Atualizado em 19/03/24 - Escrito por Bianca Xavier na(s) categoria(s): Processos e Organização
Em um mundo onde os produtos e processos se tornam cada vez mais semelhantes, o que diferencia as empresas são as suas filosofias de gestão.
Essas filosofias ajudam as gestões de empresas a lidar com um mundo que passa por constantes transformações, evoluindo e otimizando suas produções.
Dessa maneira, as empresas conseguem obter maior competitividade em um mercado onde os produtos e serviços são cada vez mais semelhantes.
Nesse artigo, você vai aprender o que são as filosofias de gestão, quais são as três principais, suas características e seus benefícios.
Esse artigo foi baseado na excelente palestra do Professor da UFRJ, Eduardo Jardim, para a Trilha Inovações. Confira o vídeo:
As filosofias de gestão foram desenvolvidas para lidar com as mudanças tecnológicas que vem tomando as indústrias nos últimos anos.
Em um mundo onde os produtos e serviços estão cada vez mais parecidos entre si, o que pode diferenciar as empresas é a maneira que eles são oferecidos.
Essas filosofias são geradas a partir do fator humano envolvido na produção, sendo assim, são mais difíceis de serem copiadas.
Cada empresa utiliza um tipo de filosofia de acordo com aquilo que faz mais sentido para a sua produção ou até para os seus valores como empresa.
A função de cada uma delas é de trazer melhorias à produção como um todo através de um conjunto de táticas que vêm sendo aprimoradas ao longo do tempo.
As 3 principais filosofias de gestão sobre as quais iremos falar neste artigo são:
Continue lendo para saber as principais características de cada uma delas e como elas podem beneficiar a sua indústria.
A filosofia do Lean Manufacturing surgiu no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, na empresa de carros Toyota, buscando a maior qualidade da produção, no menor tempo e com o menor custo.
Ela desenvolve seus princípios a partir da visão do cliente, construindo uma produção que se adapta às suas necessidades e desejos.
Seu objetivo é também eliminar desperdícios na produção, sejam eles de materiais, tempo, gastos financeiros etc.
A revolução da indústria 4.0 trouxe a queda do modelo de produção em massa, e, consequentemente, a ascensão de um novo modelo de produção, que valoriza a customização dos produtos de acordo com cada cliente.
A filosofia Lean surge para conferir esta flexibilidade às empresas, sejam elas novas no mercado ou não, elas devem desenvolver uma produção rápida capaz de adaptação.
Para saber mais sobre essa filosofia, acesse o ebook:
Ao implantar e manter a filosofia do Lean em uma empresa, a produção pode atingir os seguintes benefícios:
A filosofia da Teoria das Restrições, diferentemente do Lean, tem seus princípios baseados na visão do acionista.
Essa teoria foi criada pelo físico Eliyahu Goldratt em 1984, e publicada em seu livro “A Meta”, que a tornou mundialmente conhecida.
Essa filosofia procura analisar a empresa a partir de seus objetivos e identificar as suas restrições que dificultam a chegada a esse objetivo.
Essas restrições são divididas em categorias como físicas e não físicas, internas e externas, e é recomendado que cada restrição seja resolvida de uma vez.
Seu objetivo é de sistematicamente trabalhar essa limitação de maneira que ela não mais impeça a empresa de atingir suas metas.
Como o objetivo de toda empresa é o lucro em curto ou longo prazo, essa filosofia fornece ferramentas para que ela seja capaz de realizar esse objetivo.
Ao aplicar essa filosofia e trabalhar nas restrições da empresa, ela conseguirá atingir:
Essa abordagem mais clássica, procura integrar as partes do sistema, considerando o cliente e o acionista.
O objetivo dessa filosofia é integrar a empresa através da tecnologia da informação, de sistemas computacionais capazes de gerar bases de dados comuns atualizadas em tempo real.
Esse processo se fundamenta em gerenciar os fluxos da empresa com os clientes (de bens, informações, finanças, serviços) de maneira estratégica.
Essa integração logística deve ser realizada através de sistemas internos, eliminação de retrabalhos, parcerias com os envolvidos na cadeia de suprimentos e mais.
Dessa maneira, visa obter agilidade e menor custo logístico para que a empresa se coloque em uma posição de maior competitividade no mercado, se diferenciando.
Quando aplicada de maneira correta, a filosofia do Supply Chain Management pode trazer os seguintes benefícios para sua empresa:
Nesse artigo, você aprendeu as principais filosofias de gestão industrial e as vantagens que elas podem trazer ao seu negócio.
No entanto, para que a sua empresa consiga se adaptar a qualquer filosofia, ela precisa primeiro de organização e controle de seus processos. E é isso que o sistema da Nomus pode oferecer à sua produção.
Se a sua indústria está em busca de um sistema que consiga atender a todas as suas necessidades específicas, entre em contato com um de nossos especialistas ou assista a uma demonstração do sistema para saber do que ele é capaz.
Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, se inscreva na nossa lista de e-mails do Blog Industrial da Nomus ou nos acompanhe nas redes sociais:
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: