Atualizado em 28/07/22 - Escrito por Bianca Xavier na(s) categoria(s): Marketing e vendas
Guest post e publieditorial são postagens feitas por uma empresa que são hospedadas em outro site para aumentar sua visibilidade, ranqueamento de SEO e networking com outras empresas.
Com a quantidade crescente de recursos que a internet nos proporciona, é fácil se perder em qual é a melhor opção para a estratégia de marketing da sua empresa.
A rápida evolução das maneiras de divulgação de nossos serviços ou produtos podem ser complexas, e temos que nos atualizar em relação aos termos que são criados a cada dia.
Nesse artigo você vai ver:
Com isso sua empresa poderá:
Pensando nisso, escrevemos esse artigo explicando as definições de Guest Post e publieditorial, que apesar de não serem novas, podem ser facilmente confundidas. Continue a leitura para dominar esses conceitos!
Começando pelo Guest Post, este é definido como um recurso que pode ser utilizado pela área de marketing digital, de maneira a alcançar uma nova base de potenciais clientes. Ele consiste em uma publicação produzida por uma empresa, geralmente em formato de texto, que é postada no blog de outra empresa.
Deve-se notar que o Guest Post não é exatamente um anúncio, apesar de gerar consequências positivas para o reconhecimento da sua empresa. Por isso, não se deve utilizá-lo para falar somente do seu produto ou serviço, já que a intenção é que ele seja um conteúdo de valor para o blog que o hospeda.
Esse tipo de post comumente trata de assuntos que são da especialidade da empresa que o produz. E pode também incluir links que direcionam o leitor à página da empresa, embora não se deva exagerar nesse aspecto, pois estes devem apenas agregar ao conteúdo.
Já o publieditorial, em sua origem, é um tipo de post que é hospedado em uma página em troca de dinheiro. Dessa forma, ele se aproxima mais de um anúncio, e pode conter um conteúdo e uma linguagem mais direcionados à venda do produto/serviço que paga pela exposição.
Atualmente, o publieditorial evoluiu de acordo com o cenário das redes sociais, e se transformou nas chamadas “publis”, que são posts feitos majoritariamente por influenciadores em seus perfis, a fim de divulgar um produto ou serviço. Muitas vezes estes são feitos em formato de resenha, e produzidos pelo próprio influenciador, que o publicará apenas sob aprovação da empresa anunciada.
No entanto, essa negociação também pode ser feita entre duas empresas, e o conteúdo pode ser produzido pela empresa que deseja se divulgar. Ele não precisa necessariamente ser um conteúdo educacional ou de entretenimento, apesar de isso ajudar em sua divulgação.
Isso porque sua função é estritamente divulgar a empresa, e quem hospeda o conteúdo já está recebendo sua compensação de maneira financeira. Atualmente, os publieditoriais devem ser sinalizados como tal de acordo com o Código Brasileiro de Publicidade.
Em primeiro lugar, esses posts possuem diferenças significativas em seu conteúdo. Para que o Guest Post gere valor, e seja útil para a empresa que o receberá, ele deve conter qualidade educacional, informativa e, no geral, relevante para o público do blog.
No publieditorial, como já mencionado, a página que hospeda o conteúdo está recebendo em dinheiro aquilo que a página que publica um Guest Post recebe em valor simbólico. Logo, seu conteúdo não precisa ser informativo, ele serve o propósito de trazer o nome da sua empresa ao conhecimento do público da página.
Contudo, um conteúdo que entretém ou informa chama mais atenção, é mais compartilhável, e possui maiores chances de sucesso, principalmente quando falamos de redes sociais.
Outra diferença entre estes tipos de posts é como eles serão utilizados, e a compensação que o blog hospedeiro recebe por isso. O Guest Post é feito de maneira específica para o blog que o receberá.
Assim, ele deve se adequar ao público alvo daquela página, ao tipo de conteúdo (tanto na forma quanto no tema) que já estão naquele blog e ao padrão de qualidade deste. Além disso, ele deve conter certo nível de originalidade, de maneira a se adequar e agregar a sites de respeito em sua área.
Ele não deve ser repetido em outros blogs, já que isso pode prejudicar o blog no mecanismo de busca do Google. Muitas vezes, o Guest Post é negociado como uma troca de conteúdos: uma empresa escreve um conteúdo para a outra. Dessa forma, ambas ganham um conteúdo especializado e original de maneira gratuita, com o único dever de publicá-lo em sua página, e nenhuma das partes despende recursos financeiros no processo.
No caso do publieditorial, o mesmo conteúdo pode ser utilizado em diferentes páginas. De qualquer maneira, deve ser feita uma pesquisa aprofundada sobre quais destas tem uma audiência que coincide com seu público-alvo.
Com isso, o conteúdo deve ser feito direcionado a esse nicho, buscando ao mesmo tempo uma visibilidade considerável e um público qualificado – ou seja, quantidade e qualidade de pessoas que serão atingidas.
Se a sua empresa produz um post para ser hospedado por outro blog, que deverá tratar de temas pertinentes às duas, ela estará ganhando acesso a uma base de clientes nova e similar à sua própria.
Consequentemente, mais pessoas entrarão em contato com os seus serviços e saberão o seu nome. Essa estratégia pode ser muito interessante para a divulgação da sua empresa, gerando tráfego em sua página.
No Guest Post, é comum que sejam adicionados links para o site da sua empresa. Isso é extremamente benéfico quando falamos de SEO. Quando a sua página é referenciada em outras, o mecanismo de busca do Google a entende como relevante naquela área ou assunto, impulsionando sua visibilidade nas buscas. No entanto, adicionar links demais no conteúdo escrito pode ser visto como uma prática de spam pela empresa que hospedará seu conteúdo, e deve ser evitado.
Ademais, é muito interessante estabelecer esse tipo de vínculo com outras empresas do seu setor. Esses contatos e parcerias poderão ser úteis em diversas estratégias. Com isso, você também atinge mais autoridade em seu nicho, já que seu conteúdo é visto como relevante por outras empresas da área.
Além de todas essas vantagens, ainda há mais uma: você produz conteúdo relevante para o público, contribuindo e agregando ao conhecimento disponível na internet. Com essa estratégia, empresas de áreas parecidas, mas que possuem expertises diferentes, podem complementar as informações que são capazes de oferecer, atraindo atenção de mais de uma audiência.
Com o publieditorial, você obtém algumas das mesmas vantagens que o Guest Post oferece, como aumentar sua base de clientes, divulgar sua empresa para cada vez mais pessoas, aumentando suas chances de venda.
Através desta estratégia, você pode encontrar páginas e influenciadores que possuem um público similar ao que você deseja atingir, e potencializar sua exposição.
Quando o comparamos a anúncios televisivos, por exemplo, o publieditorial pode ser considerado como uma maneira de economizar recursos, já que seu produto será anunciado somente para um público qualificado, que possui o potencial de se interessar por ele. Já que, claramente, você deve priorizar blogs ou influenciadores que sejam considerados autoridades na área que sua empresa atua.
Com isso, seu anúncio terá mais “peso” do que um anúncio colocado em meios de comunicação mais neutros, gerando mais possibilidade de compra pelo público que o verá. Isso fortalece sua imagem e seu relacionamento com o público, já que a indicação vem de alguém que possui credibilidade e conhecimento na área.
Por exemplo, se a sua fábrica é responsável por produzir equipamentos para reparos, você pode considerar pesquisar por blogs que tratam de manutenção. Assim, esse blog, que tem um público interessado no tema, pode divulgar os seus produtos através de um publieditorial.
Com ele, a página economiza tempo de produção de conteúdo. A pesquisa e o artigo já virão prontos, realizados por alguém que preferencialmente possui mais conhecimento sobre o assunto do que você. Dessa maneira, você também diversifica o conteúdo apresentado, o que potencialmente irá atrair mais pessoas para a sua página.
A empresa que recebe o artigo também ganha uma oportunidade de realizar networking, se conectando com outras que poderão representar uma vantagem em outros cenários. Essa colaboração pode ser muito positiva para sua empresa.
A vantagem mais evidente é a econômica. Os publieditoriais são uma maneira de manter a página, profissionalizando a atividade ou de gerar uma renda complementar, quando ela é publicada em um blog de outra empresa.
No entanto, essa não é sua única utilidade. Desde que estes sejam selecionados de maneira criteriosa, eles podem ser muito úteis para o seu público, indicando serviços e produtos de qualidade, garantindo a você um conteúdo valioso, que melhora sua relação com a audiência.
A princípio, o que deve ser feito é uma busca pelos blogs e páginas que seriam hospedeiras eficientes para o seu conteúdo. O que define essa competência é um público alvo coincidente com o seu, a repercussão que ele gera na sua área e seu grau de autoridade no campo.
Feito isso, é necessário tomar providências para estabelecer o contato com a empresa, que pode ser feito através das próprias redes sociais. Um recurso interessante para iniciar essa comunicação é o GuestPosts (acesse aqui), uma plataforma criada especificamente para facilitar o contato entre empresas que desejam se utilizar dessa estratégia.
Outra dica importante é ter algo a apresentar à empresa que você deseja que hospede seu conteúdo, sejam conteúdos já produzidos, para demonstrar sua capacidade e conhecimento, ou também, um planejamento completo do conteúdo que pretende produzir, oferecendo mais de uma possibilidade de tema. Dessa forma, as chances da sua oferta ser aceita aumentam.
Ao escrever seu texto, o tema, o tipo de conteúdo e seu formato devem todos se adequar à linha editorial do blog que irá recebê-lo. Aqui na Nomus, disponibilizamos esse tipo de informação nesta página.
Além disso, não confunda-o com publieditorial, seu conteúdo deve ser completamente útil e valioso à plataforma e ao seu público. Mesmo que ele cite sua empresa e seus serviços, sua função primordial é agregar ao blog que disponibilizou este espaço.
Com isso, ao planejar o uso de links, procure saber qual é a política do site em relação a estes. Onde você deve ou pode usá-los, qual é a quantidade adequada e o que é permitido ou não pelo blog que o publicará. São informações essenciais para realizar a sua estratégia de SEO mantendo um bom relacionamento com este colaborador profissional.
No geral, o publieditorial e o Guest Post são recursos que possuem funcionalidades e vantagens distintas. Logo, cabe analisar qual deles está dentro do seu alcance, servirá melhor aos seus objetivos e terá mais chance de alcançar o público-alvo desejado. Com os conhecimentos fornecidos neste artigo, sua empresa poderá tomar uma decisão informada acerca do melhor método, e fazer bom proveito dos recursos disponíveis na atualidade.
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Estou começando no marketing digital e estou vendendo curso de montagem de motores de motos