Atualizado em 19/11/24 - Escrito por André Quintão na(s) categoria(s): Estratégia / Marketing e vendas
Ter uma presença digital é cada vez menos uma opção e cada vez mais uma obrigação para qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado.
Só que é comum ver erros básicos no marketing digital de pequenas indústrias. E o pior, esses erros podem prejudicar a credibilidade dessas empresas.
Confira a lista abaixo e veja se a sua empresa comete algum desses erros. Caso positivo, busque solucioná-los o quanto antes. Vamos lá:
Para começar a lista precisava falar do erro mais fundamental: não estar na internet.
Repare que eu não falei ter um site. Existem empresas que conseguem uma boa presença digital apenas usando as redes sociais, como facebook, youtube, linkedin etc. (Apesar de não recomendar isso, já que a rede social é como uma casa alugada, que o dono pode pedir de volta a qualquer momento)
Mas o importante mesmo é o seu cliente e seus parceiros conseguirem encontrar algo sobre você na internet.
Hoje em dia uma empresa que não está presente na internet pode passar uma sensação de insegurança para seus clientes e parceiros.
Então estar presente na web é fundamental para mostrar que sua empresa “existe”, qual sua missão, valores e, é claro, sua rede de contatos e produtos ou serviços que comercializa.
Indo além da simples presença na web, a sua indústria precisa ir além e estar ativa na rede social que mais condiz com o produto que trabalha.
Ou seja, não se preocupe em estar presente em todas as redes sociais possíveis.
Ao invés disso, observe o perfil de cada uma e foque na rede social que mais combine com os produtos que você fabrica.
Vou citar alguns exemplos para ficar mais claro:
Se a sua indústria é B2B e fabrica peças de metal para máquinas, você não precisa ficar publicando fotos de peças no instagram.
Ao invés disso, foque no linkedin e conecte-se com empresas que podem se interessar em suas peças.
Publique artigos no linkedin pulse ensinando a importância dessas peças e como utilizá-las.
Se a sua indústria fabrica roupas para uso pessoal, mesmo que você não realize a venda final, você deve se conectar com o seu público final.
Publique fotos e vídeos de suas roupas e malhas no Facebook e Instagram e atraia clientes e feedback para possíveis ajustes e melhorias, avalie utilizar um editor de vídeo para produzir o seu conteúdo com maior qualidade.
Se a sua indústria fabrica alimentos, por exemplo, sorvetes, bolos, biscoitos (ou bolachas, dependendo da onde você é), o recomendado é o instagram.
As pessoas vivem compartilhando fotos de belos pratos de comida e receitas.
Tire fotos bem tiradas e vídeos de clientes opinando sobre seus produtos e use as hashtags para espalhar a novidade.
É importantíssimo ficar de olho no Reclame Aqui e outros sites de análise de usuário para garantir que sua indústria não acabe com a imagem prejudicada.
O importante é responder todos os chamados e buscar sempre a melhor solução para transformar um suposto problema em um ponto positivo para sua indústria.
Isso porque ao ver que sua indústria atendeu bem a reclamação de um cliente, ficará ainda mais confiante a fechar negócios com você.
Veja também: 27 dicas para pequenas indústrias melhorarem a gestão e seus resultados
O email é a forma mais importante de comunicação pela internet até hoje.
Muita gente achou que o email iria morrer depois da chegada das redes sociais como Facebook, twitter e whatsapp.
Mas a verdade é que ele está firme e forte e é a ferramenta mais usada para comunicação profissional e oficial.
Então sua indústria precisa se atentar a alguns detalhes que podem atrapalhar sua credibilidade ou ainda dificultar a vida dos seus parceiros e clientes.
A primeira dica é evitar usar emails com domínios de outras empresa, por exemplo: gmail, hotmail, ymail, outlook etc.
Esses emails são normais e aceitáveis para uso pessoal, mas se a sua empresa possui um email como: [email protected] provavelmente está perdendo credibilidade.
Isso porque a empresa que for negociar com a sua perceberá que a sua fábrica não possui muita estrutura e provavelmente está começando.
Depois de comprar o seu domínio na internet e configurar o seu email, muitos gestores acabam repetindo o nome da empresa no email.
O email de contato principal fica algo como: [email protected]
Isso é ruim porque dependendo do nome da sua empresa pode gerar um email grande, difícil de escrever e que é propício ao erro.
Sua indústria pode acabar perdendo contatos de pessoas que se confundiram ao digitar o email da sua indústria. E isso acontece, acredite.
Aqui na Nomus por exemplo, frequentemente recebemos pedidos de ajuda que originalmente eram direcionados a empresa Nonus (com N no meio) e as pessoas acabam digitando errado.
Então o ideal é que configure um email mais simples e intuitivo, como por exemplo: [email protected]
Se você gostou dessa dica, proponho uma estrutura para sua empresa:
Emails de grupos – setores:
Aqui ficam os emails que são grupos divididos por setores e com nomes intuitivos.
O ideal é que as pessoas responsáveis por esses setores recebam as mensagens enviadas para esses endereços.
Emails com primeiro nome – gestores:
Os principais gestores da indústria, como os donos, sócios e diretores principais, poderão ter o email contendo apenas o primeiro nome.
Podem ter diversas pessoas com o nome de Márcio na fábrica exemplo, mas o dono que se chama Márcio, é “o” Márcio e por isso pode ter o email contendo apenas o primeiro nome.
Apenas se atente caso hajam donos e sócios com o mesmo nome.
exemplos:
Emails com nome e último nome – colaboradores:
Para os colaboradores da sua indústria você pode configurar o nome e sobre nome da pessoa para deixar o email único caso entrem outras pessoas com o mesmo nome.
exemplos:
4 As do marketing: o que é, como funciona e como aplicar na sua empresa
Avançando no email, agora que seu domínio está configurado e você tem uma estrutura de emails, o próximo nível é configurar uma assinatura chamativa e marcante para seus emails. É aí que muitas empresas acabam errando.
Nunca utilize uma assinatura inteira feita de imagem. Ou seja, onde seu nome e telefone fazem parte de uma imagem personalizada com o logo da empresa e outras informações.
Ao usar uma imagem como assinatura, sua indústria corre os seguintes riscos:
Mas Thiago, como devo fazer então?
O correto é colocar todos os textos como eles são: textos.
Você deve usar como imagens apenas o logo da empresa e qualquer outro elemento gráfico que queira adicionar na sua assinatura.
Para personalizar a aparência do texto da assinatura você pode usar o próprio editor de texto do seu email, para mudar cores, tamanho etc.
Ou ainda HTML e CSS para uma configuração mais avançada.
Dessa forma você terá uma bela assinatura que irá:
Agora que a sua assinatura está configurada e sua equipe está pronta para enviar emails profissionais, tenho algumas dicas para evitar desgastes com sua base de clientes e prospectos.
Muitas empresas que estão começando no mundo do marketing digital acabam cometendo o erro de enviar emails com todos os seus clientes e prospectos em cópia.
Isso cria um desconforto enorme na sua lista, já que irá criar uma bola de neve de emails, além de expor o emails dos seus contatos.
O ideal é você entender bem o que é e-mail marketing e utilizar ferramentas de email marketing para fazer envios em massa individualmente.
O “gerundismo” é um vício de linguagem que afeta principalmente o setor de telemarketing no Brasil e que acaba se espalhando para o email marketing.
Muitas empresas que estão começando a enviar emails comerciais acabam abusando do gerúndio e criam emails com palavras desnecessárias e que podem tirar seu cliente do sério.
Um exemplo para deixar mais claro:
Evite: “Entrando em contato conosco, nós estaremos enviando o nosso catálogo para sua empresa estar analisando”
Ao invés disso, utilize: “Entre em contato conosco para receber nosso catálogo de produtos”
Estamos chegando ao final do artigo e agora quero dar uma dica que pode ser decisiva para o sucesso da sua empresa nos dias de hoje.
Não cometa o erro de ver o marketing como um custo. Ao invés disso, veja como investimento.
Foque seus recursos em ações que trarão resultado direto e retorno do investimento.
Para isso, você precisará investir seja em uma empresa para terceirizar o marketing da sua empresa ou contratar um profissional especializado da área.
É normal as indústrias que estão começando designarem o marketing como uma tarefa adicional para o profissional de TI, mas isso deve ser melhorado o quanto antes.
Digo isso porque com o marketing bem estruturado, você pode criar uma máquina de vendas que trará um investimento positivo.
Esqueça investir em marketing de branding, ou seja, marketing para as pessoas “lembrarem da sua marca”. Isso só funciona para grandes empresas, já que requer um enorme investimento.
Ao invés disso, invista em marketing digital e anúncios que irão trazer resultados financeiros diretos para sua empresa.
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