Atualizado em 29/12/23 - Escrito por Rafael Netto na(s) categoria(s): Processos e Organização / Produção
As ferramentas de gestão servem para auxiliar gestores a organizarem suas empresas e assim obterem melhores resultados utilizando os mesmos recursos.
Quando uma indústria ainda é muito pequena e está começando no mercado, é comum que possua muitas informalidades e desorganização na hora de utilizar as ferramentas de gestão.
Só que conforme a empresa vai crescendo, a complexidade da operação vai aumentando. É preciso gerir funcionários, atividades, máquinas, não conformidade, manutenção, prazos, estoque, logística (Veja quais são os mais importantes indicadores de desempenho na logística) e a lista continua…
Até que chega um ponto onde você e sua equipe precisam utilizar ferramentas de gestão para organizar tudo isso e extrair o melhor resultado possível da indústria.
Se você está procurando por ferramentas de gestão, esse já é um ótimo indicativo que você está no caminho certo e agora poderá conhecer mais recursos para auxiliar a gestão online do seu negócio.
Abaixo listo as principais ferramentas de gestão que uma pequena indústria deve usar, confira a lista:
Para abrir a lista, a primeira na lista de ferramentas de gestão a serem aplicadas em uma pequena indústria é o Plano de Negócios.
O plano de negócio detalha de forma prática e simples o objetivo da fábrica. (É importante não confundir o plano de negócios com o modelo de negócios).
A diferença é que o plano de negócios detalha passo a passo o objetivo da indústria. Já o modelo de negócio define o valor da empresa, conceito, visão etc.
A Análise SWOT é uma ferramenta clássica da administração que significa em inglês: Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades para o negócio) e Threats (ameaças para o negócio).
Ela serve para identificar os pontos fortes e fracos da indústria, assim como oportunidades e perigos.
É uma ferramenta de análise fundamental que pode ajudar na fase de descoberta e avaliação do seu planejamento estratégico.
Coloque em prática:
Agora que o negócio da indústria está planejado e otimizado com o SWOT, chegou a hora da prática do dia a dia.
Os softwares ERP até poucos anos eram caríssimos e só estavam acessíveis a grandes indústrias. Felizmente com a evolução da tecnologia por todo mundo essa realidade mudou.
Agora existem diversos ERPs acessíveis no mercado mesmo para pequenas indústrias.
(Mas fique de olho, existem muitos fornecedores que batizam seus softwares como ERP mas não possuem todas as funcionalidades necessárias para serem considerados ERPs.)
Um sistema ERP é um software de gestão para empresas que integra todas as informações e processos do negócio em um banco de dados centralizado. Ou seja, ao invés de usar um sistema ou uma planilha para cada setor da sua indústria, você pode contar com o ERP para integrar todos os setores e áreas. Estes sistemas podem ser instalados nos computadores da sua fábrica ou em servidores online na nuvem.
Para conhecer mais sobre software ERP, acesse:
Ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que significa Plan, Do, Check, Act (em português: Planejar, Fazer, Checar e Agir) e tem como objetivo a melhoria contínua em processos.
O PDCA é capaz de planejar ações, aplicá-las na prática, evitar falhas e problemas, solucionar os que acontecerem e então analisar os resultados.
A vantagem é que o método pode ser usado em qualquer tipo de indústria em diferentes formas de aplicação.
Veja mais em:
O mapa mental é uma ferramenta visual de organização e gestão de informações. Ele organiza várias ideias através de ramificações que partem de um conceito central.
O mapa mental traz diversos benefícios para quem utiliza a ferramenta. Desde uma forma de memorizar conhecimento para estudantes, até organizar equipes em projetos de gestão.
Veja mais em:
5W2H é uma ferramenta de gestão em formato de checklist com perguntas importantes sobre o projeto que será desenvolvido ou o problema que será resolvido. A sigla se refere a cinco palavras que começam com W e duas com H em inglês, sendo elas: What, Why, Where, When, Who, How, How much.
Em português as siglas são interpretadas da seguinte maneira:
Ou seja, resumidamente, o 5W2H são sete perguntas que definem uma tarefa desde seu objetivo inicial, até os responsáveis e seu cronograma.
Descubra mais sobre 5W2H no artigo:
O Diagrama de Ishikawa (Diagrama de Causa e efeito ou Diagrama de espinha de peixe) é uma ferramenta de gestão visual para levantar todas as possíveis causas de um problema e assim descobrir quais são as verdadeiras causa-raízes do problema.
Objetivos:
Benefícios:
Descubra mais no artigo: Diagrama de Ishikawa: o que é, como funciona e como fazer
O 5S é uma ferramenta de gestão para melhorar diversos pontos de uma empresa, como a organização, limpeza e padronização.
Foi criado no japão e em português significa: Senso de Utilização, Senso de ordenação, Senso de limpeza, Senso de saúde e padronização e Senso de disciplina e autodisciplina.
Objetivos:
Benefícios:
Descubra mais no artigo: 5S – O que é 5S e como implementar o programa na sua empresa
Baixe o infográfico deste artigo:
Excelente site