5 metodologias japonesas para trazer disciplina e crescimento para sua indústria


Atualizado em 17/09/24 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Processos e Organização / Recursos Humanos

Seis Sigma

O Japão é uma das maiores potências econômicas mundiais, mesmo tendo enfrentado tantas catástrofes de origem natural ou bélica. O poder das indústrias nipônicas se deve à disciplina e dedicação dos gestores e colaboradores. Sua empresa pode ter o mesmo sucesso com estas metodologias.

Durante os meus estudos de engenharia e gestão industrial, percebi que 5 técnicas japonesas em especial são capazes de revolucionar uma fábrica. Com disciplina, persistência, organização e paciência na implantação delas, sua empresa vai longe.

Não somos da mesma cultura que os grandes soldados e generais samurais, mas podemos estudá-la e adaptá-la às qualidades que só brasileiros têm. As 5 metodologias japonesas transformarão você e seus colaboradores em verdadeiros shinobi.

Faça uma boa leitura.

Confira os tópicos:

5 metodologias japonesas para trazer disciplina e crescimento para sua indústria

1. Kaizen – Evolução Contínua

Kaizen - Evolução Contínua

O profissional da indústria – independente do cargo – deve estar em busca incessante de se aprimorar. Kaizen, que vem do japonês “mudança para melhor”, é uma filosofia baseada em melhoria contínua em todas as esferas, pessoal, social e profissional. 

A aplicação do Kaizen em uma indústria se traduz em sempre buscar e implantar melhorias nos processos da empresa. Trocas de máquinas, reconfiguração do roteiro de produção, expansão de setores, troca de fornecedores, e isso ainda falando apenas da fábrica. Para você e seus colaboradores, cabe o investimento em capacitação em habilidades técnicas, pessoais, entre outras.

2. Jidoka – Refinando Cada Movimento

O Jidoka é uma técnica de automatização e gestão de qualidade utilizada em fábricas japonesas e tem sua origem no Toyotismo. A tradução do termo é “automatização com um toque humano” e consiste em colocar pessoas para fazer inspeção de qualidade em cada etapa do roteiro.

Entre um processo e outro, as máquinas e até pessoas envolvidas na produção, podem cometer erros. Isso é comum. Acontece que esses erros podem ser causados por problemas recorrentes e/ou serem tão profundos que peçam o descarte do produto inteiro.

Você evita desperdício de material e outros recursos vinculados à repetição dos erros de manufatura como o samurai que evita desperdícios nos próprios movimentos ao repeti-los de forma atenta repetidas vezes.

3. 5S – Organizar, Sistematizar, Limpar, Padronizar e Disciplinar

O 5S é um programa de gestão que foca em mudar holisticamente os resultados de uma empresa ao dar atenção especial a 5 pontos da fábrica. Os 5S vem de Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke e podem ser traduzidos respectivamente como “Senso de Utilização”, “Senso de Ordenação”, “Senso de Limpeza”, “Senso de Saúde e Padronização” e “Senso de Disciplina e Autodisciplina”.

O resultado dessa aplicação é uma empresa mais limpa e organizada, resultando em um ambiente mais produtivo, seguro, motivador e até confortável para os colaboradores. Também há aumento na qualidade do produto, otimização nos processos e maior sucesso na implantação de novas metodologias e soluções de qualidade e produtividade.

Confira uma explicação precisa e rápida abaixo: 5S – O que é 5S e como implementar o programa na sua empresa

4. Heijunka – Harmonia da Produção e do Estoque

A palavra Heijunka vem de “nivelamento” e se refere a um método do lean e do Sistema Toyota de Produção para nivelar a produção e o estoque. O objetivo é que o fluxo do processo seja capaz de atender perfeitamente às demandas dos clientes sem desperdícios na gestão do estoque.

Esse método pode ser aplicado de formas diferentes conforme o seu tipo de indústria. A essência, no entanto, sempre vai ser a mesma. Sua indústria processará pedidos de acordo conforme a demanda do cliente e abandonará o método de produção em lote. Assim, pode-se reduzir muitos custos com compra e armazenamento de matéria-prima. 

5. Gemba – General no Campo de Batalha

O general tem que conhecer o campo de batalha e lutar aos lados dos seus soldados para que se conquiste a vitória. Gemba é uma palavra japonesa que significa “o lugar real” foi usada por um executivo da Toyota Taiichi Ohno para criar o termo “Gemba Walk”.

O objetivo é pisar no chão de fábrica e observar, entender e analisar a operação para conseguir propor melhorias no processo produtivo. Walk significa caminhar em inglês, logo, esse conceito é sobre pisar no campo de batalha chamado chão de fábrica.

Estimule a cultura em suas fábricas

A forma poética conhecida como Haiku era escrita por samurais durante seus treinamentos e períodos de peregrinação. O estímulo à cultura sempre foi forte entre os guerreiros japoneses, sejam os militares ou errantes.

Acontece que estimular a mente e a alma faz parte do caminho das suas filosofias e têm consequências diretas nos seus desempenhos como soldados. Se o gestor de uma fábrica é o general de guerra, então os colaboradores são samurais.

Estimule a cultura não apenas através de capacitação profissional, mas também, e principalmente, da apreciação de literatura e  arte como um todo.

Veja também: Planilha de controle de produção [GRÁTIS]

O Arsenal Mais Forte e Completo do Samurai da Indústria

O momento de filosofia e estudo dos textos acima foi ótimo, mas chegou a hora de ir à luta. Eu quero apresentar a você o arsenal com as melhores armas e armaduras que um samurai deve ter para dominar o seu setor. Estou falando do Nomus ERP Industrial.

ERP é um sistema integrado de gestão que coloca todas as áreas da sua empresa em sintonia. Os dados compartilhados entre elas permitem que você emita relatórios completos e personalizados, automatize operações e diminua os erros de preenchimento humano.

Já o Nomus ERP Industrial é um sistema integrado de gestão desenvolvido especificamente para o campo de batalha do setor fabril. Ele apresenta funcionalidades para ordem e controle de produção, custeio de peças e mercadorias, inspeção de qualidade, romaneio e muito mais.

Assista a uma demonstração gratuita de como o Nomus ERP muda a gestão de uma fábrica:



Continue afiando suas técnicas

Os seus estudos e seu caminho no bushido (código samurai) industrial não acaba por aqui. Se você lembrar do primeiro conceito, Kaizen, verá que precisa estar constantemente estudando para melhorar sua gestão e suas operações. Por isso, eu trago um convite a você.

É possível encontrar diversos conhecimentos de grande valor para uma indústria nos posts deste blog. Eu e meus colegas fazemos estudos e investigações profundas para cada artigo que publicamos aqui. Meu convite é simples.

Inscreva-se no blog para ser notificado sempre que um novo artigo for ao ar e também siga nossas redes sociais para receber pílulas de sabedoria industrial.

Obrigado e vamos em frente.

Liderança na indústria
Compartilhe agora mesmo:

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: