Atualizado em 15/08/24 - Escrito por Autor Convidado na(s) categoria(s): Marketing e vendas
Como uma pessoa precisa que todos os seus órgãos e sistemas estejam saudáveis para ter uma vida plena, uma empresa precisa de todos os seus departamentos e profissionais tendo um bom desempenho. Porém é claro que, nesse contexto, alguns detalhes são considerados essenciais — não por serem mais importantes que os outros, mas porque seu bom (ou mau) funcionamento têm impacto direto em todo o sistema. Esse é o caso da força de vendas.
A força de vendas pode ser considerada o coração de uma indústria. Assim como o coração bombeia o sangue para que todos os outros órgãos possam funcionar, a equipe de vendas é crucial para que a indústria gere receitas e possa continuar funcionando ou crescer.
Dessa maneira, os investimentos feitos para aumentar a produtividade da equipe de vendas costumam trazer resultados expressivos para toda a empresa — e as empresas que os veem como uma prioridade não têm do que se arrepender. Dentro disso, um sistema de força de vendas, que otimiza processos e automatiza diversas rotinas dessas equipes, acaba sendo um dos investimentos mais relevantes que você pode fazer.
Então, nesse artigo, nós vamos explicar como funciona esse tipo de sistema e como ele pode transformar a força de vendas das indústrias, especialmente quando integrado a ferramentas como o ERP.
O termo força de vendas pode ser usado para designar a equipe de profissionais dedicada a vender os produtos da empresa, relacionando-se diretamente com os clientes. Mas também se refere a um tipo de software criado exclusivamente para otimizar o trabalho diário dessas equipes, com funcionalidades desenhadas para os vendedores e gestores.
Falando da equipe, a força de vendas se destaca dentro do departamento comercial por estar sempre em contato direto com o cliente, implementando as estratégias comerciais na prática. São esses profissionais que trabalham diariamente para encontrar oportunidades de negócio, conquistar novos clientes e garantir que os clientes conquistados continuem comprando.
Mas, ao mesmo tempo, esses profissionais trabalham com um olho no calendário e outro nos indicadores de desempenho. Essa é uma equipe totalmente focada em metas, buscando abrir mais oportunidades e aumentar as receitas da empresa, mês a mês. A questão é que além do talento e empenho desses profissionais, é essencial contar com boas ferramentas de trabalho — e é aí que entra o sistema de força de vendas.
O força de vendas é um software com funções pensadas para otimizar o trabalho diário das equipes de vendas — das visitas ao fechamento dos pedidos, da política comercial à gestão dos resultados da equipe.
Trazendo uma visão mais prática, esse é um software que centraliza todas as informações e dados das vendas, dispensando a necessidade de planilhas e gráficos em programas como o Excel e Google Sheets. Então, ao centralizar essas informações, ele diminui a necessidade de enviar relatórios entre os vendedores e os gestores. Afinal, é possível acompanhar tudo pelo sistema e os gráficos são gerados automaticamente.
Da mesma maneira, o software dispensa as agendas de contatos, auxilia na organização dos roteiros de visitas e diminui o uso do WhatsApp para recebimento de pedidos, já que todas as rotinas são centralizadas nele.
No dia a dia, podemos até dizer que o software de força de vendas se torna “o melhor amigo” da equipe, sendo sua principal ferramenta para as tarefas diárias.
No caso de um sistema como o dos nossos parceiros da Mercos, é possível fazer o download de aplicativos para celular e tablet, iOS ou Android — levando o sistema com você para todo e qualquer lugar. Inclusive, o sistema continua funcionando sem internet, atualizando os dados quando o aparelho se conecta novamente.
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A partir das explicações acima, você já pode tirar algumas conclusões sobre como a força de vendas, amparada por um software dedicado a ela, consegue melhorar os resultados de uma empresa. Mas, a seguir, trazemos mais algumas ideias nesse sentido.
Voltando à analogia que trouxemos no início do texto, por mais que a força de vendas seja o coração da empresa, todos os departamentos precisam estar funcionando em sintonia para que os resultados sejam positivos e a empresa seja realmente saudável.
Por isso, um sistema de gestão ERP — que centraliza todas as informações da empresa, além das vendas — é essencial. Se você já conhece o Nomus ERP Industrial, sabe que esse é o sistema ERP ideal para atender às indústrias, otimizando processos desde as vendas até o estoque e financeiro.
A questão é que integrar o Nomus com um sistema de força de vendas, como o Mercos, pode potencializar os benefícios do ERP. Isso porque o Mercos é totalmente focado nas atividades de vendas e complementa as funcionalidades do Nomus ERP.
É claro que, para isso, os dois sistemas precisam ser integrados, resolvendo questões como:
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Aqui está o depoimento de um gestor de indústria que utiliza o sistema da Nomus integrado ao Mercos para gerir os processos da sua empresa:
Para concluir, precisamos reforçar que o bom desempenho da equipe de vendas e sua relação com os outros setores da empresa têm papel crucial para os resultados gerais. Por isso, essa integração entre o software de força de vendas e o sistema de gestão ERP é tão interessante.
Combinados, força de vendas e ERP simplificam as atividades diárias de vendas, impactando diretamente nos resultados. Com isso, permitem conquistar melhores resultados e alcançar objetivos de crescimento. Nomus e Mercos contribuem para isso, promovendo a comunicação entre os dois sistemas de forma simples e prática: bastam alguns cliques na tela para que a integração seja feita e as informações comecem a ser sincronizadas. E com a parceria entre as duas empresas, os clientes do Nomus podem garantir condições especiais para adquirir o software de força de vendas da Mercos. Clique aqui para conferir!
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