não é diferente, cada vez mais as empresas de software estão adotando o modelo SAAS (Software as a service) como principal ou única forma de negócios.
Isso é vantajoso para ambos os lados, já que essas ferramentas ficam mais práticas de serem acessadas e o valor de investimento é bem menor.
Segmentando ainda mais e indo para o mundo dos ERPs o cenário não é diferente. As principais fornecedoras de ERP do mercado agora trabalham com modelos de ERP por assinatura e isso abriu portas para milhares de empresas usufruírem de suas ferramentas.
Neste artigo vamos ver melhor o que é o ERP por assinatura, como ele funciona e para quem ele é recomendado. Vamos lá:
Índice do artigo
Como falei anteriormente, SAAS é uma sigla para Software as a Service, ou seja, software como serviço.
As principais características do SAAS, são:
Os principais benefícios do SAAS para as empresas contratantes, são:
Esse é um modelo de negócio que está em plena ascensão atualmente e é possível encontrar empresas dos mais diversos segmentos oferecendo seus SAAS.
Agora no mundo dos ERPs, um ERP por assinatura veio para ajudar e muito as empresas que dependem desse tipo de sistema para organizar e controlar a gestão de seus negócios.
Antes da popularização do modelo SAAS as empresas precisavam investir milhares ou até milhões de reais para comprar licenças, servidores, atualização, contratar funcionários de TI, consultorias etc. Enfim, um custo inviável para pequenas e até médias empresas.
Já com o ERP por assinatura o valor de aquisição, instalação e manutenção é diluído em um pagamento recorrente, mensal ou anual, que resulta em uma grande economia de dinheiro e tempo para essas empresas.
No geral, os únicos requisitos que a empresa contratante precisa ter é uma conexão com a internet e um dispositivo para utilizar o sistema (Um computador, laptop, tablet ou celular).
A diferença entre o ERP por assinatura e o SAAS convencional é que um ERP robusto ainda requer algum tipo de implantação para rodar de forma ideal em uma indústria.
O interessante é que existem empresas, como a própria Nomus, que estão passando a oferecer pelo menos parte da implantação de forma gravada e modulada. Sendo assim a implantação é muito mais rápida e barata.
Recomendo que leia o nosso artigo que explica como escolher o ERP ideal para sua fábrica.
Indústrias de qualquer segmento e tamanho podem se beneficiar e muito com um ERP por assinatura, uma vez que esse modelo é capaz de atender qualquer negócio.
O importante aqui é escolher o sistema ERP certo, capaz de atender o seu segmento e suas particularidades.
Existem uma infinidades de ERPs disponíveis no mercado e o gestor, principalmente industrial, precisa se atentar se o fornecedor selecionado de fato consegue atender as demandas da sua fábrica.
Para indústrias que estão começando:
Caso a indústria seja maior e atualmente utilize um sistema ERP offline, instalado no próprio servidor da empresa:
Com esses valores, é interessante comparar com bons fornecedores de ERPs por assinatura no mercado e assim verificar se vale a pena ou não a mudança.
Ainda que inicialmente pareçam o mesmo produto, os ERPs por assinatura e os ERPs desktop (aqueles que são comprados e instalados em cada máquina) possuem algumas diferenças grandes entre eles.
Para ajudar, irei listar os principais, confira:
Um ERP desktop passa a imagem que existe apenas o custo da compra da licença. Mas será que é assim mesmo?
Na realidade a sua indústria precisa se atentar a todos os custos gerados pelo sistema, como por exemplo:
Como esses custos não são tabelados, é difícil saber exatamente quanto a sua empresa irá gastar com a ferramenta.
Já no modelo do ERP por assinatura, a empresa tem uma previsibilidade de custos muito maior, já que os planos já contemplam todos esses gastos em um só pacote.
Além disso não existem custos extras que não eram esperados, como a compra de atualizações e manutenções. Isso permite que a sua fábrica tenha um controle muito melhor dos gastos em relação ao sistema ERP.
Veja também: Problemas de não ter um ERP na sua fábrica
Com um ERP instalado localmente, o gestor só pode acessar a ferramenta se estiver utilizando um computador com o software instalado. Ou então usar programas de acesso remoto lentos, burocráticos e não confiáveis.
Já com um ERP por assinatura é possível acessar o sistema de qualquer lugar, computador, tablet ou celular com acesso a internet.
Isso é uma vantagem muito grande para quem precisa de mobilidade e agilidade na hora de gerir a empresa e tomar as decisões estratégicas.
Veja também: Quanto custa um sistema de gestão ERP para pequenas e médias indústrias?
Com um ERP por assinatura é possível aumentar ou diminuir a quantidade de acessos, espaço e outros recursos oferecidos pelo seu fornecedor de acordo com a necessidade da sua empresa.
Por exemplo, se a sua empresa estiver crescendo, é possível contratar mais usuários e espaço com apenas um upgrade simples. Caso esteja passando por um momento mais difícil, é possível reduzir os custos cortando usuários, espaço etc.
Já com um sistema instalado localmente a empresa precisa efetivamente comprar novas licenças e peças de acordo com que precisa de mais processamento.
Além dessas compras serem mais lentas e caras, não podem ser devolvidas caso a demanda da empresa diminua.
Quando o assunto é segurança e backups as empresas que comprarem ERPs instalados localmente, precisarão também ser responsáveis por toda a sua segurança de dados e backups do sistema.
Já com um sistema ERP por assinatura o fornecedor contratado que fica responsável por essas questões.
Como a especialidade da empresa de ERP é justamente lidar com sistemas, gestão e dados, eles podem contratar profissionais e fornecedores mais capacitados para criptografar os dados e mantê-los com os backups em dia.
Veja também: Como avaliar o suporte no ERP que está pensando em comprar
Outra grande vantagem dos ERPs por assinatura é que eles são capazes de mostrar os dados da empresa em tempo real em qualquer lugar.
Isso quer dizer é muito mais fácil visualizar a situação da fábrica e os dashboards de gestão.
Enquanto isso, os ERPs instalados localmente precisam ser acessados por um computador na empresa e muitos não são atualizados em tempo real.
Empresas que lidam com quantidades altíssimas de dados podem querer um servidor dedicado para que o sistema contratado, seja qual for, tenha um desempenho ainda mais ágil. Logo, essa pergunta surge e a resposta é sim, mas depende do fornecedor.
O Nomus ERP Industrial oferece o servidor dedicado para os clientes interessados nesse benefício. Para entender melhor, assista a uma demonstração da plataforma e depois converse com um especialista Nomus. Basta clicar aqui.
Agora que você já viu o que é um ERP por assinatura e suas principais características, recomendo que conheça um deles na prática.
Para isso, assista uma demonstração do Nomus ERP Industrial clicando abaixo:
Fico a disposição caso tenha alguma dúvida ou sugestão. Fique a vontade para entrar em contato consco.
Até a próxima!
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: