Atualizado em 17/06/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Produção
O chão de fábrica é o coração de qualquer indústria, mas muitas vezes o controle do chão de fábrica não recebe a dedicação que merece pela gestão da empresa.
Uma das principais missões da Nomus é justamente levar o conhecimento e as ferramentas de gestão para todas as indústrias do Brasil.
Esse sonho partiu de experiências que tivemos onde pudemos presenciar indústrias que cometiam erros perigosos na gestão.
Pensando nisso, já escrevemos um artigo sobre os problemas na gestão do chão de fábrica e agora preparei essa lista com 4 perigos que sua indústria pode estar correndo caso não possuam um bom controle do chão de fábrica.
Confira:
Sem um sistema para controlar o chão de fábrica, a produtividade da sua equipe e máquinas ficam totalmente vulneráveis a diversos fatores que podem derrubar seus resultados. Outra sugestão é utilizar um sistema MES.
Para começar, é impossível medir a produtividade real tanto dos colaboradores quanto das máquinas, e sem essa medição, você não saberá dizer o que está indo bem e o que poderia melhorar.
Sem medir a produtividade de seus colaboradores, você não consegue reconhecer e recompensar os colaboradores mais produtivos, e corre o sério risco de desmotivá-los e até perdê-los para seus concorrentes.
Já para os colaboradores menos produtivos, não adianta alimentar a esperança de que vai conseguir aumentar sua produtividade, se você não oferecer a oportunidade para que eles se desenvolvam, investindo em capacitação e conscientização, e definindo metas de melhoria.
Veja também: Segurança no chão de fábrica: como garantir a segurança da sua equipe
Ainda nesse tópico, a fábrica que não controla o chão de fábrica em tempo real demora para identificar paradas de máquina e perde tempo valioso de produção. Além disso, não consegue determinar quais são as principais causas de parada de máquina, para que haja um trabalho de prevenção.
Se você não acompanha o andamento da produção no chão de fábrica, não sabe quais são os tempos reais de produção em cada etapa do processo produtivo, e consequentemente não sabe quais são os custos reais de produção.
Sem esses dados gerados por uma fonte segura, como um software de gestão, será difícil saber a margem de lucro de seus produtos e definir seus preços de venda.
Isso é muito perigoso e traz dois riscos para sua indústria. Primeiro, você pode estar fabricando produtos que geram prejuízo para sua indústria, sem nem mesmo se dar conta. Segundo, você pode estar deixando de fabricar produtos que poderiam gerar lucro para sua indústria, sem ter a informação certa para negociar com seus clientes.
Caso você não tenha o controle do chão de fábrica bem implantado, correrá o risco de demorar ou até mesmo não localizar as ordens de produção no chão de fábrica, e dificilmente conseguirá fazer uma programação de produção.
Dessa forma, sua indústria não conseguirá atender clientes que precisam saber o andamento de seus pedidos em produção, e terá muita dificuldade para cumprir com os prazos de entrega acordados com os clientes.
Sem uma ferramenta para auxiliar a gestão do seu chão de fábrica você irá encerrar o dia e poderá não saber bem ao certo o que foi produzido, o que é uma informação essencial para o planejamento e controle da produção.
Veja também: 10 razões para sua fábrica usar um software para controle da produção
Você e sua equipe acabam ficando as cegas e dependem de relatórios preenchidos a mão, sem validação, que são passíveis a erros e a extravios. Isso sem mencionar as empresas que não possuem nenhum tipo de relatório e a produção diária não é registrada.
Além de se livrar dos problemas citados acima, o Engenheiro de Produção João Pimenta escreveu um artigo memorável sobre os benefícios de controlar o chão de fábrica com um sistema PCP.
Alguns dos tópicos citados pelo João, são:
Para começar, o primeiro passo você já deu, está por dentro dos perigos que a sua indústria pode encontrar ao não ter uma boa gestão do chão de fábrica.
O próximo passo que recomendo é que procure uma ferramenta para auxiliar você e sua equipe a controlarem os pontos levantados neste texto.
Existem diversas opções no mercado mas a escolha não deve ser feita de forma descuidada. Inclusive o Engenheiro João Pimenta escreveu um artigo valioso sobre como encontrar o erp certo para sua indústria, se você ainda não leu, recomendo que leia o quanto antes.
Para finalizar, aqui na Nomus trabalhamos com o Nomus ERP Industrial, que é uma ferramenta completa para gestão de pequenas e médias indústrias. Você pode assistir uma demonstração para entender melhor como ferramenta funciona.
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: