Atualizado em 18/04/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Custos e Finanças / Processos e Organização / Recursos Humanos
A liderança remota é a habilidade necessária para coordenar equipes e motivar pessoas para baterem metas mesmo trabalhando remotamente, sem contato presencial.
Durante a pandemia do coronavírus em 2020, muitas empresas adotaram o modelo de home office para pelo menos parte de suas equipes e com isso houve um novo desafio: como organizar a equipe em um trabalho a distância?
Então resolvi pegar os conceitos abordados pelos autores Kevin Eikenberry e Wayne Turmel no livro: “O Líder de Longa Distância” onde abordam as 19 regras para dominar a liderança remota.
Então se você deseja melhorar a sua habilidade de liderança remota para gerir seus times mesmo que não esteja presente fisicamente na empresa, acompanhe os passos deste artigo.
Além de ser uma habilidade, como foi dito anteriormente, a liderança remota também se classifica como um modelo de gestão de pessoas, do mesmo modo que a liderança comum.
A diferença principal entre as duas é que a remota é adaptada para a gestão de jornadas de trabalho home office ou híbridas, ou seja, as ações e os conceitos postos em prática pelo líder não mudam, porém são realocadas e adaptadas a um novo contexto.
Afinal, como dizem os autores Eikenberry e Turmel em O Líder de Longa Distância – livro a ser explorado nesse artigo, “Liderar remotamente uma equipe é, antes de tudo, liderança, e os princípios de liderança não mudaram; são princípios.”
Com a pandemia da Covid-19, jornadas híbridas e home office foram sendo – e ainda são – cada vez mais adotados pelas empresas, e, como consequência disso, saber exercer a liderança remota se torna uma necessidade urgente.
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Agora irei listar as regras da liderança remota para que você coloque em prática na sua empresa, confira:
Cada vez mais existem tecnologias para aproximar as pessoas mesmo em situação de trabalho remoto.
Por isso é importante lembrar que a liderança deve vir em primeiro lugar e a distância entre as pessoas em segundo.
O seu foco deve ser em como orientar as pessoas para cumprirem as metas definidas para o período. Não perca muito tempo tentando controlar tudo que fazem a distância.
Foque nos resultados e busque atingir todas as metas junto com o seu time, afinal, esse é o conceito da agenda do líder segundo Falconi.
Sendo um líder trabalhando a distância através do trabalho remoto, algumas características são completamente diferentes.
Por exemplo, não é possível olhar nos olhos de forma presencial e muitas vezes também não é possível interpretar a linguagem corporal da pessoa com quem você está se comunicando.
Por isso é preciso usar a clareza e sutileza nas suas comunicação por email, mensagens e outros meios de comunicação a distância.
Muitas vezes é muito mais rápido e eficaz simplesmente ligar para a pessoa do que redigir um email enorme que pode ser mal interpretado.
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Com uma equipe espalhada em diferentes locais acaba afetando o seu relacionamento com elas.
A interação entre o líder e a equipe acaba perdendo um pouco da clareza, com expressões faciais, entonação da voz entre outros.
Por outro lado, para ser um líder de sucesso, você precisa desenvolver relações de trabalho sólidas com sua equipe.
Então no âmbito do trabalho remoto, você deve se certificar que não está perdendo o nível de relação que mantém com sua equipe.
Utilize ferramentas para chat de voz e vídeos e mantenha encontros virtuais frequentes para que todos estejam na mesma linha.
Neste ponto o autor recomenda o “modelo de liderança remota”.
Esse modelo é baseado em 3 palavras em inglês sendo elas: “outcomes”, “others” e “ourselves”.
O conceito funciona da seguinte forma:
É preciso focar nas pessoas para reforçar a confiança, promover relações e aumentar a sua influência como líder.
Para manter a sua equipe engajada, o líder remoto também precisa manter os colaboradores frequentemente informados dos objetivos da empresa.
Não assuma que todos sabem exatamente os objetivos relevantes do time. Os funcionários tendem a prestar atenção nos seus próprios objetivos.
É preciso se comunicar e passar os objetivos da organização de forma frequente e também as suas expectativas do trabalho realizado.
Existem muitos materiais ensinando como definir objetivos, mas pouco sobre como alcançá-los de fato.
Os objetivos que são transformados em metas são fáceis de serem compreendidos e acompanhados.
Portanto, planeje seus objetivos, crie metas e também um prazo para cada um deles. Depois acompanhe seu time no cumprimento das tarefas.
Em uma liderança eficaz é preciso admitir que os colaboradores remotos possuem boas intenções, ainda que acabem cometendo erros.
Em uma relação à distância é preciso uma comunicação de mão dupla. Caso apenas você fale, não estará orientando.
Escute com atenção, forneça feedback e mantenha a comunicação consciente e em bom tom.
É importante entender a necessidade de frequência na comunicação com cada equipe.
Por exemplo, algumas áreas podem demandar mais comunicação e se você não mantiver contatos frequentes, os colaboradores podem se sentirem abandonados.
Enquanto outras áreas não necessitam de tanto contato e caso você esteja muito presente, os colaboradores podem considerar isso microgestão e assim acabarem desmotivados.
É importante adaptar sua comunicação a necessidade e preferências de cada área ou até mesmo colaborador. Não é recomendado usar uma única forma de comunicação.
É importante buscar o que está passando na mente dos trabalhadores da sua empresa durante o trabalho remoto.
Procure entender como as informações circulam e as relações entre seus colaboradores estão acontecendo. Isso é importante para garantir que eles estão trabalhando em conjunto para atingir as metas.
É importante saber se eles se sentem parte da visão e planejamento da empresa.
No trabalho a distância a confiança é fundamental. Muitos se perguntam como podem saber se o colaborador está trabalhando ou não, se não pode vê-los.
Para construir essa relação de confiança é preciso estabelecer e fomentar propósitos, motivações e competências aos trabalhadores tanto na empresa quanto os remotos.
Para garantir a confiança é possível usar estratégias, como por exemplo:
No trabalho remoto você depende da tecnologia para toda a relação e comunicação com seus colaboradores.
É por isso que você deve se responsabilizar por escolher as melhores ferramentas possíveis para essa comunicação.
É importante se manter atualizado das ferramentas de trabalho remoto e comunicação a distância.
Acompanhe as novidades para garantir que o seu time está usando o que há de melhor para essa forma de trabalho.
Não são apenas os colaboradores que precisam de feedbacks e avaliações. Você como líder deve ser avaliado para entender como está o seu trabalho.
Busque um feedback com pessoas de confiança e com consultores externos que poderão fornecer uma análise constante.
Não seja muito duro consigo mesmo. Evite pensamentos negativos e de autosabotagem, como pensar que é um idiota e que ninguém gosta de você.
Ao invés disso busque melhorar com pensamentos mais positivos, afinal se você acreditar que não irá conseguir, provavelmente realmente não conseguirá.
Você como líder não deve tentar fazer tudo. É importante manter um equilíbrio entre o seu trabalho e a sua vida pessoal.
Afinal, se você não se cuidar, dificilmente conseguirá cuidar bem dos seus negócios ao longo prazo.
Um líder não deve ser indispensável para a realização do negócio. Pelo contrário, há aqueles que acreditam que quanto mais dispensável um líder for, melhor ele fez seu trabalho. Afinal, o time consegue atingir os objetivos e metas determinados com o mínimo de interferência possível.
Defina bem como será o seu gerenciamento do tempo e de prioridades para realizar suas tarefas.
Gerenciar o tempo é sinônimo de gerenciar prioridades. Separe bem o tempo das suas tarefas mais importantes e das suas atividades secundárias.
Com o conhecimento que você irá acumular na liderança remota, monte atividades para desenvolver outros líderes na sua empresa.
É preciso levantar as informações:
Caso tenha problemas, lembre-se sempre que o que realmente importa é a liderança.
Você está sendo líder para ajudar essas pessoas a alcançarem as metas que definiram, trabalhando juntas e da forma certa.
Então coloque a distância de lado e use a sua habilidade de líder para atingir esses objetivos.
Por ser uma adaptação a um novo contexto de trabalho, a liderança remota traz novos desafios – ou similares aos existentes na liderança comum, igualmente adaptados a esse novo contexto.
É importante identificar esses desafios para ser possível descobrir, ou criar, suas soluções.
Os desafios mais recorrentes são:
Por haver uma distância física entre os colaboradores e os líderes, o risco de existirem falhas na comunicação aumenta consideravelmente, já que não estarão “cara a cara” podendo analisar as linguagens corporais uns dos outros.
Para evitar que isso aconteça, é aconselhável tratar assuntos, principalmente os de importância vital para a empresa, por ligações – de voz ou vídeo, ou ao menos ser o mais assertivo possível por mensagens escritas.
Essas falhas ainda desencadeiam outro desafio, a falta de vínculo entre líder e liderados.
É mais fácil haver engajamento das equipes no modelo de trabalho presencial, afinal estão todos reunidos – mesmo que cada um com uma tarefa específica – visando atingir as metas da empresa, se comunicando e até mesmo competindo de modo saudável. Além disso, trocando ideias com seu líder, pedindo opiniões e orientações.
Já no modelo remoto, se o líder não se organizar para entrar em contato com seus colaboradores, a fim de orientá-los, auxiliá-los e reconhecer o trabalho bem feito, consequentemente haverá uma desmotivação da equipe.
Outro motivo do desestímulo são os diversos estímulos que interrompem o raciocínio contínuo dos colaboradores que trabalham de casa, já que os assuntos pessoais e profissionais acabam se misturando. Isso gera a necessidade de retomar toda a linha de pensamento, despendendo tempo e energia.
É preciso que o líder auxilie os colaboradores em seu período de adaptação com o trabalho remoto, buscando formas de facilitar essa transição, como ferramentas de gestão ou mesmo reuniões frequentes de feedbacks para revisar tarefas e dores.
Para uma resolução de conflitos no trabalho remoto, é preciso uma apuração ainda mais cuidadosa dos fatos do que o que já é necessário no presencial, a fim de evitar a injustiça, já que os acontecimentos são bem menos visíveis do que neste outro modelo.
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