Lead Time: o que é, para que serve e como reduzir


Atualizado em 26/03/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização

Chão de fábrica

Lead Time na produção é o tempo necessário para percorrer todo o ciclo de produção, desde o pedido do cliente até a entrega do produto.

Então já dá para entender por que o Lead Time é tão importante para sua empresa e por que você deve buscar otimizá-lo ao máximo.

Ao reduzir o Lead Time você consegue reduzir custos, otimizar processos e aumentar a satisfação dos seus clientes.

Nesse artigo você vai entender o que é o Lead Time, por que ele é importante, como calcular e como melhorar os tempos de entrega da sua indústria. Confira:

O que é Lead Time?

Como falei anteriormente, o Lead Time é o tempo usado para rodar todo o ciclo de produção, desde o pedido do cliente até o recebimento do produto.

Entretanto, é importante ressaltar que o Lead Time do cliente e da empresa possuem visões diferentes.

Na maioria das vezes o cliente enxerga apenas o pedido e o recebimento do produto, enquanto a indústria precisa medir e entender o tempo de diversos processos durante a produção.

Para ficar mais claro:

  • Na visão do cliente: o lead time é o tempo desde que ele fez o pedido até o produto chegar em suas mãos.
  • Na visão da empresa: o lead time é algo mais detalhado passando em todas as etapas do processo da empresa e quanto cada uma delas demora até que o produto chegue nas mãos do cliente.

Aqui está um exemplo de ciclo de produção medido pelo Lead Time:

Cliente faz o pedidoEntrada na produçãoProcessamento montagem do pedido ExpediçãoProduto recebido

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Quais são os principais tipos de Lead Time?

Lead time de entrega, de produção e de compras, são os 3 principais tipos existentes.

Veja, a seguir, as características de cada um:

Lead time de entrega

É todo o período entre o momento em que o consumidor confirma seu pedido e a entrega do mesmo, independentemente de a entrega ser feita por retirada ou frete.

É muito importante se atentar aos detalhes envolvidos em todo o processo de entrega. Cumprir com acordos e prazos, entregar uma experiência agradável e memorável (de forma positiva) aos clientes, para que eles se fidelizem e promovam a boa imagem da marca.

Veja também: Customer Experience: o que é e como melhorar?

Lead time de produção

É o período designado ao processamento e transformação da matéria-prima, até que chegue à etapa de produto final, ou seja, ele influencia diretamente o lead time de entrega.

Algumas das formas de agilizar esse processo são:

  • Manter um estoque simples com peças semiacabadas, já à espera para seguirem na produção;
  • Manter um estoque de produtos finalizados, possibilitando a pronta entrega;
  • Usar um sistema integrado de gestão, que automatiza e otimiza as etapas de produção, auxiliando na identificação de gargalos.

Lead time de compras

Esse tipo de lead time, assim como o anterior, influencia diretamente o lead time de entrega, porém também o próprio de produção, já que ele configura o período entre a solicitação aos fornecedores dos insumos para a produção e a entrega dos mesmo à empresa. 

Por isso, é imprescindível que seja calculado corretamente, para não gerar ruídos na comunicação e contratação com os consumidores finais.

Algumas estratégias para reduzir esse lead time são:

  • Cultivar uma parceria com fornecedores de confiança, tendo um como o principal, mas também mais 1 ou 2 como forma de segurança, caso algo dê errado;
  • Ter um estoque simples de matéria-prima, avaliando quais são os insumos ligados aos produtos com mais saída, e investindo nesses; assim como quais os insumos mais demorados ou difíceis de conseguir.

Por que o Lead Time é importante?

Medir e conhecer o seu Lead Time é muito importante para assim melhorar os processos na sua indústria.

Uma vez que você consegue reduzir o seu Lead Time sem prejudicar a qualidade dos seus produtos, seus clientes ficam mais satisfeitos e sua indústria reduz custos.

Nesse artigo você vai ver como medir o seu Lead Time e dicas de boas práticas para melhorar seus processos. Vamos lá.

Veja também: Como configurar um roteiro de produção perfeito para a sua indústria

Benefícios de conhecer e otimizar o Lead Time

Ao conhecer e otimizar o Lead Time a sua indústria garante diversos benefícios diretos e indiretos.

Para ficar mais claro, irei listar alguns dos benefícios mais comuns ao ter controle desse indicador, destacando 3 principais. Confira:

  • Melhoria de processos: tendo domínio e controle sobre o lead time, e entendendo cada uma de suas etapas, assim como medindo qual o tempo necessário para executá-las, a empresa pode otimizar os seus processos, identificando tanto os pontos fortes, que merecem receber investimentos, quanto os gargalos da produção, que devem ser eliminados ou, ao menos, reduzidos.
  • Padronização dos processos: a partir do momento em que os pontos fortes no processo produtivo são identificados, os colaboradores poderão observar quais os mecanismos e ações geraram os resultados positivos e, assim, investir na padronização dos processos, seguindo as decisões e estratégias mais funcionais. Essa padronização reduz a ocorrência de falhas no processo produtivo, impulsionando a produtividade e os resultados.
  • Clientes mais satisfeitos: ao ter os dados do lead time organizados e apurados, as empresas poderão calcular fatores como tempo e taxa de entrega, buscando favorecer os clientes a fim de satisfazer suas necessidades, aumentando as chances de que eles não apenas irão concluir a compra, como também se tornarão clientes fidelizados e promotores da marca.

Entre outros benefícios subsequentes, como: 

  • Geração de mais resultados com a mesma capacidade produtiva
  • Controle e melhoria da produtividade geral
  • Identificação de gargalos no processo produtivo
  • Geração de prazos de entrega precisos
  • Mais confiabilidade para atender demandas de clientes

Como calcular Lead Time sob encomenda

A seguir vamos mostrar como calcular o Lead Time baseando-se em uma indústria que produz para estoque e outra que produz sob encomenda. Confira:

  1. Liste tudo que será usado na produção (matéria-prima, mão de obra, produtos semi-acabados etc)
  2. Descubra o tempo necessário para adquirir cada item listado anteriormente.
  3. Identifique qual o item com maior prazo para ser adquirido e anote essa data. Quando os itens chegarem, faça o inventário para evitar erros.
  4. Descubra o tempo necessário para realmente fabricar o produto. Considere pausas para manutenção, feriados, finais de semana e outros atrasos que podem ocorrer durante a fabricação.
  5. Calcule o tempo de expedição e transporte para que o produto chegue até o cliente.

Exemplo de Lead Time sob encomenda

Imagine uma indústria de cadeiras personalizadas.

O gestor lista todos os materiais necessários para a produção e anota o material que tem o maior prazo para ser usado no cálculo.

O fornecedor mais demorado informou que o seu prazo é de 4 dias úteis. A empresa imaginária fez o pedido na sexta-feira.

Sendo assim, o prazo fica de 4 dias + 2 dias do final de semana.

Com a chegada dos materiais, é reservado 1 dia para o inventário e conferência dos materiais.

Imaginando que uma cadeira personalizada leve 2 horas para ficar pronta e o pedido foram de 3 cadeiras, são 6 horas de produção.

O cliente está na mesma cidade, então a entrega é de apenas 1 dia.

Para resumir:

  • 6 dias para receber o material (4 de prazo e 2 de final de semana)
  • +
  • 1 dia para o inventário
  • +
  • 6 horas para produção
  • +
  • 1 dia para a entrega

Sendo assim, nesse exemplo a indústria possui um Lead Time nesse pedido de 8 dias e 6 horas.

Como calcular Lead Time com estoque:

Agora vamos ver no caso de uma indústria que produz para estoque.

  1. Verificar se os produtos pedidos estão disponíveis no estoque
  2. Calcular o tempo de separação do produto no estoque
  3. Adicionar o tempo de contato com uma empresa para entrega
  4. Adicionar o tempo de transporte e entrega do produto

Exemplo de Lead Time com estoque

Uma indústria de calçados recebe um pedido de 50 pares de sapatos

Eles já possuem essa quantidade no estoque e calculam o tempo de separação dos sapatos. Aproximadamente 2 horas.

Agora contratam uma empresa para transportar os produtos, isso leva 1 dia.

O transporte até o cliente leva 3 dias

Nesse caso o Lead Time da empresa será de 4 dias e 2 horas.

Pontos que podem influenciar o seu Lead Time

Diversos fatores podem influenciar no seu tempo total para produzir e entregar um produto.

Abaixo vou citar alguns pontos importantes que você deve prestar atenção para melhorar seus processos e reduzir atrasos, confira:

No seu processo de compras

Esse é o tempo desde que a sua empresa pediu uma matéria-prima a um fornecedor até a sua entrega.

Esse tempo acaba impactando diretamente o tempo em que sua empresa levará para entregar os pedidos dos seus clientes.

Caso sua empresa determine um prazo errado para a chegada da matéria-prima, as chances são que o seu pedido irá atrasar.

Para reduzir o impacto desse fator na suas entregas, avalie as dicas a seguir:

  • Possuir um estoque de matéria-prima: sua indústria pode manter algum estoque de matéria-prima para evitar adicionar o tempo de entrega do fornecedor ao tempo de produção do seu produto. Entretanto, manter estoques é algo caro e que gera trabalho. O ideal é manter o mínimo para atender os pedidos mais recentes e ao mesmo tempo reduzir custos de armazenagem e gestão do estoque de matéria-prima.
  • Manter uma boa relação com fornecedores e ter pelo menos 2 para cada matéria-prima: o ideal é que o fornecedor seja um parceiro direto do seu negócio. Dessa forma ele mesmo pode possuir estoques imediatos para atender os seus pedidos. Além disso, é recomendado que possua pelo menos 2 fornecedores para cada matéria-prima. Assim você garante que será atendido e pode determinar qual será o fornecedor ideal para cada situação. Além da indústria, isso é especialmente importante em e-commerces de dropshipping, por exemplo

Durante a sua produção

Agora vamos listar alguns pontos dentro da sua produção que podem afetar diretamente no prazo de entrega dos seus produtos.

  • Possuir estoque pronto: possuir o produto em estoque é a forma mais rápida para otimizar o lead time, já que você terá o produto em pronta entrega. O problema é que manter grandes estoques vem acompanhado de diversos problemas e desafios.
    Avalie se faz sentido manter uma quantidade razoável de estoque para atender melhor seus clientes.
  • Otimize sua produção: identifique gargalos e pontos em que podem ser melhorados. Dessa forma você pode manter menos estoque e entregar os pedidos mais rapidamente. Nesse ponto recomendo que utilize um ERP especializado em indústrias, como o ERP Industrial da Nomus.
  • Terceirizar parte da produção: é possível também terceirizar parte da produção para otimizar etapas em que sua indústria gasta muito tempo.

Durante a entrega do seu produto

O prazo de entrega e o valor do frete são pontos de grande peso durante a avaliação de compra feita por seus clientes.

É por isso que esse ponto não deve ser negligenciado e pode pesar bastante no seu lead time total na visão do cliente.

Caso sua indústria terceirize essa parte, é de suma importância que define excelentes parceiros logísticos. Lembre-se que muitas vezes eles se tornam os representantes da sua empresa na visão do cliente.
Caso sua empresa faça as entregas diretamente, recomendo que utilize ferramentas modernas para otimizar a rota de entrega e assim reduzir o tempo gasto no transporte.

Sistema de gestão ERP Industrial gera as melhores rotas para os seus caminhões

Como melhorar e reduzir o Lead Time?

Para reduzir o Lead Time sua empresa precisa entender os processos que envolvem o produto e então melhorá-los.

Sendo assim, você precisa conversar com todas as áreas da sua empresa para entender onde há oportunidades de melhoria.

Aqui estão alguns pontos onde normalmente há espaço para melhoria:

  • Processos – usando um sistema de gestão ERP com controle de produção, você agiliza as etapas da sua produção, elimina erros e consegue reduzir o Lead Time.
  • Fornecedores – consiga sempre os melhores fornecedores, com prazos rápidos e confiáveis. Busque negociar novos prazos sempre que houver oportunidade.
  • Gargalos – identifique os gargalos no seu processo produtivo e coloque em prática ações para otimizar seus resultados.
  • Qualidade – garanta que seus produtos possuem alta qualidade e poucas perdas e não conformidades. Assim reduzirá o retrabalho e também seu Lead Time.
  • Manutenção – elimine paradas por quebra de máquinas aplicando boas práticas de manutenção na sua indústria.
  • Otimizar a rota – hoje em dia é possível usar softwares para otimizar a rota usada pelos caminhões da sua fábrica para reduzir o tempo gasto em transporte.

Algumas dicas extras para reduzir o Lead Time da sua empresa, são:

Encontrar os produtos e atividades com o maior tempo de entrega

Primeiramente você precisa mensurar o tempo gasto em seus processos e produtos, somente dessa forma você será capaz de entender o Lead Time de cada um.

Quando medir o Lead Time dos seus produtos e processos, identifique quais são os que levam o maior tempo para a entrega. Esses muito provavelmente possuem o maior espaço de melhoria.

Padronize seus processos

Quando for avaliar os seus processos produtivos, você pode identificar que muitas etapas da produção são feitas de formas diferentes, sem uma padronização.

Entenda qual a melhor forma de melhorar esses processos e então defina um padrão que deve ser seguido por todas as pessoas e máquinas envolvidas neles.

Dessa forma sua empresa melhora o Lead Time e ainda garante a qualidade e consistência do produto/processo.

Caso real de redução de Lead Time

Para inspirar a sua jornada de melhorar o Lead Time da sua empresa, gostaria de compartilhar o caso da SH Formas.

Eles conseguiram reduzir o Lead Time de 90 para 60 dias após a implantação do Nomus ERP Industrial aliado a boas práticas da Engenharia de Produção.

Para entender melhor o caso, assista o vídeo:

Lead time é um conceito do lean

Lean é o nome de uma metodologia de produção com foco na redução e até erradicação de desperdício de recursos na produção de uma fábrica e vem do Sistema Toyota de Produção, a forma de trabalhar da fábrica de automóveis de mesmo nome. 

Há um conjunto de filosofias, estratégia, técnicas, ferramentas e conceitos envolvidos no lean, também conhecido como lean manufacturing, lean production ou produção enxuta. Para ajudar você a entender esse conceito, confira este artigo objetivo e completo: Lean: o que é e como aplicar na sua empresa

Conte com a nossa ajuda para reduzir o Lead Time da sua indústria

É importante que você coloque o cliente em primeiro lugar e não tente simplesmente apressar tudo na sua indústria. É preciso melhorar os processos de forma sustentável.

Caso ocorram erros e problemas na entrega, de nada vai adiantar ser mais rápido, já que seu cliente ficará insatisfeito.

Sendo assim, recomendo que conheça o Nomus ERP Industrial.

Ele é um software planejado por Engenheiros de Produção especialmente para gerenciar a produção e melhorar os processos de pequenas e médias indústrias.

Além disso, o sistema é implantado na sua fábrica com a orientação de um especialista em gestão industrial que vai ajudar sua equipe a melhorar seus processos.

Fique à vontade para entrar em contato caso precise de ajuda e até a próxima.

Nomus ERP Industrial
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Um comentário

  1. gabriela disse:

    Ótima a explicação, OBRIGADA!!!

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