Atualizado em 23/08/24 - Escrito por Beatriz Goulart na(s) categoria(s): Estratégia
O universo cinematográfico é uma fonte de conhecimento e inspiração para gestores, líderes e colaboradores, influenciando suas atitudes e modo de agir.
Em boa parte das vezes, filmes que não se propõem a levar ensinamentos técnicos ao público, contribuem com a “ilustração” de valores muito importantes para o dia-a-dia das pessoas, como em relação ao trabalho em equipe, à convivência e ao crescimento profissional e pessoal.
Seja a partir de histórias fictícias ou de fatos reais, filmes que mostram superação e motivação, são essenciais e uma via de aprendizado mais leve.
Índice do artigo
Confira a lista com 8 dicas de filmes para gestores que separamos para você:
“Fome de Poder” proporciona um aprendizado rico sobre estratégias de empreendedorismo, liderança e marketing e, ainda, a importância de ter foco e visão.
O filme, que é baseado em uma história real, também abre os olhos do público sobre a prática de uma ética duvidosa e de uma gestão pouco saudável, executada pelo protagonista, Ray Kroc – interpretado por Michael Keaton. Em contrapartida, apresenta ações inovadoras do protagonista.
Biografia; Drama
A história da ascensão do McDonald’s. Após receber uma demanda sem precedentes e notar uma movimentação de consumidores fora do normal, o vendedor de Illinois Ray Kroc (Michael Keaton) adquire uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice “Mac” McDonald no sul da Califórnia e, pouco a pouco eliminando os dois da rede, transforma a marca em um gigantesco império alimentício.
HBO Max
O filme, baseado em uma história real, acompanha a trajetória de Joy Mangano, uma mulher criativa e empreendedora, que construiu um império a partir da ideia de um esfregão auto-limpante.
A forma como o filme aborda o início de seu empreendimento, todos os desafios enfrentados – profissionais e pessoais, e como ela batalhou para se tornar uma empresária de sucesso e de alta performance, é uma lição de perseverança, determinação e crescimento.
A história de Joy mostra que ninguém começa do topo, e é um exemplo de inspiração, principalmente, para as mulheres empreendedoras que enfrentam tantos desafios e preconceitos no mercado de trabalho.
Além de ter Jennifer Lawrence como protagonista, o elenco do filme conta com nomes como Robert De Niro e Bradley Cooper.
Criativa desde a infância, Joy Mangano (Jennifer Lawrence) entrou na vida adulta conciliando a jornada de mãe solteira com a de inventora e tanto fez que tornou-se uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.
Biografia; Drama
Star+
Este filme também conta com Bradley Cooper no elenco, dessa vez como protagonista.
A trama apresenta Adam Jones, um chef de cozinha que, após problemas de vício e desentendimentos com colegas de profissão, tem a carreira completamente abalada. E mostra Adam, após um tempo de reclusão, retornando com um novo objetivo: conseguir a sua terceira estrela Michelin e como age para alcançá-lo.
“Pegando Fogo” tem diversos insights sobre liderança, com exemplos de como liderar uma equipe e como auxiliá-la a alcançar uma alta performance.
ALERTA DE SPOILER – Em uma das cenas, o chefe rejeita pratos antes de irem para o cliente, por não estarem perfeitos ou estarem com qualidade baixa. Isso é um exemplo perfeito de como a definição final da qualidade dos produtos, antes de chegarem aos clientes, depende do líder.
O chefe de cozinha Adam Jones (Bradley Cooper) já foi um dos mais respeitados em Paris, mas o envolvimento com álcool e drogas fez com que sua carreira fosse ladeira abaixo.
Após um período de isolamento em Nova Orleans, ele parte para Londres disposto a recomeçar a carreira e conquistar a sonhada terceira estrela no badalado guia Michelin de restaurantes. Para tanto ele conta com a ajuda de Tony (Daniel Brühl), que gerencia um restaurante na capital britânica, e recruta uma equipe de velhos conhecidos.
