Saiba como usar estratégias de Marketing Industrial de forma eficiente


Atualizado em 30/01/24 - Escrito por Paula Moraes na(s) categoria(s): Marketing e vendas

Guia de marketing para indústrias

As ações de Marketing Industrial possibilitam atrair novos clientes, melhorar a taxa de retenção e melhorar a imagem da companhia.

E, inclusive, o termo marketing industrial é pouco conhecido e essa estratégia é pouco utilizada. 

Porém, muitas indústrias, como marcenarias e empresas de construção civil, têm dúvidas se devem se digitalizar e sobre como se posicionarem no meio digital. 

Neste artigo, você irá tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

O que é Marketing Industrial?

Trata-se do nicho do marketing focado em criar estratégias para empresas B2B (business to business). Ou seja, empresas que vendem para outras empresas, não para o consumidor final.

E para esse caso, o marketing industrial é criar e manter uma boa relação entre duas empresas. 

Esse é o caso, por exemplo, de indústrias que desenvolvem máquinas e equipamentos para empresas do setor automobilístico.

Outro exemplo são as indústrias têxtil que comercializam peças de roupas a empresas que vendem aos clientes finais.

Como o consumidor dessas indústrias são empresas, as estratégias de marketing precisam ser um pouco diferentes. 

Além de também precisarem fazer sentido com o perfil e objetivos da empresa. Assim, não cabe pegar um modelo pronto e seguir à risca ao seu negócio.

É necessário estudar e adaptar para a realidade que define o negócio e que estreita ainda mais os laços com as empresas terceiras.

Afinal, o processo de venda é bem mais exigente. Para atender especificamente essas necessidades, surgiu o Marketing Industrial.

Qual a diferença da comunicação entre empresa e indústria?

O perfil do consumidor é diferente. O público B2C geralmente compra pelo impulso do desejo, pelo gatilho de escassez ou por ações de promoção. E nesses casos, o marketing auxilia nesses pontos e consegue interferir nas sensações.

Agora o público do B2B é mais consciente e consistente em suas ações. Então, nesse caso, não adianta usar desconto em um produto que não vale a pena aos olhos desse cliente. Isso não ativará gatilho algum. 

Por essa razão, a comunicação para atrair um possível cliente muda. É necessário aplicar estratégias específicas e principalmente trabalhar na conquista da confiança dos públicos!

No B2B, a comunicação deve ser focada na garantia de resultados e desempenho e no custo-benefício. Não é apenas satisfazer um desejo projetado no consumidor.

Além disso, o marketing precisa ter embasamento qualitativo e não quantitativo. Ou seja, que preza a qualidade em vez da quantidade.

Somente desta forma a empresa irá considerar adquirir o produto ou serviço da sua indústria.

Benefícios de usar o Marketing Industrial

Mas, afinal, será que vale a pena investir em Marketing para indústria? Se você quer impulsionar o crescimento da sua empresa, sim. Essas ações proporcionam diversos benefícios, como:

#1 Melhorar o posicionamento no mercado

O Marketing Industrial ajuda a agregar valor a sua marca, a aumentar a visibilidade da companhia e, consequentemente, melhorar o posicionamento no mercado.

O posicionamento de marca e o reconhecimento por meio do público é o que de fato fará a sua empresa se destacar da concorrência. Principalmente dentro de um ambiente competitivo.

Reconhecendo os pontos fortes e os apresentando de uma forma clara e efetiva trará resultados surpreendentes em suas ações.  

#2 Atração de novos clientes

Essas estratégias são fundamentais para atrair novos clientes, o que é essencial para o crescimento da marca.

Mas, lembre-se, a retenção é tão importante quanto a atração. Demonstre que a marca valoriza seus consumidores com estratégias de retenção. Um exemplo é o envio de brindes personalizados.

#3 Endomarketing

O fortalecimento do endomarketing é outro benefício para sua indústria.

Por sua vez, a melhora do marketing interno diminui o turnover, atrai profissionais capacitados para trabalhar em sua companhia e aumenta a motivação dos colaboradores.

E como dizemos acima, um forte posicionamento também traz um senso de pertencimento entre os funcionários. Assim,com uma estratégia, dois pontos saem beneficiados. 

Como montar uma estratégia de Marketing Industrial?

Quando falamos de Marketing Industrial, a digitalização é indispensável. Isso porque, segundo a Social Media Trends 2018, 94,4% das empresas estão presentes nas redes sociais.

Logo, para atrair esse público e não ficar para trás em meio a concorrência, é preciso marcar presença no ambiente digital.

Quanto maior for sua presença nesse meio, maiores as chances de alcançar seu público-alvo e de convencê-lo a fechar negócio com você.

Veja também: Analista de marketing: o que faz, perfil, salário e a sua importância para uma fábrica

3 ações para implementar no Marketing Industrial

Agora que já conhece os benefícios e sabe que a presença online é fundamental, veja algumas estratégias de marketing digital para implementar o marketing em sua indústria:

#1 Plataforma marketplace B2B ou portal B2B

Para vender produtos online, é indispensável possuir um site. 

Por meio dele, você conseguirá anunciar seus produtos ou serviços e vender diretamente ao seu cliente, de forma rápida e simples.

Essa estratégia aumenta sua exposição na internet e ajuda sua empresa a alcançar mais possíveis clientes.

#2 SEO

Search Engine Optimization (SEO) é o conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento do seu site nas páginas de buscas, como o Google.

Por meio dessa estratégia, seu site será encontrado mais facilmente na internet por consumidores que buscam seus produtos ou serviços.

E para esses recursos, você pode avaliar as métricas dos resultados. 

Pode definir indicadores, entender as diferenças entre okr e kpi para a escolha da mensuração, uso de ferramentas gratuitas para insight e acompanhamento das ações para entender se há necessidade de correção da estratégia. 

#3 Marketing de Conteúdo

Lembra que falamos sobre a importância de estratégia qualitativa? É aqui que entra o Marketing de Conteúdo. 

Esta estratégia engloba a criação de artigos de blog, vídeos, e-books, entre outros materiais, relacionados ao seu segmento e que despertam o interesse do consumidor.

Por meio de conteúdos relevantes e de qualidade, você conseguirá dar visibilidade para sua marca, além de se tornar uma autoridade no assunto.

Em conjunto com estratégias de Inbound Marketing, você conseguirá atrair mais leads para sua indústria.

Conclusão

O Marketing Industrial é uma importante ferramenta para melhorar o desempenho de marcas B2B e com isso criar fortes reputações corporativas. 

Porém, para criar estratégias eficientes, a digitalização não é opcional, mas sim uma necessidade.

Se você não quer ficar para trás, é preciso modernizar seu negócio para atender às novas exigências do mercado. 

Portanto, implementar técnicas de marketing digital na sua indústria é o caminho certo para atrair mais clientes e vender mais.

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