Atualizado em 28/11/23 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização / Qualidade
A gestão de documentos é um conjunto de procedimentos que visam melhorar desde a produção até o arquivamento dos documentos de uma empresa.
Todas as empresas acumulam pilhas e mais pilhas de documentos ao longo dos anos e por isso precisam se organizar para controlar todo esse volume de conteúdo.
No caso de uma indústria, existe ainda os documentos referente a qualidade do produto, que precisam ser gerados a cada peça fabricada, inclusive contando com a assinatura do responsável do setor.
É por isso que no artigo de hoje vamos entender:
Vamos lá:
Para começar, é preciso deixar claro que nesse artigo estamos falando da gestão de documentos nas empresas.
Existem outras definições de gestão de documentos, principalmente em questão de concursos e departamentos públicos, que não iremos abordar nesse texto.
Então seguindo a proposta do Blog, a gestão de documentos é como uma empresa pode gerir todo o processo de documentos, ou seja, produzir, organizar e estocar seus documentos de forma eficaz.
Isso é muito importante para qualquer empresa, já que o volume de documentos só aumenta com o passar do tempo e são necessários cuidados para:
Além disso, normalmente os textos sobre esse assunto abordam apenas como as empresas devem organizar e estocar seus documentos, entretanto, muitas indústrias precisam gerar documentos de qualidade para seus produtos.
É por isso que é importante também incluir a produção de documentos como um dos passos para a boa gestão de documentos.
Mas afinal, por que um gestor iria se preocupar com a gestão de documentos?
Para responder essa pergunta, nada melhor do que listar os principais benefícios da boa gestão desses arquivos.
Confira:
A primeira grande vantagem da boa gestão de documentos é obviamente melhorar toda a organização e agilidade em trabalhar com os documentos da sua empresa.
Isso permite que os documentos sejam separados de forma organizada e assim podem ser encontrados fácil e rapidamente.
Dessa forma sua empresa reduz custos de pessoas que perderiam bastante tempo revirando pilhas de documentos desorganizados.
Além disso, reduz drasticamente a chance de extravios de documentos ou ainda invasões para roubo de dados.
Essa é uma outra grande vantagem, que talvez até seja a primeira prioridade na gestão de documentos para algumas indústrias.
O ponto aqui é melhorar a produção de documentos referentes a qualidade dos produtos fabricados.
Isso é fundamental para a garantia da qualidade e para a geração de databooks.
Com uma boa gestão de documentos da qualidade, a indústria pode gerar documentos rapidamente e certificá-los com assinaturas digitais.
O impacto direto nas finanças da empresa com a boa gestão de documentos é a redução de custos.
Isso porque com os documentos sendo gerados, organizados e estocados de forma eficiente, é possível:
Com uma boa gestão documental, sua empresa pode definir padrões para gerar e organizar os documentos.
Essa padronização facilita as buscas e também a geração dos documentos, uma vez que a sua equipe e clientes já estarão habituados com os padrões da sua empresa.
Agora que passamos pela teoria e os principais benefícios, chegou a hora de colocar a mão na massa.
Para começar, recomendo que leia esse artigo com dicas de como melhorar a gestão de documentos da sua indústria.
Além disso, aqui estão algumas dicas práticas para melhorar o gerenciamento de documentos na sua empresa, confira:
O primeiro passo para organizar é definir como será organizado.
Para isso, defina qual será o padrão de organização dos documentos na sua empresa.
De acordo com especialistas, uma dica para padronizar é definir diferentes níveis:
Armazenar em forma física e também digitalizada os documentos mais importantes, como contratos ou outros documentos com assinaturas. Estes estão em primeiro lugar.
Já em segundo lugar vem os documentos maiores e menos importantes, como relatórios, estudos de mercado e cadastros em geral.
Para fechar, fica em terceiro nível os documentos menos importantes, como cópias e documentos que não precisam ser armazenados.
Por mais que o mundo esteja cada vez mais digitalizado, o fato é que sua empresa terá que armazenar documentos físicos.
Então não negligencie essa parte e coloque em prática melhorias simples como:
Para as empresas que precisam gerar e administrar a documentação da qualidade dos seus produtos, é fundamental utilizar um sistema de gestão para essa atividade.
Isso porque o sistema é capaz de:
Exemplo de geração de documento para controle da qualidade no sistema Nomus ERP Industrial:
Digitalizar pelo menos uma parte dos documentos da sua empresa é o melhor caminho para gerenciar melhor esse setor.
O problema é que esse trabalho pode ser muito custoso para sua empresa, já que não possuem expertise das melhores práticas dessa atividade.
Então uma solução que pode aumentar a agilidade e a organização é contratar uma empresa que ofereça serviços de digitalização de documentos.
Veja também: 15 ações para aumentar a produtividade de uma indústria
Faça backups com frequência regular dos seus documentos que precisam ser guardados por mais tempo.
É possível fazer isso de diferentes formas, como em HDs externos ou serviços na nuvem.
O mais recomendado é utilizar um serviço na nuvem de uma grande empresa, já que esse as chances de problema são bem menores.
O sistema da Nomus utiliza a Amazon como fornecedor de backups e todos os nossos clientes que optam pelo sistema na nuvem tem seus dados seguros por lá.
O Nomus ERP Industrial possui um módulo inteiro dedicado a gestão de documentos para uma indústria.
Para esse artigo ficar mais prático, irei listar aqui as principais funcionalidades que um sistema desse pode oferecer para sua empresa, confira:
É possível registrar documentos, como:
Tudo isso direto de computadores ou tablets, com agilidade e reduzindo erros de preenchimento dos documentos.
O sistema também permite que sua equipe faça a assinatura digital de documentos carregando automaticamente a assinatura eletrônica de cada usuário.
É possível personalizar o layout dos seus documentos para atender seus padrões e/ou para enviar aos seus clientes.
É possível definir os requisitos de documentação por produto e(ou) operação do roteiro, e saiber exatamente quais documentos precisam ser elaborados.
Como vimos a gestão de documentos é um assunto que toda empresa terá que abordar em algum momento. Algumas com mais urgência do que as outras, mas é um assunto que não deve ser negligenciado.
Comece colocando em prática as atividades mais simples, mas que já podem gerar bastante resultado e caso sua empresa precise de algo mais avançado, busque a ajuda de profissionais.
Recomendo que assista uma demonstração do Nomus ERP Industrial e assim veja na prática como o sistema cuida da gestão documental.
Fique a vontade para entrar em contato caso tenha alguma dúvida ou sugestão.
Olá Tiago, Gestão de documentos para obra de construção e manutenção Eletromecânica.
Grato
JS.
Olá! gostaria de orientações para Gestão de documentos de escola pública.
Obrigada
Peço conceito de gestão dos documentos administrativos de diferentes autores