Comédia; Drama
Netflix, Prime Video, Telecine, Paramount+
Neste filme, Robert De Niro interpreta Ben, um profissional sênior e viúvo que volta ao mercado de trabalho como estagiário a fim de se reinventar. A história mostra bastante resiliência por parte de Ben e como ele se aproxima e ajuda sua CEO, Jules – interpretada por Anne Hathaway, com seu site bem-sucedido.
É muito interessante prestar atenção na personagem de Anne. Ela é uma líder muito presente na operação da sua empresa e que “bota a mão na massa”, e essa atitude tem uma participação consideravelmente alta na produtividade e resultados do seu negócio.
Esse estilo de liderança mostra como a organização dela chegou ao sucesso, já que ela busca olhar as situações com o olhar do cliente, mesmo estando em um cargo de liderança.
Comédia; Drama
Um Senhor Estagiário acompanha Jules Ostin (Anne Hathaway), uma criadora de um site bem-sucedido de vendas de roupas que, apesar de ter apenas 18 meses, já tem mais de duas centenas de funcionários.
Ela leva uma vida bastante atarefada, devido às exigências do cargo e ao fato de gostar de manter contato com o público. Quando sua empresa inicia um projeto de contratar idosos como estagiários, em uma tentativa de colocá-los de volta à ativa, cabe a ela trabalhar com o viúvo Ben Whittaker (Robert De Niro).
Aos 70 anos, Ben leva uma vida monótona e vê o estágio como uma oportunidade de se reinventar. Por mais que enfrente o inevitável choque de gerações, logo ele conquista os colegas de trabalho e se aproxima cada vez mais de Jules, que passa a vê-lo como um amigo.
HBO Max
Neste filme, que foi inspirado em fatos reais, quatro oportunistas preveem a crise imobiliária nos EUA, de 2008, e decidem se aproveitar e lucrar em cima da situação. Os personagens, interpretados por Ryan Gosling, Christian Bale, Brad Pitt e Steve Carell, utilizam técnicas de análise de risco para apostar contra o sistema e os bancos.
Um aprendizado valioso que pode ser retirado deste filme – deixando a atitude antiética do grupo de lado por um momento e considerando apenas o pensamento e planejamento estratégico da situação – é que para um bom desempenho e liderança, é preciso estar atento às mudanças de contexto da sua área de atuação e do mercado, no geral.
Só assim será possível captar rapidamente as oportunidades emergentes e se proteger das crises.
Biografia; Comédia; Drama
Michael Burry (Christian Bale) é o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Tal decisão gera complicações junto aos investidores, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem.
Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Um deles é Mark Baum (Steve Carell), o dono de uma corretora que enfrenta problemas pessoais desde que seu irmão se suicidou.
Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt), que vive recluso.
HBO Max, Prime Video
O filme acompanha a trajetória de Steve Jobs, tanto de sua vida pessoal quanto de sua ascensão profissional. Jobs mostra como o inventor e empresário revolucionou a tecnologia a partir da criação do computador Apple 1.
A forma como a história de Steve Jobs é relatada neste filme, gera uma grande inspiração, mas também pode gerar identificação, já que mostra o “lado humano”, relatando as dificuldades que ele tinha em manter relacionamentos pessoais.
Biografia; Drama
De hippie sem foco nos estudos a líder de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Este é Steve Jobs (Ashton Kutcher), um sujeito de personalidade forte e dedicado, que não se incomoda de passar por cima dos outros para atingir suas metas, o que faz com que tenha dificuldades em manter relações amorosas e de amizade.
Netflix, Prime Video, Paramount+
Baseado na história de Mark Zuckerberg, co-criador do Facebook, o filme “A Rede Social” conta detalhes da trajetória de Mark, da criação da rede e a sua consolidação como uma das maiores e mais usadas em todo o mundo.
Mas, além de ser uma história inspiradora – em que um analista de sistemas conquista uma fortuna bilionária, ela gera uma reflexão sobre os preconceitos, estereótipos e expectativas que influenciam tanto a contratação de novos profissionais.
Como o filme mostra, Zuckerberg foi um hacker, e essa característica – por mais que geralmente seja vista de forma pejorativa – acrescentou uma experiência fundamental para sua história.
Biografia; Drama
Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia.
Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.
Netflix
Este documentário fala sobre a crise econômica caótica de 2008, que afetou o mundo inteiro.
“Trabalho Interno (Inside Job)” mostra os fatores que contribuíram e levaram à crise, como ela foi tratada e, também, o pós-crise – quais lições foram aprendidas pelas instituições.
Documentário; Policial
Em 2008, uma crise econômica de proporções globais fez com que milhões de pessoas perdessem suas casas e empregos. Ao todo, foram gastos mais de US$ 20 trilhões para combater a situação.
Através de uma extensa pesquisa e entrevistas com pessoas ligadas ao mundo financeiro, políticos e jornalistas, é desvendado o relacionamento corrosivo que envolveu representantes da política, da justiça e do mundo acadêmico.
Prime Video, Apple TV, YouTube, Google Play Filmes (DISPONÍVEL PARA ALUGAR)
Madam C.J. Walker foi uma mulher filha de escravos, sendo a primeira da sua família a ser livre e foi a primeira mulher negra milionária nos EUA.
Essa minissérie, baseada em fatos reais, mostra Walker vencendo as tantas barreiras impostas à seu negócio. Ela construiu uma fábrica, empregou várias pessoas negras e seus produtos se destacaram a ponto de acumular uma fortuna.
Uma das lições a ser tirada da minissérie é que é preciso sair da sua zona de conforto para alcançar cada vez mais objetivos e metas.
Biografia; Drama; Ficção histórica
A história de Madam C.J. Walker (Octavia Spencer), ativista social e primeira mulher milionária dos Estados Unidos a conquistar a própria fortuna: por meio de uma linha de produtos capilares e cosméticos para mulheres negras.
Netflix
Assistir a um bom filme para curtir o momento é sempre prazeroso. Só que neste artigo estamos falando sobre assistir filmes para você melhorar seu trabalho de gestão. Isso significa que você tem que saber como usar esses filmes para estudar e eu vou te contar agora.
A primeira coisa a se fazer é prestar a atenção com um olhar diferenciado. Você tem que estar de mente aberta e focada em entender os personagens, o enredo e as lições que tudo isso trará para você como gestor. Pare o filme e faça anotações sempre que necessário.
O segundo passo é fazer um resumo do filme, onde você deve destacar os principais pontos do que aconteceu, sem colocar opinião ou crítica.
Sua terceira tarefa é fazer uma resenha – trata-se de um resumo crítico, onde você coloca sua percepção e demonstra onde está tudo o que você está dizendo.
O quarto passo é estabelecer relações entre o filme e os contextos de aplicabilidade no seu trabalho como gestor. Só cuidado para não “romantizar” demais o que acontece em tela – você viu algo dramatizado, de ambiente controlado, não a realidade concreta.
Também é possível colocar etapas de debate e discussão com outras pessoas. Tenha a mente aberta à contradição para que vocês construam novas ideias. O conflito de ideias é ideal para reavaliar a sua própria opinião sempre.
Com o final de semana chegando, agora você já tem uma lista para maratonar e relaxar enquanto desenvolve ainda mais suas habilidades de liderança, criatividade e motivação.
Veja também: Livros de gestão: 8 livros que todo gestor deve ler
Receba mais conteúdos como esse e fique conectado com os meios industrial e empresarial. Para isso, basta se inscrever gratuitamente na lista de emails do Blog da Nomus. E você também pode nos seguir na sua rede social favorita:
Ótimos filmes para gestores, acho que ajuda a nos inspirar para gerar mais resultado. Obrigado!
filmes para gestores: faltaram = o doc Indústria Americana, produzido pelo casal Obama e Prêmio Oscar na categoria e Eu, Daniel Blake (ótimo para RH); outra dica: Uma Boa Mentira.
Séries: O Diretor Nú