Atualizado em 26/12/23 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Custos e Finanças / Estratégia
Seguimos desbravando o mundo da Gestão de Custos e hoje vamos ver que ter a margem de lucro baixa pode trazer muitos danos para a sua indústria. Neste artigo vamos mostrar para você o prejuízo que não ter esse conhecimento pode gerar na sua produção. Uma vez que tem ciência da gravidade fica mais fácil pensar em uma forma de buscar uma forma de melhoria.
Neste artigo você pode conferir em vídeo e a transcrição completa do vigésimo quinto Dores da Indústria, onde falamos sobre não saber o custo de atender clientes. Mostramos como buscar a solução para esse grupo de dores da Gestão de Custos.
VEJA MAIS – Como formar o preço de venda de um produto e maximizar o lucro da sua fábrica
Talvez você nem saiba como esse problema possa estar afetando sua indústria. Assista o vídeo abaixo e veja como sua empresa pode estar perdendo dinheiro e como tratar essa dor:
Espero que este vídeo tenha ajudado a abrir seus olhos para este problema, seus impactos e também como resolvê-lo. Se você gostou deste material, curta, compartilhe e deixe seu comentário. Vamos criar uma comunidade de gestores e profissionais que se ajudam e aprendem juntos. Participe!
Aguarde o próximo vídeo da série Dores da Indústria, toda quinta-feira, no Blog Industrial. Enquanto aguarda, assista uma demonstração do nosso ERP Industrial e também acompanhe o Papo de Produção.
Ter uma margem de lucro baixa é muito desafiador, sobretudo, em períodos de baixa demanda, onde você não consegue ter um volume de vendas substanciais. Sem uma ferramenta, que te proporcione gerenciar os custos, impossibilita saber a margem de lucro. A partir de então, essas informações giram em torno de suposições dadas por valores encontrados no setor financeiro, fazendo a gestão pelo fluxo de caixa.
Na série Dores da Indústria buscamos uma medida do impacto negativo que esses problemas trazem. Ou seja, quanto dinheiro você está perdendo por ter essa dor. Quanto você perde por ter a margem de lucro baixa?
Vamos pensar juntos uma forma de calcular e talvez você possa se inspirar e investir em ferramentas e métodos de gestão para implementar o gerenciamento dos seus custos, podendo aumentar suas margens.
São recursos, que estão sendo consumidos. Na Gestão de Custos fazemos a alocação dos custos desde os itens que realmente conseguimos medir, como matéria-prima, conta de luz, folha de pagamento, aluguel. Esses itens de custos são direcionados para o que você está querendo custear. Seja um produto, departamento da empresa, canal de distribuição.
Existem vários objetos de custeio, que você pode ter interesse em saber mais. O mais clássico é buscar ter conhecimento do custo dos produtos. Com essa informação é possível saber qual item tem maior ou menor margem. Além disso, você conhece os porquês, o que é muito mais profundo, permitindo subsídios para tomar ações para melhorar suas margens.
Faço o convite para que reflita sobre o quanto você poderia ter a mais de dinheiro no bolso se soubesse o que fazer para melhorar suas margens. Vamos supor que sua margem de lucro tenha 5% e aumente para 10%. Na verdade estará crescendo em 100%, dobrando seu lucro.
Com um faturamento de R$ 200 mil por mês, estimando ter uma margem de lucro de 5%. Tendo ferramentas de gestão e aumentando a margem para 10%, por exemplo, é possível ter mais R$ 10 mil todo mês.
Faça essa reflexão. A partir disso, nem que seja uma estimativa, você terá uma oportunidade de melhoria para crescer nos lucros. Não estamos falando de aumentar vendas, nem faturamento. Com isso na cabeça você tomará as ações necessárias para gerenciar seus custos e ter melhores margens. Lembrando, que o custo não é a causa dos seus problemas. Trata-se da consequência dos seus processos. Com esse pensamento é possível gerenciar seus processos, diminuindo os custos e aumentando a margem de lucro.
Ter a margem de lucro baixa é um problema que você pode resolver, primeiramente, conhecendo-o. A Gestão de Custos pode mudar o rumo da sua empresa, levando a resultados fantásticos. Essas e outras praticidades podem ser vistas ao assistir uma apresentação do Nomus ERP Industrial, o software de gestão focado em indústrias e desenvolvido por engenheiros de produção.
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: