Fornecedor habitual x fornecedor especial: quais as diferenças?


Atualizado em 14/09/23 - Escrito por Autor Convidado na(s) categoria(s): Logística

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Existem algumas diferenças significativas entre fornecedor habitual e fornecedor especial, e a principal delas é o tipo de insumos e/ou serviços oferecidos

Apenas para você ter uma ideia, enquanto o primeiro comercializa matérias-primas consideradas básicas e comuns a várias empresas, o segundo atende demandas pontuais ou raras.

Porém, diversos outros pontos diferem esses tipos de empresas fornecedoras, e conhecer todos eles é fundamental para alinhar essa oferta ao que o seu negócio precisa para manter o fluxo produtivo sem interrupções.

Sobre isso, tenha em mente que os fornecedores devem ser vistos e tratados como um dos pilares para o bom funcionamento de qualquer companhia. Sem a entrega correta de insumos ou de serviços, o que é comercializado para o cliente final tende a ser seriamente impactado.

Quando isso acontece, sua empresa perde em volume de vendas, lucratividade, além de ter a imagem e a reputação abaladas.

Assim, para evitar problemas como esses, é fundamental conhecer o que é fornecedor habitual, fornecedor especial, as principais diferenças entre um e outro e como encontrar aquele que você precisa para sua empresa.

É justamente sobre isso que falaremos agora, neste artigo. Por isso, siga a leitura e confira tudo sobre esse tema!

fornecedor habitual x fornecedor especial

Quais as diferenças entre fornecedor habitual e fornecedor especial?

Basicamente, existem três principais diferenças entre fornecedor habitual e fornecedor especial, que são:

  • tipos de insumos/serviços oferecidos;
  • nível de concorrência de mercado;
  • poder de negociação por parte dos contratantes.

Para você entender melhor essas diferenciações, precisaremos falar, separadamente, o que é um fornecedor habitual e o que é um fornecedor especial.

O que é um fornecedor habitual?

É considerado um fornecedor habitual aquele que comercializa matérias-primas e/ou serviços comuns a diversas empresas, e que, por isso, podem ser usados por companhias dos mais variados segmentos.

Por exemplo, se enquadram nessa categoria empresas fornecedoras que trabalham com fornecimento de produtos de limpeza, softwares de gestão, entre outros itens considerados tradicionais ou genéricos.

No caso, uma grande diferença entre o fornecedor habitual e o fornecedor especial, é que o primeiro lida com um nível de concorrência mais acirrado, visto que há diversas opções desse tipo de empresa no mercado.

Quanto a isso, a vantagem para quem contrata é que existe uma margem maior de negociação, especialmente se considerarmos que preço e prazo de entrega tendem a ser os critérios na seleção de fornecedores mais importantes na hora de escolher entre um fornecedor habitual e outro.

Isso faz com que o poder de negociação por parte dos contratantes — que citamos como uma das diferenças entre esses dois tipos de fornecedores — seja mais expressivo entre os que contratam os fornecedores habituais.

O que é um fornecedor especial?

Um fornecedor especial é aquele que trabalha como fornecimento de demandas raras, pontuais, ou que suprem as necessidades operacionais de um momento específico do fluxo produtivo de uma companhia

Para você entender melhor esse conceito, dois bons exemplos são fornecedores de alimentos sazonais para a indústria alimentícia, e os voltados para a indústria automobilística, com a oferta de peças para carros importados e outros itens similares.

Veja também: Sazonalidade nas vendas: veja como potencializar os resultados da sua empresa

Aqui, a diferença entre fornecedor habitual e fornecedor especial fica por conta de o segundo exigir do time de compras e procurement mais empenho na pesquisa e na busca do melhor para atender às necessidades da empresa.

Visto que trabalham com demandas específicas, nem sempre é fácil encontrar fornecedores desse tipo. E quando são identificados, costuma não haver margem para negociações, o que faz com que, muitas vezes, não seja possível conseguir preços menores, justamente por conta dos conceitos de raridade, ocasionalidade e eventualidade.

Existem outros tipos de fornecedores?

Sim! Existem outros tipos de fornecedores, no caso, seria o fornecedor monopolista, que é aquele que comercializa serviços ou insumos exclusivos. Por conta disso, não tem concorrentes ou tem poucos.

Isso faz com que o fornecedor monopolista se assemelhe ao especial, no que diz respeito à margem menor de negociação de preço.

Por monopolizar o mercado no qual atuam, esses fornecedores têm um controle mais significativo dos valores praticados, e tendem a definir esse critério de acordo com a demanda de procura e com as intenções de lucro que pretendem alcançar.

Outra característica dos fornecedores monopolistas, é que eles geram dependência ao contratante, que não tem outra opção no mercado. Por outro lado, eles também ajudam a agregar mais valor ao que é entregue para o cliente final.

Como encontrar o melhor fornecedor para sua empresa?

Para encontrar o melhor fornecedor para sua empresa, o primeiro passo é identificar a necessidade do seu fluxo produtivo. A partir desse ponto, saberá exatamente se deve buscar por um fornecedor habitual, um especial, ou mesmo um monopolista.

Uma forma de facilitar essa busca é utilizando a tecnologia a seu favor. Por exemplo, softwares de gestão que contam com uma fundação de dados de fornecedores compartilhada tornam esse processo muito mais fácil, rápido, prático e seguro, principalmente se precisar de uma empresa fornecedora especial ou monopolista, que são mais difíceis de serem encontradas.

Isso acontece porque, plataformas desse tipo permitem o compartilhamento de cadastros de fornecedores previamente validados e de insights entre todos os usuários do sistema. 

Dessa forma, você pode “reaproveitar” levantamentos feitos por outros compradores, otimizando seu tempo de busca e facilitando a identificação de fornecedores qualificados e compatíveis com as necessidades do seu negócio.

E seja qual for o tipo de fornecedor buscado, nunca deixe de analisar critérios como qualidade, preço, reputação, prazo de entrega e compliance, a fim de mitigar riscos para sua empresa.

Este artigo foi escrito pela Linkana, a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques!

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