Layout de uma empresa: o que é um layout, qual a sua função e como fazer


Atualizado em 22/08/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Produção

Layout Industrial

O layout de uma empresa é a organização do seu espaço levando em conta seus equipamentos, espaço necessário para operá-los e também o espaço necessário para transição da matéria-prima e dos produtos fabricados.

No mundo da produção o layout industrial é fundamental para que a empresa possa aumentar produtividade, reduzir o desperdício e ainda evitar acidentes.

Sendo assim, preparamos este artigo completo explicando os principais pontos do layout de uma empresa. Então vamos ao texto para que você consiga entender as melhores práticas na hora de organizar o seu layout e assim obtenha resultados cada vez melhores:

O que é o layout de uma empresa?

Bom, vamos começar com o básico, o que é um Layout de uma empresa?

Como falei anteriormente, o layout é toda a organização do espaço da empresa, incluindo máquinas, espaço de operação, onde os colaboradores irão passar, onde os materiais irão passar etc.

E o que é o estudo de layout de uma empresa?

O estudo de layout é a reestruturação do espaço físico da empresa, criando um posicionamento de equipamentos com uma sequência ideal, onde o transporte de materiais seja reduzido e o fluxo da produção seja o mais bem aproveitado.

Neste estudo também são considerados obstáculos no caminho e o cruzamento de materiais, afim de evitar acidentes e acelerar o tempo de deslocamento da equipe.

Qual a função do Layout

Um bom layout pode trazer diversos benefícios para uma indústria, sendo eles:

  • Redução do lead time;
  • Aumento na produtividade tornando a fábrica mais eficiente;
  • Redução de desperdícios;
  • Redução de acidentes;
  • Maior controle da operação pelos gestores.

Quais os tipos de layout de uma empresa?

Na hora de organizar o layout de uma empresa é importante considerar qual o melhor tipo de layout para o negócio. Existem 4 tipos de layouts mais comuns, sendo eles:

  • Layout posicional: neste caso os produtos não se descolam pelo chão de fábrica. Aqui os materiais utilizados na produção é precisam se mover para executar as tarefas sobre os produtos. (Exemplo: montagem de um avião)
  • Layout por processo: aqui é quando a produção agrupa as operações de processos parecidos, sem depender do produto final.
  • Layout por produto: este é o tipo mais clássico, onde há uma linha de produção criando uma sequência para fabricar determinado produto.
  • Layout celular: nesse caso o layout é composto por células agrupadas por máquinas e equipamentos que são capazes de produzir itens semelhantes.
  • Layout misto: é o utilizado quando a produção é muito grande e com grande variedade de produtos. Acontece quando a empresa precisa juntar um ou mais tipos citados acima.

Como fazer o layout industrial

Agora vamos aos passos utilizados por especialistas para otimizar o layout de uma empresa. Esse processo é dividido em 7 etapas e irei detalhar cada uma, vamos lá:

Análise

A primeira etapa é a análise da empresa, aqui é preciso colher informações do processo produtivo utilizando o método P, Q, R, S e T:

  • Produto: definir os produtos são fabricados pela
    empresa;
  • Quantidade: qual o volume de cada um deles;
  • Rota: qual o fluxo de pessoas, materiais, equipamentos e ferramentas;
  • Suporte: quais são as atividades de auxílio da produção, incluindo a logística de entrada e saída de materiais;
  • Tempo: qual o tempo gasto em cada processo produtivo.

Abordagem quantitativa

Aqui é avaliado o histórico de produção da empresa para entender qual a variedade e quantidade de produtos fabricados.

Dessa forma é possível montar um diagrama de produto x quantidade.

Tipos de organização

Com as informações dos passos anteriores levantadas, é possível determinar qual é o melhor tipo de layout industrial, que como vimos anteriormente, podem ser: posicional, por processo, por produto, celular ou misto.

Fluxo dentro da fábrica

O próximo passo é registrar o fluxo dos materiais, com as distâncias trilhadas pelas pessoas, materiais, ferramentas e equipamentos durante a produção.

Aqui a sua empresa pode usar algumas ferramentas, sendo elas:

  • Diagrama De-Para: esse diagrama mede a distância percorrida entre os postos de trabalho em ambos os sentidos. Com isso é possível identificar qual equipamento deve ficar próximo de qual e assim reduzir a um mínimo possível de transições.
  • Mapofluxograma: aqui é identificado todos os processos produtivos da fábrica e qual o caminho percorrido por eles. A partir dessa informação, é possível ver quando há um cruzamento de elementos na produção. Com isso, você pode reestruturar para minimizá-los, afim de reduzir os riscos de acidentes.
  • Diagrama de interligações preferenciais (DIP): com essa ferramenta é possível classificar qual o grau de importância de um processo está próximo do outro e qual o risco do transporte desse equipamento.

Dimensionamento

Por fim, com os postos definidos, é preciso dimensionar o espaço da empresa com o espaço necessário para cada posto de trabalho diferente. Aqui é preciso considerar o tamanho das máquinas, o espaço para o operador trabalhar, o espaço necessário para o transito da equipe e dos materiais e também o espaço de armazenamento de ferramentas.

Com as medições feitas a sua empresa poderá montar o layout mais otimizado, onde existe um posicionamento que ocupe menos espaço e gere melhores resultados para a fábrica.

Importante lembrar

É importante lembrar que não existe um padrão pronto e ideal para o layout de uma empresa. Isso depende de cada operação e objetivos da fábrica.

Além disso, é importante sempre atualizar o layout dependendo da realidade da empresa e seus padrões de produção.

Dica: Use um Canva BPMN para mapear seu layout

BPMN é um canva, uma ferramenta de notação e visualização de modelos de processos de negócios. Com ele, você consegue mostrar a todos os colaboradores, sócios e outros interessados como funciona cada etapa das áreas da sua empresa.

Esse modelo de notação, que faz parte da metodologia BPM, é ideal para apresentar de forma gráfica o layout da sua empresa e como ele se relaciona com as etapas dos seus processos.

Aliados, você tem um mapofluxograma otimizado, ou seja, um mapa que mostra o que acontece, quando acontece, como acontece, quem faz e onde, geograficamente na fábrica, acontece cada evento.

Use dashboards para avaliar as mudanças no layout

Modificar o layout da empresa com certeza resulta em impactos no seu desempenho. Você pode planejar tudo com antecedência, mas é como diz o ditado “na prática, a teoria é outra”. Os números que você imagina não expressam a realidade exata da sua indústria após as mudanças. É por isso que um painel de gestão – um dashboard – é essencial para pré e pós alterações. 

O dashboard é um painel de visualização de dados capaz de emitir relatórios com qualquer informação que você queira e normalmente estão ocultas das tabelas e planilhas. Claro, isso tudo depende de qual ferramenta você usa para esse painel – cada uma tem suas limitações, enquanto outras conseguem monitorar absolutamente todo dado disponível.

Entenda melhor sobre dashboards.

Aqui estão os próximos passos

Agora que você já aprendeu o básico sobre o layout de uma empresa industrial, recomendo que siga os passos abaixo:

Para otimizar a gestão da sua fábrica ainda mais, é fundamental que possuam um sistema de gestão ERP capaz de atender as particularidades da gestão industrial, sendo assim:

Por fim, é fundamental que você continue aprendendo e se atualizando para garantir que o seu conhecimento e a sua empresa não fiquem desatualizados. Sendo assim:

Por fim, fique a vontade para entrar em contato conosco caso tenha alguma dúvida ou sugestão. Juntos podemos transformar positivamente a gestão das indústrias brasileiras e assim garantir que a sociedade como um todo melhore junto.

Nomus ERP Industrial
Compartilhe agora mesmo:

4 Comentários

  1. Tina disse:

    Muito legal o material, ajudou a entender a importância do layout de uma empresa e como organizar uma fábrica melhor

  2. José Maia disse:

    Muito esclarecedor. Como foi relatado, depende da empresa se é de pequeno médio ou grande porte. Gostaria de saber como seria um layout de uma empresa de sapatos como a Dakota.

  3. Kiaku Mbuta João Kusaba disse:

    Boa noite costo muito deste trabalho que saber mais sobre Layout linear

  4. Katia Regina da Silva disse:

    Quando a empresa demora manda o link do SENAI para o funcionário a começa a fazer, para pegar o salário o mês seguinte o que fazer. Só fica adiando a data que vai manda o link e nunca manda o que fazer

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: