Atualizado em 30/01/24 - Escrito por Paula Moraes na(s) categoria(s): Marketing e vendas
As ações de Marketing Industrial possibilitam atrair novos clientes, melhorar a taxa de retenção e melhorar a imagem da companhia.
E, inclusive, o termo marketing industrial é pouco conhecido e essa estratégia é pouco utilizada.
Porém, muitas indústrias, como marcenarias e empresas de construção civil, têm dúvidas se devem se digitalizar e sobre como se posicionarem no meio digital.
Neste artigo, você irá tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!
Trata-se do nicho do marketing focado em criar estratégias para empresas B2B (business to business). Ou seja, empresas que vendem para outras empresas, não para o consumidor final.
E para esse caso, o marketing industrial é criar e manter uma boa relação entre duas empresas.
Esse é o caso, por exemplo, de indústrias que desenvolvem máquinas e equipamentos para empresas do setor automobilístico.
Outro exemplo são as indústrias têxtil que comercializam peças de roupas a empresas que vendem aos clientes finais.
Como o consumidor dessas indústrias são empresas, as estratégias de marketing precisam ser um pouco diferentes.
Além de também precisarem fazer sentido com o perfil e objetivos da empresa. Assim, não cabe pegar um modelo pronto e seguir à risca ao seu negócio.
É necessário estudar e adaptar para a realidade que define o negócio e que estreita ainda mais os laços com as empresas terceiras.
Afinal, o processo de venda é bem mais exigente. Para atender especificamente essas necessidades, surgiu o Marketing Industrial.
O perfil do consumidor é diferente. O público B2C geralmente compra pelo impulso do desejo, pelo gatilho de escassez ou por ações de promoção. E nesses casos, o marketing auxilia nesses pontos e consegue interferir nas sensações.
Agora o público do B2B é mais consciente e consistente em suas ações. Então, nesse caso, não adianta usar desconto em um produto que não vale a pena aos olhos desse cliente. Isso não ativará gatilho algum.
Por essa razão, a comunicação para atrair um possível cliente muda. É necessário aplicar estratégias específicas e principalmente trabalhar na conquista da confiança dos públicos!
No B2B, a comunicação deve ser focada na garantia de resultados e desempenho e no custo-benefício. Não é apenas satisfazer um desejo projetado no consumidor.
Além disso, o marketing precisa ter embasamento qualitativo e não quantitativo. Ou seja, que preza a qualidade em vez da quantidade.
Somente desta forma a empresa irá considerar adquirir o produto ou serviço da sua indústria.
Mas, afinal, será que vale a pena investir em Marketing para indústria? Se você quer impulsionar o crescimento da sua empresa, sim. Essas ações proporcionam diversos benefícios, como:
O Marketing Industrial ajuda a agregar valor a sua marca, a aumentar a visibilidade da companhia e, consequentemente, melhorar o posicionamento no mercado.
O posicionamento de marca e o reconhecimento por meio do público é o que de fato fará a sua empresa se destacar da concorrência. Principalmente dentro de um ambiente competitivo.
Reconhecendo os pontos fortes e os apresentando de uma forma clara e efetiva trará resultados surpreendentes em suas ações.
Essas estratégias são fundamentais para atrair novos clientes, o que é essencial para o crescimento da marca.
Mas, lembre-se, a retenção é tão importante quanto a atração. Demonstre que a marca valoriza seus consumidores com estratégias de retenção. Um exemplo é o envio de brindes personalizados.
O fortalecimento do endomarketing é outro benefício para sua indústria.
Por sua vez, a melhora do marketing interno diminui o turnover, atrai profissionais capacitados para trabalhar em sua companhia e aumenta a motivação dos colaboradores.
E como dizemos acima, um forte posicionamento também traz um senso de pertencimento entre os funcionários. Assim,com uma estratégia, dois pontos saem beneficiados.
Quando falamos de Marketing Industrial, a digitalização é indispensável. Isso porque, segundo a Social Media Trends 2018, 94,4% das empresas estão presentes nas redes sociais.
Logo, para atrair esse público e não ficar para trás em meio a concorrência, é preciso marcar presença no ambiente digital.
Quanto maior for sua presença nesse meio, maiores as chances de alcançar seu público-alvo e de convencê-lo a fechar negócio com você.
Veja também: Analista de marketing: o que faz, perfil, salário e a sua importância para uma fábrica
Agora que já conhece os benefícios e sabe que a presença online é fundamental, veja algumas estratégias de marketing digital para implementar o marketing em sua indústria:
Para vender produtos online, é indispensável possuir um site.
Por meio dele, você conseguirá anunciar seus produtos ou serviços e vender diretamente ao seu cliente, de forma rápida e simples.
Essa estratégia aumenta sua exposição na internet e ajuda sua empresa a alcançar mais possíveis clientes.
Search Engine Optimization (SEO) é o conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento do seu site nas páginas de buscas, como o Google.
Por meio dessa estratégia, seu site será encontrado mais facilmente na internet por consumidores que buscam seus produtos ou serviços.
E para esses recursos, você pode avaliar as métricas dos resultados.
Pode definir indicadores, entender as diferenças entre okr e kpi para a escolha da mensuração, uso de ferramentas gratuitas para insight e acompanhamento das ações para entender se há necessidade de correção da estratégia.
Lembra que falamos sobre a importância de estratégia qualitativa? É aqui que entra o Marketing de Conteúdo.
Esta estratégia engloba a criação de artigos de blog, vídeos, e-books, entre outros materiais, relacionados ao seu segmento e que despertam o interesse do consumidor.
Por meio de conteúdos relevantes e de qualidade, você conseguirá dar visibilidade para sua marca, além de se tornar uma autoridade no assunto.
Em conjunto com estratégias de Inbound Marketing, você conseguirá atrair mais leads para sua indústria.
O Marketing Industrial é uma importante ferramenta para melhorar o desempenho de marcas B2B e com isso criar fortes reputações corporativas.
Porém, para criar estratégias eficientes, a digitalização não é opcional, mas sim uma necessidade.
Se você não quer ficar para trás, é preciso modernizar seu negócio para atender às novas exigências do mercado.
Portanto, implementar técnicas de marketing digital na sua indústria é o caminho certo para atrair mais clientes e vender mais.
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