Atualizado em 2/02/21 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização
Com um cenário de incertezas pela frente, é importante manter a sua empresa operando de forma mais otimizada possível.
Pensando nisso, montamos um guia prático para você aprender a aplicar as melhores ferramentas de gestão no dia a dia da sua empresa.
Nesse ebook você irá aprender a colocar em prática:
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Para exemplificar melhor o conteúdo do ebook, irei resumir brevemente cada uma das ferramentas de gestão para indústrias que iremos abordar no livro, confira:
A Análise SWOT é uma ferramenta clássica da administração que significa em inglês: Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades para o negócio) e Threats (ameaças para o negócio).
Veja o artigo sobre o assunto: Análise SWOT: identifique os pontos fortes e fracos da sua indústria (PDF)
Ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que significa Plan, Do, Check, Act (em português: Planejar, Fazer, Checar e Agir) e tem como objetivo a melhoria contínua em processos.
Veja mais: Ciclo PDCA: o que é e como usar
O mapa mental é uma ferramenta visual de organização e gestão de informações. Ele organiza várias ideias através de ramificações que partem de um conceito central.
Veja mais: O que é Mapa Mental e como criar um para sua indústria
5W2H é uma ferramenta de gestão em formato de checklist com perguntas importantes sobre o projeto que será desenvolvido ou o problema que será resolvido. A sigla se refere a cinco palavras que começam com W e duas com H em inglês, sendo elas: What, Why, Where, When, Who, How, How much.
Veja mais: 5W2H: o que é e como colocar em prática na gestão
O Gráfico de Gantt, também conhecido como Diagrama de Gantt, é uma ferramenta visual para controlar o cronograma de um projeto ou de uma programação de produção, ajudando a avaliar os prazos de entrega e os recursos críticos.
Veja mais: Gráfico de Gantt: o que é, como funciona e como montar o seu
DMAIC é uma sigla em inglês que significa define, measure, analyze, improve e control ( ou em português: definir, medir, analisar, melhorar e controlar) e representa um método de melhoria de processos composto por um roteiro que ajuda empresas a resolverem problemas.
Veja mais: DMAIC: significado, exemplo e como funciona o método
O Diagrama de Ishikawa (conhecido também por Diagrama de Causa e efeito ou Diagrama de espinha de peixe) é uma ferramenta visual para levantar todas as possíveis causas de um problema e assim descobrir quais são as verdadeiras causa-raízes do problema.
Veja mais: Diagrama de Ishikawa: o que é, como funciona e como fazer
O 5S é um programa de gestão para melhorar diversos pontos de uma empresa, como a organização, limpeza e padronização. Foi criado no japão e originalmente significa Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
Veja mais: 5S – O que é 5S e como implementar o programa na sua empresa
Conceitualmente ERP (enterprise resource planning ou em português, planejamento dos recursos da empresa) é uma evolução do sistema MRP II (manufacturing requirement planning, ou planejamento das necessidades de manufatura), que é uma evolução do MRP I (materials requirement planning, ou planejamento das necessidades de materiais).
Veja mais: Sistema ERP industrial: o que é, para que serve e quais seus benefícios
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