Blog Industrial Nomus » Estratégia » Estágio em engenharia de produção depois dos 30: como conseguir?
Atualizado em 10/11/22 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Estratégia / Recursos Humanos
Estágio em engenharia de produção depois dos 30: como conseguir? Se essa já é uma preocupação muito presente na vida do brasileiro, imagina para quem se acha velho. Idade no mercado de trabalho pode ser um tabu, porém, o importante é não ter preconceito com si mesmo e acreditar em seu potencial para atingir seus objetivos.
Através da interação em nosso canal no Youtube, o Jocemar acompanhou nosso conteúdo que fala sobre mercado de trabalho para quem se forma depois dos 30 anos e buscou tratar uma dúvida que tinha: estágio depois dos 30 anos, há preconceito? Assim, considerei um tema bem importante para produzir um Papo de Produção. Abaixo o vídeo que aborda o assunto e também bastante conteúdo em texto:
Veja questionamento trazido pelo Jocemar Silva por email:
Boa noite,
Me chamo Jocemar tenho 34 anos e estou na 3ª fase de Eng. de Produção.
Procurando vídeos na internet sobre a idade e o mercado de trabalho, encontrei seu canal e achei muito interessante o tema. Trabalhei durante 9 anos no setor comercial de uma empresa e recentemente fui convidado a me retirar. Com isso, estou em busca de um estágio na área do curso que estou estudando( Meu foco neste momento é me inserir na profissão que escolhi pra minha vida). Tenho total consciência das minhas limitações porém, estou disposto a vencer cada uma delas até o final da faculdade(termino com 38 anos) investindo em cursos que me permitam ser um profissional pleno para exercer com excelência e qualidade meu trabalho.Levando em consideração que na minha turma tenho colegas cuja idade varia de 18 a 25 anos( sou o único que tem 34 anos), gostaria de saber sua opinião como engenheiro de produção se realmente há o preconceito pra estagiar após os trinta no ramo da engenharia de produção, tudo isso somado a minha falta de experiência no setor industrial?
Por fim, quero agradecer sua colaboração em disponibilizar vídeos e dicas que esclarecem nossas dúvidas e nos ajudam em nosso crescimento profissional.
Aguardo seu retorno.
Obrigado.
Att.
Jocemar Ribeiro da Silva.
Recado ao leitor
Agradecemos a confiança em compartilhar esse email conosco. Fico feliz pelos elogios e espero, de coração, que consiga se recolocar no mercado de trabalho o quanto antes. Essa realidade vem assolando muitos profissionais.
Elimine o preconceito de você, estágio em engenharia de produção depois dos 30 é possível
Creio que o preconceito sempre vai existir em algumas pessoas, mas não em outras. Cabe a você se perguntar: tenho esse preconceito? Se não tiver, meio caminho andado para começar a procurar o seu estágio e mostrar que as suas experiências anteriores podem agregar valor para a empresa que contratar você. Sua atitude vai quebrar qualquer preconceito que possa existir do outro lado.
Esse é o primeiro ponto, não ter preconceito consigo mesmo. As pessoas podem te discriminar, mas é importante confiar em si. A idade não deve ser um problema, principalmente, porque muitas pesquisas apontam que a expectativa de vida tende a ser cada vez maior. Estudos mostram que as pessoas da atual geração podem passar facilmente dos 100 anos de idade, mostrando que o mercado de trabalho para quem passou dos 30 não é nada demais.
Tire esse preconceito que está na sua cabeça, que assim será mais fácil ter confiança para atingir seus objetivos profissionais, independente da idade.
O importante é saber seu objetivo e caminhar em direção a ele. Consiga seu estágio em engenharia de produção depois dos 30
No email enviado pelo nosso espectador Jocemar, 34 anos, conta que passou pela área comercial, mas agora pretende seguir seu sonho na Engenharia de Produção. O interessante foi seu posicionamento de afirmar ter escolhido essa nova profissão para a sua vida.
Isso é um objetivo bem traçado e que ele poderá fazer um planejamento de como alcançá-lo.
Acredito que deve seguir firme para atingir seus objetivos, cortando o preconceito e acreditando em seu potencial, apesar de sua idade. Esse conselho não se aplica a todos que se encontram em situação semelhante, que pensam já ter passado da idade ideal para o mercado de trabalho.
Dicas para se inserir no mercado de trabalho e consegui um estágio em engenharia de produção depois dos 30
Quando tiver interesse em um estágio específico, tendo graduação superior em Engenharia de Produção, siga esses passos, mesmo que já tenha passado dos 30 anos de idade:
- O estágio será importante para minha carreira? – Começar a trabalhar como estagiário após os 30 anos exige algumas precauções e estratégias diferentes de quando é mais jovem. Para começar, você deve se concentrar em conquistar estágios que realmente vão agregar conhecimento e valor a sua carreira. Ou seja, você deve focar em estágios que são da área e função que deseja exercer. Caso a função exata não esteja disponível, procure pelo menos uma empresa que exista a possibilidade de você eventualmente ser promovido para a função desejada. O estágio deve ser uma oportunidade de aprender e acumular experiência e não um emprego que paga mal.
- O que poderei oferecer neste estágio? – Comparado com pessoas de menos de 20 anos, você muito provavelmente terá muito mais experiência e vivência em sua carreira e vida profissional. Muitas vezes você tem habilidades que podem beneficiar a indústria em que for trabalhar. Busque sempre ser proativo e ajudar em tudo que tiver ao seu alcance. Mas lembre-se, você está ali para aprender. Não haja como se já soubesse de tudo, pois se soubesse, por que está estagiando? Certo?
- Avalie se você realmente pode seguir assim – Acima dos 30 anos provavelmente você tem responsabilidades diferentes de pessoas abaixo de 20. Por isso, avalie se é realmente viável focar apenas no seu estágio e qual renda mínima você precisa para cobrir suas despesas essenciais. No mundo ideal, você deve procurar o estágio pela experiência e oportunidade de crescimento que será oferecido e não pela bolsa e outros benefícios financeiros. Certifique-se esta é uma decisão inteligente para você e escolha a melhor oportunidade para sua carreira.
- Posso cumprir o contrato de estágio? – Seguindo a linha de pensamento do item anterior, as indústrias normalmente esperam e criam contratos em que o estagiário vá trabalhar por meses ou anos no local. No seu cenário atual é possível cobrir este período? Isso é importante, já que boa parte das empresas efetivam seus estagiários e é uma das formas mais comuns de ser contratado.
- Você se preocupa muito com status? – Este ponto é delicado para algumas pessoas e super tranquilo para outras, depende muito da sua personalidade e vivência. Após alcançar certa idade, muitas pessoas acabam se preocupando mais com títulos e status. Entretanto, os sábios sabem que ninguém sabe de tudo e todos nós somos eternos aprendizes. É importante deixar o orgulho de lado e apresentar resultados. Mostre porque você é digno de confiança e que a empresa fez uma excelente escolha ao ter escolhido você. Ou seja, ao invés de esperar status instantâneo, trabalhe com garra, conquiste resultados e o status irá ser o resultado.
- O que sua família acha do estágio? – É importante perguntar a opinião de seus familiares mais próximos sobre o estágio que está interessado, principalmente se o estágio irá afetar a rotina da sua casa e de seus familiares. Entretanto, fique atento para não acabar sendo influenciado negativamente, é importantíssimo se manter positivo e correr atrás dos seus planos.
- Aprenda o máximo possível e se destaque – Estamos vivendo a era da informação. Todo o conhecimento da humanidade está acessível pela internet e você precisa tirar proveito disso. Faça cursos online, leia ebooks, assista vídeos de conhecimento profissional e expanda seu conhecimento.
O que não fazer ao conseguir seu estágio em engenharia de produção depois dos 30
Acima dei algumas dicas do que fazer para conseguir o seu estágio e também para o que fazer ao alcançá-lo. Agora vou fazer uma lista de hábitos e ações que você não deve tomar ao procurar seu estágio em engenharia de produção depois dos 30, vamos lá:
- Não quero receber ordens de pessoas mais novas do que eu – É claro que o respeito é necessário e não estou falando aqui de falta de respeito ou humilhação, entretanto, ao se tornar estagiário em uma nova função, você deve entender que está ali para aprender. Ou seja, se você realmente não tem preconceito com a sua idade, esqueça que ela exista. Simplesmente siga trabalhando profissionalmente e atenda os pedidos dos seus colegas de trabalho, mesmo que sejam mais jovens.
- Não fale “no meu tempo…” – Não fique criticando os novos métodos, ao invés disso abrace-os e mostre que você consegue se adaptar as mudanças. Uma das principais preocupações de gestores ao contratarem uma pessoa com mais idade é acreditar que ela não será capaz de se adaptar as mudanças. Eu mesmo, tenho quase 40 anos (faço em 2019) e estou sempre antenado às novidades e considero o meu tempo o tempo de todos que estão vivos é o mesmo. Viva o momento presente!
- Não seja presunçoso – Ou seja, não tenha uma atitude superior, dizendo ou dando a entender que sabe mais do que os outros. Ao invés disso, mostre vontade de aprender e proatividade para ajudar seus colegas de trabalho. Impressione com a sua experiência mostrando resultados acima do esperado ao invés de ficar se glorificando por feitos passados.
- Não espere ganhar um grande salário – Ao começar como estagiário você não deve esperar ganhar um grande salário ou ser remunerado como em seu último emprego integral. Ao invés disso, pense a longo prazo e priorize a experiência que irá adquirir e a possibilidade de crescimento na empresa.
Inspirações de pessoas que alcançaram o sucesso depois dos 30
Já falamos sobre esse conteúdo, mostrando que é, sim, possível conseguir a inserção no mercado de trabalho concluindo formação após os 30 anos. Naquela oportunidade mostramos exemplos concretos de pessoas que chegaram ao sucesso depois dos 30 anos. Foram eles:
- Ray Croc: responsável pela mais famosa rede de lanchonetes do mundo: o McDonald’s.
- Roberto Marinho: construiu de um dos maiores impérios da comunicação mundial: a TV Globo.
- John Pemberton: criou a coca-cola quando já tinha 55 anos e deu inicio a uma das maiores empresas da história da humanidade.
- Jan Koum e Brian Acton: criaram o Whatsapp com 35 e 37 anos e o programa se tornou um gigante da comunicação mundial.
- Niklas Zennstrom: criou o skype aos 37 anos e revolucionou a comunicação por voip no mundo.
- Han Solo: iniciou a carreira de ator aos 31 anos e ficou mundialmente famoso com a série de filmes Star Wars.
- Donald Fisher: Com 40 anos fundou com a mulher a loja Gap.
- Harland Sanders: O Coronel Sanders criou o Kentucky Fried Chicken (KFC) com 62 anos.
VEJA MAIS – Mercado de trabalho depois dos 30 anos: é possível?
Coloque em prática e conquiste seu estágio em engenharia de produção depois dos 30
Dúvidas como essas sempre são bem vindas. Entre em contato, sempre será um prazer ajudar e dividir nosso conhecimento. Nós que agradecemos a confiança. Espero de coração, que possa ter contribuído para você e todos que puderam acompanhar. Veja também uma demonstração do ERP Industrial da Nomus, o sistema de gestão especializado em indústria desenvolvido pela Nomus.
Boa noite. Me chamo Gerusa, tenho 46 anos e tenho vontade de fazer o curso de engenharia da produção, porém tenho muito receio em relação a idade.Quabdo me formar, terei 51 anos. Será que terei mercado de trabalho? Desde já agradeço.
Olá gerusa, tu estás ainda na metade da vida, com certeza está jovem para tudo o que for fazer
Estou com 32 anos e quero entrar na faculdade para eng de prod. Mas to com muito receio em relação a idade