Atualizado em 1/02/24 - Escrito por Autor Convidado na(s) categoria(s): Processos e Organização
Não há dúvidas: manter uma boa gestão de negócios digitais é uma das melhores maneiras de garantir bons rendimentos no comércio eletrônico. Afinal, o planejamento garante impactos positivos nas finanças e estimula o crescimento das empresas.
Além disso, empreendimentos bem estruturados possuem maior potencial de lucratividade no contexto de alta valorização do comércio digital. Inclusive, projeções realizadas pela Statista indicam que o Brasil assumirá a liderança no crescimento do e-commerce até 2025.
Quer saber como garantir a alta lucratividade de sua empresa? Então continue lendo e confira tudo sobre as melhores estratégias de gestão de negócios digitais!
A gestão de negócios digitais compreende todas as técnicas administrativas focadas em empresas que atuam no ambiente on-line, como os infoprodutores e os lojistas de marketplace.
Estamos falando de práticas indispensáveis para manter os empreendimentos competitivos e relevantes no contexto das demandas voláteis do mercado e das constantes evoluções tecnológicas.
Assim, a organização estratégica dos negócios digitais interconecta e integra múltiplas atividades empresariais, otimizando áreas, como:
Geralmente, o planejamento é elaborado simultaneamente à abertura das empresas. Assim, evitam-se logo no começo os problemas financeiros e administrativos decorrentes de má gestão.
Um bom plano de gestão de negócios é responsável por nortear o crescimento da empresa, alinhar esforços e potencializar os lucros.
Confira a seguir o passo a passo completo para organizar a gestão de seu empreendimento digital!
First things first: essa expressão traduz bem o processo inicial para elaborar o plano de gestão. A tradução pode ser compreendida como “as primeiras coisas vêm primeiro” e reforça a ideia de que sempre é preciso começar pelas informações mais básicas.
Portanto, o primeiro passo é compreender a situação atual do empreendimento, tanto em relação às finanças quanto ao alcance de novos clientes.
Uma boa dica é usar a ferramenta de análise SWOT, que lista as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa.
Com base nas informações levantadas anteriormente, estabeleça metas específicas para o seu negócio. Certifique-se de que os objetivos sejam mensuráveis e adequados à realidade da empresa, combinado?
Faça um planejamento de metas de curto, médio e longo prazo. Assim, você cria uma rede estruturada de crescimento para a empresa.
Veja algumas categorias de metas comumente aplicadas:
Após definir as metas, é hora de traçar os melhores caminhos!
Veja a seguir algumas dicas preciosas:
Com base nas características específicas da empresa, defina os melhores indicadores-chave de desempenho (KPIs) para acompanhar o cumprimento de suas metas. Atenção: evite escolher indicadores que não fornecem informações práticas e úteis, ok?
Confira algumas opções:
Dica: armazene as análises para criar um histórico consolidado que possa orientar futuras decisões.
Sabemos bem que situações imprevistas podem facilmente desestabilizar as finanças de um empreendimento. Portanto, é extremamente necessário ter um passo a passo do que fazer em casos de crises ou obstáculos inesperados.
Tenha uma reserva de emergência e desenvolva planos de contingência para continuar a empresa mesmo diante dos desafios.
A grande beleza da gestão de negócios digitais está nas oportunidades de melhorias contínuas nos fluxos internos da empresa.
Assim, nunca há um fim para o aprimoramento das ferramentas digitais aplicadas. De tempos em tempos, revise suas estratégias e faça ajustes conforme necessário.
Por exemplo, faça um balanço anual a respeito da plataforma on-line usada para a loja. Faça perguntas como: os resultados são satisfatórios? O público-alvo está acessando os produtos? A taxa de comissão é adequada?
Caso as respostas sejam negativas, vale a pena buscar um marketplace mais adequado!
Sim, a gestão de negócios digitais também deve incluir atividades referentes ao atendimento aos consumidores. Para isso, lembre-se de sempre manter um bom relacionamento com os clientes, tirando suas dúvidas e questionamentos.
Dica: uma boa tática para fidelizar os consumidores é incluir pequenos brindes e mimos nas compras virtuais! Os clientes se sentem valorizados e podem repetir suas compras mais facilmente.
Por fim, saiba manter sua equipe sempre motivada e envolvida nos processos de decisão interna. Afinal, o sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao bem-estar e satisfação de seus funcionários.
Ufa! A gestão de negócios digitais envolve muitas atividades, não é mesmo? Pois saiba que, mesmo sendo trabalhosas, essas tarefas certamente irão render bons frutos para sua empresa!
A gestão de negócios digitais desempenha um papel fundamental na saúde e no sucesso de uma empresa. Por exemplo, os empreendimentos podem:
Além disso, se você trabalha com infoprodutos, a gestão de negócios online reduz o desperdício de tempo com atividades desorganizadas. Com mais tranquilidade, é possível dedicar-se mais à criação de conteúdos de qualidade!
Viu como a administração de negócios on-line precisa de cuidado e disciplina? Coloque em prática nossas dicas e alavanque os resultados de seu empreendimento!
Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma on-line de ensino à distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.
Inscreva-se no Blog Industrial para receber mais materiais como esse semanal, e gratuitamente, e conheça ferramentas, termos e dicas úteis para a indústria.
Você pode, também, nos seguir nas redes sociais:
Obrigado, até mais e vamos em frente!
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: