Atualizado em 5/11/23 - Escrito por Thiago Macangnin na(s) categoria(s): Engenharia de produto / Produção
Um produto é definido como algo que pode ser disponibilizado ao mercado de forma a satisfazer necessidades e desejos, contemplando bens físicos, serviços, experiências, eventos, propriedades, organizações, informação e ideias.
A gestão de Portfólio de produtos é o processo de decisão pelo qual uma lista de produtos é constantemente atualizada e revisada.
Nesse processo, novos produtos são avaliados, selecionados e priorizados; projetos existentes podem ser acelerados ou abortados; os recursos podem ser alocados e realocados nos projetos ativos.
Os projetos podem estar relacionados entre si ou serem independentes, mas devem integrar os objetivos estratégicos de forma a buscar recursos na organização. Portanto, o gerenciamento do portfólio garante que o conjunto de produtos selecionados atenda aos objetivos da empresa.
Esse conceito de portfólio é uma ferramenta útil para disciplinar a alocação de recursos, maximizando o retorno esperado.
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A Gestão de Portfólio de Produtos visa basicamente a atender três objetivos, conforme explicado a seguir:
O objetivo do Planejamento Estratégico de Produtos é obter um plano contendo o portfólio de produtos da empresa a partir do Planejamento Estratégico da Unidade de Negócios, ou seja, uma lista de produtos que serão desenvolvidos de forma a auxiliá-la a atingir metas estratégicas do negócio.
Para produtos já comercializados, deve-se incluir também uma previsão de retirada do mercado.
Se a estratégia da empresa é competir por meio da diferenciação tecnológica, o portfólio deve ser planejado de forma a possuir uma linha de produtos mais sofisticada que a dos concorrentes.
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Alguns conceitos:
Um mix de produtos consiste de várias linhas de produtos. O mix de uma empresa apresenta:
As falhas no lançamento de produto se devem a problemas intrínsecos e extrínsecos.
Os extrínsecos são desaceleração da economia, legislações e regulamentações adversas e concorrentes mais competitivos.
Fatores intrínsecos são a escassez de recursos (financeiros, humanos) conduzindo a dificuldades no atingimento dos objetivos de lançamento de produtos no tempo adequado, inovação e aceitação do preço pelo consumidor. A taxa insatisfatória de sucesso também se deve ao ambiente do negócio, como saturação do mercado e avanços tecnológicos.
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Para apresentar um portfólio competitivo, também é fundamental que as empresas tenham processos de fabricação otimizados, com o máximo de automatização possível, reduzindo perdas e custos. A Wine Produtos e Processos pode auxiliar a indústria nessa caminhada através de assessoria no desenvolvimento de produtos e também na melhoria dos processos de fabricação.
REFERÊNCIAS
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. A Framework for Marketing Management. 6. ed. Harlow: Pearson, 2016
ROZENFELD, H., FORCELLINI, F. A., AMARAL, D. C., TOLEDO, J. C., SILVA, S. L., ALLIPRANDINI, D. H., & SCALICE, R. K. (2006). Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva. 542 p.
TOLONEN, Arto et al. Product portfolio management – Targets and key performance indicators for product portfolio renewal over life cycle. International Journal Of Production Economics, [s.l.], v. 170, p.468-477, dez. 2015. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijpe.2015.05.034.
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