Gestão de negócios digitais: guia completo para estruturar sua empresa


Atualizado em 1/02/24 - Escrito por Autor Convidado na(s) categoria(s): Processos e Organização

Ferramentas de gestão

Não há dúvidas: manter uma boa gestão de negócios digitais é uma das melhores maneiras de garantir bons rendimentos no comércio eletrônico. Afinal, o planejamento garante impactos positivos nas finanças e estimula o crescimento das empresas. 

Além disso, empreendimentos bem estruturados possuem maior potencial de lucratividade no contexto de alta valorização do comércio digital. Inclusive, projeções realizadas pela Statista indicam que o Brasil assumirá a liderança no crescimento do e-commerce até 2025. 

Quer saber como garantir a alta lucratividade de sua empresa? Então continue lendo e confira tudo sobre as melhores estratégias de gestão de negócios digitais!

Gestão de negócios digitais: dicas para alavancar os lucros

O que é gestão de negócios digitais?

A gestão de negócios digitais compreende todas as técnicas administrativas focadas em empresas que atuam no ambiente on-line, como os infoprodutores e os lojistas de marketplace. 

Estamos falando de práticas indispensáveis para manter os empreendimentos competitivos e relevantes no contexto das demandas voláteis do mercado e das constantes evoluções tecnológicas.

Assim, a organização estratégica dos negócios digitais interconecta e integra múltiplas atividades empresariais, otimizando áreas, como:

Geralmente, o planejamento é elaborado simultaneamente à abertura das empresas. Assim, evitam-se logo no começo os problemas financeiros e administrativos decorrentes de má gestão.

Como elaborar um plano de gestão de negócios?

Um bom plano de gestão de negócios é responsável por nortear o crescimento da empresa, alinhar esforços e potencializar os lucros

Confira a seguir o passo a passo completo para organizar a gestão de seu empreendimento digital!

1. Analise a situação atual

First things first: essa expressão traduz bem o processo inicial para elaborar o plano de gestão. A tradução pode ser compreendida como “as primeiras coisas vêm primeiro” e reforça a ideia de que sempre é preciso começar pelas informações mais básicas.

Portanto, o primeiro passo é compreender a situação atual do empreendimento, tanto em relação às finanças quanto ao alcance de novos clientes. 

Uma boa dica é usar a ferramenta de análise SWOT, que lista as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa. 

2. Defina as metas

Com base nas informações levantadas anteriormente, estabeleça metas específicas para o seu negócio. Certifique-se de que os objetivos sejam mensuráveis e adequados à realidade da empresa, combinado? 

Faça um planejamento de metas de curto, médio e longo prazo. Assim, você cria uma rede estruturada de crescimento para a empresa.

Veja algumas categorias de metas comumente aplicadas:

  • aumento do faturamento mensal;
  • redução de gastos supérfluos;
  • ampliação do alcance nas divulgações;
  • redução da taxa de conversão nas páginas on-line. 

3. Elabore as melhores estratégias

Após definir as metas, é hora de traçar os melhores caminhos!

Veja a seguir algumas dicas preciosas:

  • elabore um bom plano de marketing, incluindo segmentação de mercado, posicionamento de marca e táticas relacionadas às redes sociais;
  • defina as estratégias de vendas com base no seu público-alvo e no calendário comercial, organizando com antecedência os eventos de promoção e descontos;
  • escolha a melhor plataforma de cursos on-line ou marketplace, considerando as taxas de manutenção, ferramentas disponíveis e segurança para transações bancárias;
  • faça um planejamento dos fornecedores, escolhendo os de melhor custo-benefício e lead time de entrega.

4. Monitore os dados e resultados

Com base nas características específicas da empresa, defina os melhores indicadores-chave de desempenho (KPIs) para acompanhar o cumprimento de suas metas. Atenção: evite escolher indicadores que não fornecem informações práticas e úteis, ok?

Confira algumas opções:

  • tráfego pago;
  • taxa de conversão;
  • taxa de rejeição;
  • Cálculo do ROI.

Dica: armazene as análises para criar um histórico consolidado que possa orientar futuras decisões. 

5. Tenha um plano de gerenciamento de crise

Sabemos bem que situações imprevistas podem facilmente desestabilizar as finanças de um empreendimento. Portanto, é extremamente necessário ter um passo a passo do que fazer em casos de crises ou obstáculos inesperados.

Tenha uma reserva de emergência e desenvolva planos de contingência para continuar a empresa mesmo diante dos desafios. 

6. Revise e atualize

A grande beleza da gestão de negócios digitais está nas oportunidades de melhorias contínuas nos fluxos internos da empresa. 

Assim, nunca há um fim para o aprimoramento das ferramentas digitais aplicadas. De tempos em tempos, revise suas estratégias e faça ajustes conforme necessário. 

Por exemplo, faça um balanço anual a respeito da plataforma on-line usada para a loja. Faça perguntas como: os resultados são satisfatórios? O público-alvo está acessando os produtos? A taxa de comissão é adequada?

Caso as respostas sejam negativas, vale a pena buscar um marketplace mais adequado!

7. Mantenha um ótimo atendimento

Sim, a gestão de negócios digitais também deve incluir atividades referentes ao atendimento aos consumidores. Para isso, lembre-se de sempre manter um bom relacionamento com os clientes, tirando suas dúvidas e questionamentos.

Dica: uma boa tática para fidelizar os consumidores é incluir pequenos brindes e mimos nas compras virtuais! Os clientes se sentem valorizados e podem repetir suas compras mais facilmente.

8. Motive a equipe

Por fim, saiba manter sua equipe sempre motivada e envolvida nos processos de decisão interna. Afinal, o sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao bem-estar e satisfação de seus funcionários.

Ufa! A gestão de negócios digitais envolve muitas atividades, não é mesmo? Pois saiba que, mesmo sendo trabalhosas, essas tarefas certamente irão render bons frutos para sua empresa!

Importância da gestão de negócios digitais

A gestão de negócios digitais desempenha um papel fundamental na saúde e no sucesso de uma empresa. Por exemplo, os empreendimentos podem:

  • reduzir problemas financeiros e dívidas;
  • crescer de maneira sustentável e estruturada; 
  • tomar decisão mais assertivas e menos arriscadas;
  • definir metas bem estabelecidas;
  • alcançar maior público nas divulgações;
  • manter boas relações com os clientes.

Além disso, se você trabalha com infoprodutos, a gestão de negócios online reduz o desperdício de tempo com atividades desorganizadas. Com mais tranquilidade, é possível dedicar-se mais à criação de conteúdos de qualidade!

Viu como a administração de negócios on-line precisa de cuidado e disciplina? Coloque em prática nossas dicas e alavanque os resultados de seu empreendimento!

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma on-line de ensino à distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.

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