Atualizado em 5/02/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização
Erros de liderança são falhas que líderes cometem e acabam prejudicando a equipe e a eles mesmos, já que normalmente afetam o cumprimento das metas.
Neste artigo vou compartilhar quais são os erros de liderança mais comuns e como eles acabam prejudicando o rendimento da sua equipe e consequentemente da sua empresa.
Esse artigo é muito recomendado para empresas que possuem alta rotatividade de funcionários, já que esse é um sinal claro que há alguma coisa errada.
Confira as dicas na íntegra a seguir:
O item mais comum na lista de erros de liderança é sem dúvidas sobrecarregar a equipe.
Esse erro é muito comum, já que os empreendedores buscam o maior retorno sobre o investimento da contratação. O problema é que se a empresa forçar demais, pode ter um efeito reverso.
Normalmente ocorre de duas formas:
Para evitar que essa sobrecarga aconteça, em ambos os casos apresentados, o líder deve fazer um planejamento que vá desde a contratação dos funcionários, analisando suas forças e fraquezas, para que o trabalho de cada um na equipe se complemente e enriqueça.
Além disso, esse planejamento deve prosseguir, em conjunto com a equipe formada, para pensar em uma delegação de tarefas adequada, assim como prazos e metas para trazerem os resultados desejados e determinados pela empresa.
E, se mesmo com esse planejamento, um desses casos ainda aconteça, o recomendado é reconhecer as pessoas, oferecer promoções e bônus.
Veja também: Liderança remota: as 19 regras para ser um excelente líder no trabalho remoto
Falando em reconhecer as pessoas, a falta de reconhecimento é outro pilar dos erros de liderança em uma empresa.
Os profissionais, ou ao menos os mais dedicados, não trabalham apenas pelo dinheiro. A pessoa dedica a maior parte do tempo para realizar determinadas tarefas da melhor forma possível.
Depois do esforço, se não há reconhecimento do trabalho bem feito, é natural que a pessoa fique desmotivada.
Afinal, para que fazer um trabalho excelente se ele é visto da mesma forma que um trabalho mediano?
Isso acaba reduzindo a participação e o engajamento dos colaboradores com ideias para projetos novos, ou outros que estejam em andamento; feedbacks do seu ponto de vista em relação aos processos da empresa; compartilhamento de novidades no mercado de trabalho etc.
Sendo assim, adote políticas de reconhecimento na sua rotina. A dica é elogiar o público e sugerir melhorias em particular, assim, o líder constrói uma relação de confiança com os colaboradores, formando vínculos e uma liderança positiva.
Veja também: Competências e habilidades de gestor: as 8 principais que você precisa desenvolver
A imagem acima é famosa na internet e ilustra bem esse tópico na lista de erros de liderança.
Os líderes da sua empresa não podem ser chefes que apenas mandam, controlam e exigem resultados dos seus colaboradores.
Ao invés disso, eles precisam ser líderes que vão na frente, mostram resultados, inspiram, orientam e ajudam os colaboradores da sua empresa.
Dessa forma você pode ter dois cenários:
Seguindo com a lista de erros de liderança de uma empresa, agora vamos falar sobre algo que muitas vezes é ignorado na formação de novos líderes: o emocional.
Uma boa liderança precisa ter inteligência emocional para entender os colaboradores como seres humanos e não máquinas.
Além disso, é preciso saber controlar as próprias emoções. Uma boa liderança nunca iria descontar a raiva em algum colaborador ou perder a cabeça por conta de algum problema.
Para finalizar, o bom líder tem empatia e controle para entender como lidar com as diferentes situações e desafios que podem aparecer durante o trabalho.
Afinal, apesar de uma empresa precisar gerar resultados, lembre-se que está lidando com humanos e se você realmente quer os melhores resultados, precisa prestar atenção nestes pontos.
As pessoas são diferentes, elas possuem características distintas e cada uma tem mais facilidade em performar certas atividades do que outras.
Um erro na liderança comum é ignorar os talentos naturais dos colaboradores e frustrá-los fazendo com que eles trabalhem com que não tem aptidão.
Faça testes de aptidão e interesse com sua equipe e identifique o que cada um tem mais naturalidade.
A partir desse ponto você pode delegar tarefas em que cada colaborador se sinta mais à vontade e motivado para realizar.
Escrevemos um dizendo quais são os principais mitos sobre liderança e não é raro vermos empresas e profissionais que realmente acreditam neles.
Os mitos sobre liderança, são:
Uma boa liderança deve praticar os valores da empresa e devem passar essa cultura para o restante da equipe.
As atitudes do líder devem refletir as convicções da indústria, para que a equipe se inspire no exemplo e tome como seus os princípios da organização.
Um dos erros de liderança das empresas é esperar que os colaboradores já cheguem com a cultura alinhada.
Segundo um dos maiores especialistas em gestão do Brasil, Vicente Falconi, um líder deve bater metas, junto com a equipe, melhorando cada vez mais.
“Liderar é bater metas consistentemente, com o time fazendo certo.”
Então, no final, o objetivo do líder é levar a equipe a conquistar resultados cada vez melhores e de formas cada vez mais eficazes.
Segundo Falconi, a agenda do líder deve ser:
Veja também: Dicas para liderar os colaboradores da sua indústria
A liderança que não se atualiza e não capacita, acaba ficando para trás e consequentemente não consegue alcançar os resultados desejados.
Isso pode gerar uma bola de neve, já que um líder desmotivado pode desmotivar toda a equipe.
Então é fundamental que os líderes da sua equipe estejam em constante crescimento, em conhecimento e experiência.
Algumas das formas dos líderes fazerem isso, são:
Seguindo essas ações, entre outras, os líderes poderão trazer, com propriedade, novos projetos, ferramentas, programas para a equipe interna, prospecções de parcerias etc., a fim de motivar a equipe e fazer com que a empresa alcance seus objetivos.
Quando não souberem mais como melhorar, é recomendado buscar ajuda de especialistas que saibam ainda mais e dessa forma sua equipe poderá continuar evoluindo.
Assim como a capacitação dos líderes, a capacitação da equipe é muito importante e essencial para o bom desempenho da empresa.
Os líderes devem estar atentos às oportunidades de investimento em suas equipes, quanto à sua capacitação e desenvolvimento de habilidades.
Investir no desenvolvimento das equipes é investir na melhoria e impulsionamento dos resultados da empresa. Por isso, o ideal é definir uma parte do orçamento para contratar cursos para os colaboradores, levá-los a palestras, ou iniciativas de menor renda, como um clube do livro interno à empresa.
Os líderes podem buscar empresas que vendem cursos por planos corporativos, e estar conectado com as palestras que estejam ligadas ao seu respectivo setor.
Assim, os colaboradores estarão ainda mais aptos para uma performance de excelência, pois conhecerão as ferramentas de modo aprofundado, e, com isso, auxiliarão os clientes e trarão melhores resultados.
Entre as funções fundamentais de um líder está a orientação dos seus colaboradores.
Afinal, como eles poderão melhorar seus resultados e até mesmo a convivência com seus colegas de trabalho, se não souberem os pontos fortes e fracos do seu trabalho e seu comportamento?
Este é outro ponto de atenção do líder, pois ele deve sempre observar a entrega de tarefas, o comportamento e o nível de motivação de cada colaborador, para que possa entregar feedbacks construtivos.
É importante realizar avaliações de desempenho, sejam mensais, trimestrais ou semestrais – da melhor forma possível para a sua empresa, se encaixando no planejamento, sem atrapalhá-lo, e nessas avaliações apresentar um feedback, assim como pedir um feedback do ponto de vista do colaborador em relação à empresa.
Porém, não é regra que o feedback deve apenas ser entregue e/ou pedido estritamente nas avaliações de desempenho, pelo contrário, sempre que achar necessário o líder deve ter essa conversa com o colaborador.
O estilo de liderança rígida e de uma via só, não se encaixa mais na realidade atual. Hoje em dia, a liderança se tornou participativa, em que os colaboradores estão cada vez mais incluídos nos processos de planejamento e determinação de metas e objetivos.
Por isso, um líder deve saber ouvir os pedidos, queixas e opiniões da sua equipe e ser flexível quando for preciso. Essa necessidade de flexibilização do trabalho, se destacou ainda mais na pandemia, com o modelo home office, em que ocorreu de forma mais incisiva a conciliação do profissional e pessoal.
Agora que você já sabe quais são os principais erros de liderança de uma empresa, recomendo que assine o blog industrial e receba semanalmente dicas para se manter atualizado e continuar melhorando.
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E muito difícil lidar com líderes pois depende de cada um querer obter o seu emprego
TEM QUE TER MUITA ESPERIENCIA PRA SER UM LIDER.
eu aprendir muito com essa aula,vou aplicar no meu trabalho
Acredito que podemos liderar sim,com bastante esforço e estudar muito. Basta ter força de vontade
Olá lendo todo esses conteúdos estou me volvendo cada vez mais, ainda estou me aperfeçoando com os assuntos, todos são muito importantes sobre líder e liderados que são os colaboradores em uma empresa.
Estou cursando o ejatec e acredito que vai ser muito útil na minha vida como cidadã.
pra uma pessoa se lidera tem se muito paciência com as pessoa pq não e faço se lidera de uma empresa.
Boa noite..
para ser um líder de boa liderança precisa de um comportamento profissional ,mostrar pra seus funcionário a importância do trabalho, fazer que eles se sinta bem no seu setor.
Ola,estou estudando esses conteudos,e vou colocar em pratica
E muito ruim ser líder pois eu era na empresa onde eu trabalhava e toda responsabilidade teria que ter porem um discuido meu era o suficiente para leva bronca
PRA SER UM LIDER TENQUE SABER LIDAR COM AS PESSOAS PORQUE CADA UM AGE DE UM JEITO DIFERENTE ENTAO TEMOS QUE ENTENDER TODOS E TER CALMA PARA ESPOR A MELHOR FORMA PARA RESOLVER UM PLOBLEMA NA EMPRESA COM OS FUNCIONARIOS E TAMBEM ENTENDELOS ORRQUE NAO SAO ROBOS E SIM SERES HUMANOS
Para ser um líder precisa de um comportamento profissional saber ouvir respeitar as opiniões dos funcionários..
Trazer segurança e saber resolver os problemas da empresa ,dar exemplo e saber recompensar bom desempenhos..
Eu gostei muito do conteudo desse estudo
o respeito ao proximo e necessario
Para ser um bom líder tem que saber ouvir todos e também se preocupar com.o bem.estsr de todos para ter uma liderança satisfatória e também ter produtividade e qualidade de trabalho
Depois que estudei eu amei e vou sim mim aprofundar pra ser um excelente líder.
Para ser um bom lider tem que saber trabalhar em equipe, isso é muito para para o desenvolvimento de todos!
Tem que acreditar quê podemos lidar comum muito esforço com com muita força de vontade.
A para poder ser um líder é preciso ter muita experiência ser bem estudado saber o que está passando para os seus funcionários para que que eles não se prejudica…
Para ser um líder tem que saber ouvir as pessoas Para tomar as decisões corretas…
Acredito que tendo uma boa conversa criar novas idéias ter companherismo no ambiente de trabalho
Para uma liderança adequada pra cada funcionário seria necessário saber cada agilidade e abilidade que cada funcionário possui, para poder se destacar melhor em cada função saber entender cada posição diária para melhor atender nas dificuldades
Gostei do artigo.
Acredito ser um líder nato, pois sempre tive facilidades de liderar pessoas, sempre buscando dentro de pequenos grupos formar lideranças, falo que houver dias pessoas um tem que liderar, esse reconhecimento é muito importante ao Gestor.
Estive observando a postagem do blog, é muito importante pois o mercado é muito carente de liderança, líder gosta de gente, gosta está perto,.se sacrifica junto, as se empolgam em ser chefe.
O funcionário pode solicitar advertência para o líder da equipe ou de outra equipe?
Oi Romário, bom dia! Caso seja uma crítica construtiva, você poderia conversar com os gestores abertamente. Caso seja algo mais sensível, o ideal é verificar se sua empresa possuí um canal anônimo de ouvidoria, caso não tenha, é importante sugerir para a empresa criar um. Isso está de acordo com a CIPA