Atualizado em 22/08/24 - Escrito por Celso Monteiro na(s) categoria(s): Produção
A lista de materiais ou BOM (Bill of Materials) é uma lista completa com os materiais e quantias necessárias para a fabricação de determinado produto. Normalmente é utilizada em sistemas ERP para organizar a produção de uma fábrica.
A geração da lista de materiais (BOM) é fundamental para garantir a padronização dos processos de uma indústria e ela é considerada um dos pilares da boa gestão industrial. Afinal, sem uma lista bem organizada cada equipe ou empresa pode montar o produto de forma diferente, comprometendo a qualidade, custos e todo o desempenho do negócio.
Eu vou te mostrar melhor o que é e como gerar um Bill of Materials. Para isso, basta ler o artigo abaixo, que ainda trará um guia gratuito para fazer sua lista de materiais. Você saberá exatamente quais itens colocar e a forma certa de definir seu BOM.
Faça uma boa leitura!
Índice do artigo
A lista de materiais é uma ferramenta de gestão da produção, uma lista de materiais que mostra para a equipe exatamente o que ela precisa para fabricar um produto. É como a parte de ingredientes na receita de um bolo – e se sua fábrica for de bolos, trata-se exatamente dessa lista, mais outros elementos, como embalagem.
O nome em inglês dessa ferramenta é Bill of Materials, cuja sigla é BOM. É comum você encontrar essa nomenclatura sendo usada por engenheiros, ERPs industriais, e outras situações. Independente do nome que você usar, saiba que essa lista faz toda a diferença na gestão de produção da sua fábrica.
O BOM garante que a fabricação dos seus produtos sejam padronizadas. Essa lista ela diz quais peças e materiais serão utilizados, em que quantidade, e de que subprodutos a produção final é feita. Assim, fica mais fácil manter o roteiro de produção, o chão de fábrica, a gestão de estoque, o setor de compras e a relação com fornecedores alinhados.
Como falei anteriormente, a lista de materiais é fundamental para o bom funcionamento de qualquer linha de produção.
Abaixo irei listar alguns dos benefícios diretos de uma BOM bem estruturada, confira:
A lista de materiais é o que torna um design de produto em realidade e é fundamental para guia a equipe da fábrica para a produção.
É possível baixar um ebook completo para aprender as melhores dicas para montar sua lista de materiais, basta clicar na imagem abaixo:
Uma dúvida muito comum entre os gestores de indústria é: quais itens devo incluir na minha lista de materiais?
Pensando nisso, vamos dar algumas dicas para você considerar os melhores itens para a sua lista:
De forma resumida, todos os itens que compõem o produto fabricado de forma direta devem ser incluídos na lista de materiais, assim como a quantidade necessária de cada um deles.
Abaixo está o exemplo de um bolo de cenoura:
É bom deixar claro que as quantias da tabela são apenas para exemplificar o artigo e, como não sou confeiteiro, provavelmente não resultará em um bolo muito bom 🙂 .
Entretanto, é fácil perceber quais são os componentes fundamentais para montar a estrutura do bolo.
Sendo assim, os itens que devem ser incluídos neste caso são os produtos que compõem o produto final, tanto para seu conteúdo, quanto para embalagem e identificação. Sendo eles:
Caso houvessem produtos utilizados na produção mas que não fizessem parte do produto finalizado, eles também precisariam estar na BOM.
Por exemplo: caso esse bolo levasse uma folha de alumínio que é descartada após o cozimento, seria necessário adicioná-la a lista.
De forma resumida, não devem ser considerados os itens que não possuem relacionamento direto com a produção do produto ou ainda que a sua relação seja maior com a máquina do que com o produto.
Usando o exemplo do bolo, a indústria não deve incluir o gás do forno como item na lista de materiais, já que ele não é um componente do bolo, mas sim um item consumido pelo forno, assim como a energia elétrica.
Sendo assim, itens como:
Não devem ser incluídos na lista de materiais e devem ser considerados custo da máquina.
Caso o nosso bolo fosse preparado em uma forma antiaderente que é lavada e reutilizada posteriormente, essa fôrma não deve ser incluída na lista de materiais.
Sendo assim, itens como:
Não devem ser considerados para a lista de materiais, ainda que precisem ser trocados após algumas utilizações.
Por fim, existem alguns itens que são consumidos e fazem parte da composição do produto, porém são raramente utilizados ou possuem um valor muito insignificante.
Em nosso bolo, mais especificamente na cobertura, pode acontecer do confeiteiro precisar adicionar um produto químico para corrigir o ponto do chocolate quando o mesmo acaba passando do ponto.
Esse produto é vendido em supermercado e uma caixinha do tamanho de uma embalagem de fermento é consumida a cada 6 meses.
Nesse caso o esforço para mensurar esse item e listá-lo na lista de materiais não compensa o retorno que pode conseguir e ele pode ser suprimido da lista tranquilamente.
Agora vamos aos passos práticos para gerar uma boa lista de materiais para sua indústria, confira:
O primeiro passo é fazer uma identificação de todas as matérias-primas que venham a ser utilizadas na sua fábrica.
Aqui também é recomendado levantar informações de características de cada material (atributos), como por exemplo:
Para organizar essas informações, você pode identificar as matérias-primas da seguinte forma:
Veja também: Controle de materiais na indústria. Como fazer?
Seguindo a mesma lógica do passo anterior, agora é necessário identificar todos os produtos intermediários ou semi-acabados.
Estes são os produtos que são fabricados e estocados antes de serem de fato utilizados na ordem de produção do produto final.
É recomendado utilizar a mesma estrutura do passo anterior, sendo ela:
Agora a sua tarefa é relacionar todos os produtos acabados que a sua empresa possui. Esses são os produtos finais, comercializados com seus clientes através dos pedidos de venda.
Vale lembrar que não podemos levar essa definição ao pé da letra, afinal, existem algumas empresas que comercializam seus produtos intermediários.
Entretanto, uma definição simples do produto acabado é o produto pai da estrutura de lista de materiais e que são o final da produção.
É recomendado que siga a mesma estrutura dos passos anteriores:
Durante o cadastro de cada produto, sendo ele matéria-prima, intermediário ou produto acabado, é preciso checar por duplicidades no registro.
Esse passo é menosprezado por muitas empresas que acreditam que é praticamente impossível disso acontecer, entretanto, vemos que é algo mais comum do que se pensa.
Essa duplicidade normalmente acontece quando os produtos possuem uma terminologia diferente no sistema e no chão de fábrica ou ainda quando um produto é identificado com unidades de medida diferentes. Por exemplo, uma barra de aço que é cadastrada como metro em um local, outra em unidade e outra em KG. Todas se referenciando a mesma barra).
Aqui é preciso garantir que todos os produtos sejam identificados por código e descrição únicos, para evitar assim problemas no cadastro das listas.
Agora chegou a hora de pensar na estrutura da sua lista de materiais.
Esses níveis estruturais são fundamentais para indústrias que possuem um ou mais produtos intermediários em sua estrutura.
Para exemplificar o conceito, vamos utilizar o produto PA001, confira:
Esquematizando esses níveis de materiais em uma única estrutura, a lista de materiais ficaria como a tabela abaixo:
Agora vamos de fato começar a montar as listas de materiais e devemos começar pelos produtos intermediários mais abaixo na estrutura e então ir subindo até o produto acabado.
É preciso também identificar uma quantidade base para cada intermediário. Essa quantidade representa quantos produtos intermediários serão produzidos com os materiais e quantidades incluídas na lista.
Ou seja, se nós identificarmos 1und para o INT004, então todos os componentes e quantidades da sua lista de materiais devem ser capazes de produzir 1 unid do INT004
Exemplo:
Essa é a etapa final e a mais importante de todas. Ela deve ser feita por todas as indústrias, afinal, é preciso de pelo menos uma lista de materiais para fabricar um produto.
Caso o seu produto não possua produtos intermediários, a sua lista de materiais será composta de matérias-primas. Caso possua, é preciso relacionar o produto acabado aos intermediários.
Utilizando o exemplo anterior, a lista de materiais do PA001 poderia ser:
PA001/ Qtd base = 1und
Neste caso, se expandíssemos todos os níveis da lista do PA001, a composição deste produto Acabado seria a seguinte:
Agora que você já sabe o que é, os benefícios e como montar corretamente as suas listas de materiais, recomendo que utilize um sistema ERP para organizar tudo.
O Nomus ERP Industrial é um sistema completo para gestão de pequenas e médias indústrias e possui controle total das listas de materiais.
Caso ainda não conheça, recomendo assistir uma demonstração para ver na prática como o sistema funciona e como ele pode auxiliar a sua indústria a alcançar resultados melhores.
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