Atualizado em 28/06/23 - Escrito por Rafael Netto na(s) categoria(s): Processos e Organização
Missão, Visão e Valores são conceitos estratégicos que as empresas determinam para orientar de qual forma o negócio será gerido e em qual direção ele irá.
Esses conceitos são fundamentais para caracterizar uma empresa e a sua importância é cada vez maior conforme a empresa vai crescendo.
Quando o negócio ainda é bem pequeno, o dono e os sócios ainda têm grande influência na equipe e conseguem transmitir a missão, visão e valores da empresa com facilidade.
Entretanto, conforme o negócio cresce, esses conceitos precisam ser bem definidos e reforçados para garantir que a empresa não perca a sua essência e nem o seu rumo ao longo do tempo.
Sendo assim, preparei este artigo para você entender o que é e como definir a missão, visão e valores do seu negócio. Confira:
O que são Missão, Visão e Valores?
Como falei anteriormente, esses são conceitos estratégicos que servem para orientar a tomada de decisão e planejamento da empresa como um todo, para a definição do objetivo global e das metas a curto, médio e longo prazo.
Todo empresário ou gestor de um negócio precisa entender bem esses conceitos para aplicá-los no dia a dia da empresa e garantir que ela esteja no rumo certo.
Utilizando a missão, visão e valores, os gestores podem então elaborar o planejamento estratégico, detalhando como farão para alcançar os resultados desejados.
Em resumo:
Missão é o propósito da empresa
Visão é onde a empresa quer chegar a longo prazo
Valores são os princípios que regem o comportamento e ações da empresa e de sua equipe
Você verá mais a frente cada um desses elementos de forma detalhada.
Qual a importância de ter Missão, Visão e Valores?
Essa ferramenta é fundamental para manter a equipe motivada, focada e unida.
É a partir da sua definição que a cultura organizacional da empresa será construída e orientará o trabalho e comportamento dos líderes, gestores e colaboradores.
Além disso, definir a missão, visão e valores, é importante no processo de contratação de novos colaboradores, tanto para a parte da empresa quanto para a dos próprios candidatos, para que saibam se o propósito e os valores de uma são compatíveis com os da outra.
Assim, a cultura organizacional da empresa será acompanhada de forma natural e, ao mesmo tempo, acompanhará o ritmo de todos na empresa, sendo ajustada conforme a missão, visão e valores seja atualizada, de acordo com o mercado.
Agora vamos entender melhor cada um dos itens.
Missão
Essa é a razão da empresa existir. Sua missão e propósito, ou seja, o porquê da equipe trabalhar todos os dias. Como foi dito anteriormente, ela deve ser reavaliada de tempos em tempos, para assegurar que se mantém de acordo com o ritmo da empresa e do mercado.
Todos os funcionários da empresa, independentemente do seu nível hierárquico, precisam estar cientes da sua missão, pois ela influenciará todas as ações da equipe.
As tomadas de decisão devem ser orientadas pela missão da empresa, para que assim os resultados correspondam ao que é esperado.
Como definir a missão
Ao definir a missão do seu negócio, você vai perceber que não é algo tão simples de se fazer. Durante o processo de desenvolvimento da missão, o gestor faz uma jornada de aprendizado e autoavaliação.
O conteúdo da missão deve ser bem objetivo e conciso, deixando claro qual é o objetivo do negócio e por que ele existe.
É importante pensar além do dinheiro e imaginar como o seu trabalho vai melhorar a vida do seu cliente e da sociedade.
Exemplo de missão de grandes empresas
Agora vamos a alguns exemplos de missão que grandes empresas utilizam em seus negócios, confira:
Avon: ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e autorrealização das mulheres no mundo todo.
Coca-cola: refrescar o mundo (em corpo, mente e espírito), inspirar momentos de otimismo (por meio de suas marcas e ações) e criar valor e fazer a diferença (onde estiver e em tudo o que fizer).
Samsung: inspirar o mundo com tecnologias inovadoras, produtos e design que melhoram a vida das pessoas e contribuem para a prosperidade social ao criar um novo futuro
Nestlé: Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.
Fiat: Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.
Nomus: Ser o principal parceiro de nossos clientes na busca contínua pela excelência na gestão da sua indústria.
Visão
Essa é a visão de longo prazo da empresa, que deve ser usada como bússola para guiá-la para onde ela quer chegar em determinado tempo.
Todo empreendedor ou gestor tem uma visão de futuro do negócio, mas é preciso defini-la de forma clara e formalizá-la.
A visão da empresa, assim como a missão, deve ser revista de tempos em tempos, para que se mantenha alinhada às tarefas e metas da empresa. Com essa revisão o risco de desestímulo da equipe – seja por ser uma visão inalcançável ou desatualizada diante do mercado, é reduzido.
Como definir a visão
No final do dia a visão é o sonho do gestor e de todos que trabalham na empresa. Ela pode ser definida com ajuda da equipe para garantir que esteja alinhada com os anseios de todos.
Para funcionar bem, a visão também precisa ser inspiradora, objetiva e realizável.
Exemplo de visão de grandes empresas
Agora vamos a alguns exemplos de visão que grandes empresas utilizam em seus negócios, confira:
Cacau Show: Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo
Petrobras: A melhor empresa de energia na geração de valor para o acionista, com foco em óleo e gás e com segurança, respeito às pessoas e ao meio ambiente.
Weg: Ser referência global em máquinas elétricas, com ampla linha de produtos, provendo soluções eficientes e completas.
Vale: Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta
Nomus: Ser reconhecida como a melhor empresa do Brasil no fornecimento de soluções para gestão de indústrias.
Valores
Essa é a forma em que a empresa deseja ser reconhecida no mercado, definindo como ela irá se portar diante da sociedade e do mercado.
Os valores definem desde a conduta da equipe até a qualidade dos produtos oferecidos e devem ser seguidos por todos da empresa.
Essa é a parte que mais se destaca no processo de contratação das empresas, citado anteriormente no artigo.
Isso porque, o setor de recursos humanos precisará se atentar e identificar nos candidatos uma identidade entre seus valores e comportamentos, e os prezados e disseminados na empresa, para que, então, a motivação, a produtividade e os resultados da equipe cresçam cada vez mais.
Como definir os valores
O ideal é que a empresa desenvolva por volta de 6 valores e então aplique-os para que todos da equipe os sigam à risca.
Somente após a equipe realmente adotar esses valores de forma integral, isso será percebido pela sociedade e a empresa será reconhecida da forma na qual deseja.
Entretanto, certifique-se que seus valores estão:
Bem definidos e objetivos, para que todos entendam
De fácil acesso para todos os colaboradores, sócios e clientes
Sendo seguidos por todos os colaboradores e sócios da empresa
Exemplo de valores de grandes empresas
Agora vamos a alguns exemplos de visão que grandes empresas utilizam em seus negócios, confira:
Weg: Companhia Humana, Trabalho em Equipe, Eficiência, Flexibilidade, Inovação e Liderança.
Companhia Humana: Valorizamos cada contribuição individual para o nosso sucesso, e motivamos as pessoas através da integridade, ética e apoio constante para o desenvolvimento pessoal.
Trabalho em Equipe: Trabalhando em equipe, reunimos o melhor do conhecimento, inteligência e habilidade para aprimorar constantemente o trabalho e beneficiar nossos clientes.
Eficiência:Todo dia trabalhamos para tornar as coisas melhores. Todos os produtos, processos e desenvolvimentos são guiados pelo aumento na eficiência.
Flexibilidade: Sempre iremos desenvolver novas maneiras eficientes de responder a situações de mudança e atender às necessidades dos clientes.
Inovação: Novas ideias e tecnologias garantem a existência da companhia. É por isso que encorajamos e apoiamos um clima de pensar além do hoje.
Liderança: Ser referência no relacionamento com clientes.
Petrobras:
Respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente
Ética e transparência
Orientação ao mercado.
Superação e confiança.
Resultados
Cacaushow:
Paixão por realizar
Mais com menos
Inovação
Atenção aos detalhes
Nomus:
Foco no cliente: Conhecer e ouvir o cliente é a melhor forma de desenvolver soluções que superem suas expectativas.
Comprometimento com a melhoria contínua: A excelência só é atingida através da melhoria contínua dos processos.
Simplicidade: Cultivamos a facilidade na comunicação e agilidade na decisão, tudo deve ser resolvido da forma mais simples e ágil possível.
Persistência: Grandes conquistas não acontecem da noite para o dia, é preciso acreditar e persistir até alcançar o resultado desejado.
Transparência: Dificuldades e fraquezas devem ser compartilhadas para que a equipe trabalhe unida na superação dos desafios.
Gente faz a diferença: Buscamos sempre pessoas talentosas para a equipe e investimos pesado na capacitação de pessoas.
Determinação e força de vontade: Resultados Excepcionais = Determinação e força de vontade + Talento
Meritocracia: Motivamos, valorizamos e reconhecemos pessoas talentosas que atingem os resultados.
Liderança pelo exemplo pessoal: As palavras convencem mas somente o exemplo é capaz de motivar e unir as pessoas em torno de um objetivo comum.
Equipe unida e feliz: Investimos na construção de um ambiente de trabalho com pessoas felizes, motivadas e dispostas a ajudar uns aos outros.
Ética e respeito com o próximo: Ética e respeito com colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e a sociedade é condição fundamental para o sucesso.
Veja o infográfico sobre como definir missão, visão e valores:
Acompanhe o blog industrial para aprender mais
Agora que você já sabe colocar em prática a missão, visão e valores de um negócio, aqui estão os próximos passos para turbinar a gestão do seu negócio, confira:
Se inscrever no blog Industrial – ao se inscrever em nossa lista você receberá e-mails toda semana com dicas exclusivas sobre gestão industrial
Seguir a Nomus na sua rede social favorita – acompanhe a Nomus também na sua rede social favorita e não perca as atualizações do blog –
Acompanhar o Podcast Nomus – o Podcast Nomus te apresenta nossos casos de sucesso e entrevistas com especialistas
Entrar no canal do Telegram – o telegram do Blog Industrial é um canal direto com os gestores da Nomus onde compartilhamos dicas sobre a boa gestão industrial
Quais são a missão, visão e valores da Nomus?
Olá João, bom dia!
Ótima pergunta! Já atualizamos o artigo com os exemplos da Nomus.
O que é valores para vocês?
Bom dia Ana, informamos os valores da Nomus no artigo!
Muito bom, o objetivo é crescer de forma organizada e objetiva.