Indicadores de qualidade: o que são, quais são os principais e como usar na sua empresa


Atualizado em 24/09/24 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Processos e Organização

Gestão da Qualidade

Indicadores de qualidade são indicadores de desempenho aplicados ao controle de qualidade, medindo metas e desempenho da gestão e mostrando se a empresa está avançando ou não em direção aos seus objetivos de qualidade e o que pode ser feito sobre isso.

São métricas fundamentais para a administração de uma empresa, porque o que não pode ser medido, não pode ser melhorado. Essas metas, quando colocadas em valores realistas, não só sugerem ações como motivam e desafiam a equipe.

Criar indicadores, escolher metas e entender o que deve ou não ser medido demandam estudo de artigos como este junto a análises da sua própria empresa. O primeiro passo você está dando: conferir esta publicação do início ao fim.

Faça uma boa leitura! 

Confira os tópicos:

Indicadores de qualidade: o que são, quais são os principais e como usar na sua empresa

O que são indicadores de qualidade? Para que serve?

Indicadores de qualidade são métricas que você utiliza para avaliar a gestão de qualidade na sua empresa, seja de um setor específico ou da empresa toda. Eles servem para que você estabeleça metas numéricas e compare aos resultados das ações tomadas para que alcance esses objetivos, sendo que essas ações também são medidas por indicadores.

É fundamental que esses indicadores sejam criados de forma quantitativa, transformando metas, resultados, ações e processos em números que possam ser contados. Um dos desafios muitas vezes é expressar matematicamente essas atividades, mas não é impossível e, por ser uma ferramenta antiga, já há várias empresas e fontes de conhecimento com sugestões de indicadores a serem utilizados, como este mesmo arquivo.

Eu mesmo desenvolvi um artigo aqui no blog sobre os KPIs (leia aqui), que são os indicadores chave de desempenho. Se trata de quando você elege certas métricas como as principais da empresa. Nem todas elas são de qualidade, pode ter indicadores chave de produtividade, estratégia, entre outros.

O indicador de qualidade, assim como os outros, pode ser apresentado em diversos formatos. Entre eles estão gráficos e tabelas, que são os mais comuns. Fique sabendo, no entanto, que a coleta de dados de toda a empresa é, muitas vezes, a parte mais dificultosa e essa tarefa fica mais fácil com o auxílio de um sistema integrado, que agiliza e até automatiza essa parte de coletar informações, gerar relatórios e apresentar painéis. 

O que eu não te respondi ainda é: o que especificamente o indicador de qualidade mede? Bom, aí o conceito de o que é qualidade e o que pertence a esse guarda-chuva de termos varia de empresa para empresa, mas posso te dar sugestões do que é comum.

Indicadores de qualidade medem qualidade da produção, da operação e outros aspectos da empresa, como acabamento das mercadorias fabricadas, por exemplo. Você verá mais exemplos no tópico mais à frente dos quais são indicadores de qualidade.

Veja também: Guia de Normas de Qualidade para Indústria 

Indicadores de resultado x indicadores de esforço (ou desempenho)

O indicador de qualidade pode ser de duas categorias diferentes: de resultado e de esforço. O primeiro se refere às métricas que a empresa quer atingir, seus objetivos, como, por exemplo, a capacidade de produção. “Produzir 10 pneus por dia” pode ser uma meta do indicador de resultado “Quanto eu produzi em um mês?”.

Em resposta a isso, temos o segundo tipo de indicador, o de desempenho ou esforço, que mostra o que foi feito e se as ações foram saudáveis. Aí temos indicadores como matéria-prima disponível, produtividade de máquinas e índice de desperdício.

Como criar ou escolher um indicador de qualidade

Criar um indicador de qualidade significa definir um dos parâmetros para acompanhamento da qualidade da sua fábrica. Há vários indicadores já usados pela indústria para você conhecer e escolher, mas também é possível desenvolver os próprios.

O primeiro passo para criar ou escolher o KPI de qualidade é saber se estamos falando de resultado ou desempenho. Você precisa dos dois tipos na sua gestão e eu expliquei melhor o que são no tópico anterior.

O segundo passo é entender que os valores das metas devem ser ao mesmo tempo atingíveis e desafiadores. Não dá para tirar o número apenas da sua vontade. Há um ideal e, para chegar lá, você precisa de ferramentas, treinamento, pessoas capacitadas, processos adequados, máquinas funcionando etc.

O valor precisa ser pé no chão, algo que dê para acreditar que é alcançável. Ao mesmo tempo, se for muito baixo, não será desafiador e limitará o potencial de todos os envolvidos.

O terceiro passo é entender quais são os seus objetivos: onde a empresa quer chegar? Quais os ideais de satisfação de clientes, capacitação de colaboradores e qualidade das peças? Isso nos levará para o quarto passo.

O quarto passo é definir o que será medido. A resposta para essa pergunta está normalmente atrelada a quatro pilares: Clientes, Processos, RH e Finanças. Seus indicadores de qualidade de esforço estão diretamente ligados a esses pilares e que sustentam os seus objetivos e o indicador de qualidade de resultado.

Por fim, trago abaixo alguns dos indicadores de qualidade utilizados na indústria:

Quais são os indicadores de qualidade da indústria?

Confira exemplos de indicadores de qualidade da indústria:

  • Net promoter score (NPS)
  • Índice de retrabalho
  • Quantidade de peças que precisam ser retrabalhadas
  • Quantidade de não conformidades na produção
  • Taxa de rejeição de matérias-primas
  • Taxa de defeitos por lote ou lote
  • Taxa de conformidade dimensional
  • Taxa de retrabalho por colaborador
  • Taxa de refugo de lingotes
  • Tempo médio de ciclo de produção
  • Tempo médio de vida útil do produto
  • Tempo médio entre falhas (MTBF – Mean Time Between Failures)
  • Contaminação microbiológica
  • Eficiência de reciclagem de sucata

Você pode conferir mais KPIs de outros setores no nosso artigo 19 KPIs importantes para a indústria.

Dicas essenciais para atingir suas metas

O indicador de qualidade ajuda na tomada de decisão porque, com ele, você sabe se está atendendo ao processo, como ele está sendo atingido e se suas ações estão sendo sadias e sustentáveis para a empresa. 

Isso significa que o indicador de qualidade não deve ser usado apenas para avaliar a situação da empresa perante os objetivos, mas também o desempenho das ações tomadas em direção a eles. Você deve metrificar variáveis como uso de mão de obra, gasto de recursos, e outros pontos que influenciam diretamente nos seus resultados finais.

Da mesma forma, é importante saber quando abandonar um indicador de qualidade, afinal, uma vez que você atinge valores estáveis de 100% em uma métrica, ela não provocará mais tomadas de decisão.

Números estagnados em resultado máximo apenas gastam tempo, foco e esforço de avaliação. Não é para abandonar o monitoramento desses valores, mas reuniões e momentos de pensar na estratégia precisam focar no que merece mais atenção.

Outro ponto importante é expor os indicadores e seus desempenhos para os times da empresa. É o que manterá todos conscientes dos objetivos, motivando e ao mesmo tempo provocando esforço, estratégias e soluções vindas dos próprios colaboradores.

Acompanhe os indicadores de qualidade com um sistema de gestão ERP

Depois de definir quais indicadores sua indústria utilizará para acompanhar a qualidade da produção, é preciso criar uma rotina para continuar acompanhando os números.

Para fazer isso, o ideal é que a sua fábrica utilize um sistema ERP, como o Nomus ERP Industrial, que é capaz de levantar dados da sua fábrica em tempo real e ainda gerar painéis com os indicadores de desempenho.

Exemplo de painel de indicador de desempenho no Nomus ERP Industrial



Aprenda mais sobre gestão de qualidade

A gestão de qualidade de uma indústria passa tanto por utilizar os indicadores de qualidade na forma adequada quanto tomar as decisões certas para atingir essas metas. Para isso, você precisa constantemente estudar sobre produção, inspeção, planejamento e outros tópicos que darão base para tomadas de decisão inteligentes.

Eu e meus colegas, profissionais da indústria, publicamos constantemente artigos neste blog que dizem respeito a assuntos de interesse desse setor, como processos de transformação de materiais, ferramentas de gestão, dicas de segurança do trabalho, entre outros.

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2 Comentários

  1. Amarildo Tadeu Marzolla disse:

    Bom dia ,
    Parabéns melos material disponibilizados

  2. CECILIA APARECIDA DOS SANTOS disse:

    Ótimos conteúdos de informação, para capacitar.

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