Atualizado em 4/02/22 - Escrito por Rafael Netto na(s) categoria(s): Processos e Organização
Passamos nossas vidas aprendendo, mas uma parte do que aprendemos são apenas mitos. No artigo de hoje vou falar dos mitos sobre liderança mais comuns e que podem afetar seu trabalho, tanto como líder quanto como colaborador.
Existem 3 fatores fundamentais para o sucesso da sua indústria: Liderança, método e conhecimento técnico.
Desses 3 fatores, a liderança é o que há de mais importante, sem ela nada acontece, de nada adianta ter um bom método e conhecimento técnico se não existe liderança para fazer acontecer.
Portanto podemos dizer que o líder é o que há de mais importante para o sucesso da sua indústria.
Justamente por essa importância, existem diversos mitos sobre liderança e como ser um bom líder e eles são mais frequentes do que imaginamos.
Para desenvolver melhor sua liderança e também se relacionar melhor com seus lideres, é importante conhecer quais são esses mitos e como de fato a liderança funciona.
Então leia atentamente a lista abaixo e certifique-se que não está comentendo esses erros de liderança. Vamos lá:
O mais comum dos mitos sobre liderança é acreditar que apenas as pessoas que tem algum tipo de predisposição genética favorável a liderança podem ser bons lideres.
Embora até exista uma aptidão de liderança mais natural em algumas pessoas, isso é raro. O erro é achar que a liderança é um fator genético ou coisa do tipo.
A verdade é que a grande maioria das habilidades de liderança são desenvolvidas com a experiência prática e ao longo do tempo.
No final das contas, a liderança é um privilégio que deve ser conquistado.
Portanto, lembre-se: a liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida e conquistada e não genética ou dom natural.
Caso tenha interesse em desenvolver essa área, recomendo que leia: Como aumentar sua produtividade como líder.
Seguindo a lista dos mitos sobre liderança, vamos falar agora do pensamento de que a gerencia é equivalente a liderança.
Na realidade elas são atividades diferentes que estão inter-relacionadas.
Um gerente foca em processos, sistemas de manutenção e nas melhores práticas de trabalho.
Já um líder investe boa parte de seu tempo no desenvolvimento da sua equipe para atingir os resultados.
Um bom líder deve atingir os resultados junto com sua equipe e fazendo o certo.
Ambas as funções são importantes para a boa gestão de uma fábrica, entretanto, não são a mesma coisa.
Veja também: Competências e habilidades de gestor: as 8 principais que você precisa desenvolver
Mais um item para nossa lista de mitos sobre liderança é acreditar que líder não pode errar.
O que acontece na realidade é o contrário. Os melhores líderes conhecem suas limitações com clareza. É até normal que ele cometa mais erros do que os demais, já que suas decisões são muito mais visíveis.
Entretanto, o diferencial dos grandes líderes é que estes são honestos, admitem que erraram e ainda conseguem tirar lições de aprendizado valiosas para o futuro.
Estes lideres sabem que o sucesso vem do trabalho em equipe e não de pessoas sozinhas. Eles montam equipes diversificadas para inovar, buscam pessoas apaixonadas por várias áreas de conhecimento e levam em consideração sua opinião.
Inclusive é um erro grave e comum achar que um empreendedor que precisou fechar seu negócio ou ainda decretar falência é um fracassado ou coisa do tipo.
Pelo contrário, no exterior e até aqui no Brasil, essas pessoas são vistas como líderes experientes que sabem, na prática, o que deve ser evitado para não cometer o mesmo erro novamente.
Existe uma expressão em inglês: “work smarter, not harder” que normalmente é mal interpretada e acaba gerando ilusões.
Com certeza existem maneiras de trabalhar de forma inteligente, como por exemplo: usar um software erp para a gestão da fábrica, priorizar as tarefas de forma correta, planejar o dia e saber o que e para quem delegar cada tarefa.
Mas o fato é que as pessoas bem sucedidas normalmente trabalham muito duro para atingir suas metas e então realizar seus sonhos.
Os melhores líderes conseguem capacitar suas equipes para fazer cada vez mais e cada vez melhor, no ciclo da melhoria contínua. Isso pode ser configurado no trabalho inteligente. Mas é preciso ainda unir as coisas e adicionar o trabalho duro.
Os melhores líderes mergulham totalmente na visão do negócio e se dedicam totalmente a ideia. Muitas vezes são os primeiros a chegar e os últimos a sair. Isso inspira as pessoas a sua volta a terem o mesmo compromisso.
“Estamos vivendo um período em que há muitas pessoas inteligentes que utilizam a matemática, metologias e outras formas sofisticadas de aumentar a eficiência. Eu acho que esses são grandes méritos, coisas para se orgulhar, mas eu também acho que você precisa de trabalho duro mesmo assim, não há substituto para ele”
Gary Vaynerchuk
Veja quais são os 4 hábitos importantes dos líderes de indústrias de sucesso
É claro que os bons líderes são acessíveis para suas equipes e trabalham muito, mas eles também precisam de tempo e espaço para pensar, estudar e criar estratégias.
A fundadora do The Huffington Post, Arianna Huffington, disse: “Se não podemos desligar, não podemos fazer ligações.”
Líderes famosos como Bill Gates e Steve Jobs ficaram conhecidos por sumir por longos períodos visando melhorar as ideias, visão e se reconectar com eles mesmos.
É preciso encontrar este lugar de força, sabedoria e conexão para manter uma boa liderança.
A Nomus em parceria com o Instituto Brasileiro de Liderança e o Líder HD montou um ebook repleto de dicas práticas, escritas pelo Michael Oliveira, sobre liderança de alta qualidade.
Faça o download do eBook hoje mesmo clicando no botão ao lado: http://material.nomus.com.br/ebookliderancahd
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: