Atualizado em 24/11/22 - Escrito por Beatriz Goulart na(s) categoria(s): Liderança / Processos e Organização
Níveis de gestão demarcados e organizados são extremamente importantes para o bom funcionamento de uma empresa e devem estar sempre alinhados entre si e, principalmente, aos objetivos da organização.
Mas antes de aprofundar no assunto “níveis de gestão”, é preciso entender que o seu objetivo principal é tornar os processos internos de uma empresa mais eficientes e gerar o crescimento saudável desta, através da formulação de um planejamento estratégico e, com ele, a distribuição de tarefas e responsabilidades aos seus gestores e colaboradores, assim como o seu monitoramento.
Além do planejamento estratégico, ou melhor, antecedendo a ele, é preciso trabalhar a cultura organizacional da empresa, que será o guia interno de todos os colaboradores.
E, como veremos ainda neste artigo, essa cultura, assim como o planejamento estratégico, serão formulados a partir do nível hierárquico mais alto nas empresas.
Os níveis de gestão, que serão vistos a seguir, se dividem em:
Para facilitar a visualização dos níveis de gestão, eles são, geralmente, dispostos em uma pirâmide, por mais que a representação, como na questão de número de funcionários, não seja fiel.
Por isso, deve ser levada em consideração apenas a ordem hierárquica desde o topo até a base da pirâmide. Veja:
O nível estratégico é o nível hierárquico mais alto – de topo de pirâmide – e é representado por diretores, sócios e presidentes de empresas, entre outros cargos executivos. As ações traçadas pelas pessoas que compõem esse nível, orientarão o comportamento de todos os colaboradores da empresa e as responsabilidades atribuídas aos seguintes níveis de gestão.
Nesse nível é definido o objetivo global da organização a partir da análise do comportamento do consumidor – mais especificamente seu público-alvo, da realidade do mercado em que se encontra – de maneira geral, e, também, da sua posição nesse mercado diante da concorrência.
Outra função principal desse nível é formular o planejamento estratégico, citado no início deste artigo, para orientar suas equipes na obtenção de resultados, levando em conta, e incorporando, estratégias financeiras e políticas. Nele serão explicitadas as metas de curto, médio e longo prazo designados a todos os setores de uma empresa.
Além disso, os componentes do nível estratégico são os responsáveis pela formulação da cultura organizacional da empresa, definindo sua missão, visão e valores e, ao mesmo tempo, criando um ambiente saudável de trabalho.
Essa cultura será, como foi dito anteriormente, o guia interno de todos os colaboradores, tanto em relação ao comportamento desejado, valores instaurados, objetivos e metas principais definidas, etc. quanto à identificação destes colaboradores com todos esses pontos. E gerará, nesses colaboradores, a satisfação de trabalhar e fazer parte de uma empresa que cultive um ambiente saudável no seu dia a dia.
Veja também: Pesquisa de clima organizacional: o que é e como aplicar?
É importante, também, frisar a identificação citada, já que ela será um fator-chave para a motivação de todas as partes componentes da organização e, consequentemente, para o impulsionamento das suas produtividade e conversão em resultados.
Para concluir a exposição sobre as características e responsabilidades do nível estratégico, este se trata, em resumo, do orientador dos demais níveis e o responsável por dar o aval e os recursos necessários para as atividades e os projetos determinados no planejamento estratégico.
O nível tático é o nível hierárquico intermediário – de meio de pirâmide – e é representado pelos líderes, gestores e coordenadores de uma organização.
As pessoas desse nível de gestão assumem um papel fundamental na dinâmica das empresas, já que atuam como uma ponte entre os outros níveis de gestão (estratégico e operacional).
Para desempenhar esse papel com excelência os gestores devem desenvolver planos de ação que transmitam os objetivos – traçados pelos cargos executivos – para os cargos operacionais de forma explícita e direta, evitando ruídos na comunicação e, consequentemente, falhas e/ou prejuízos para a organização, na execução desses planos.
Esses planos de ação também são importantes para os gestores já que auxiliam na visualização de seus feitos e conquistas, em relação aos resultados esperados pelo nível de topo de pirâmide. Outras ferramentas, como os indicadores de desempenho, também podem auxiliar e enriquecer seu trabalho.
O nível operacional é o nível hierárquico mais baixo – de base de pirâmide, mais que assim como os anteriores realizam papéis importantíssimos na rotina das organizações e, talvez, os que exigem mais atenção aos detalhes na hora da sua execução. Esse nível abrange cargos como chefes de equipe, supervisores, etc.
Nesse nível serão colocadas em prática todas as estratégias desenvolvidas, desde o planejamento estratégico e objetivos globais no nível estratégico, passando pela formulação dos planos de ação no nível tático. Por isso é tão importante a comunicação livre de ruídos entre os níveis, não só entre o tático e o operacional, como também entre o estratégico e o tático.
Caso os líderes (do nível tático) não tenham a interpretação exata sobre quais são e como devem ser aplicadas as estratégias planejadas pelos executivos, para alcançar suas expectativas, os planos de ação trabalhados e passados para o nível operacional, provavelmente, não serão equivalentes ao planejamento estratégico inicial e isso acarretará em altos prejuízos para a organização em questão.
Veja também: Como funciona a agenda do líder em uma indústria de sucesso (Vicente Falconi)
Neste artigo, foram elaborados os 3 níveis de gestão: Estratégico, Tático e Operacional e, a partir dessa elaboração, pôde-se entender que essa divisão, assim como o alinhamento de propostas e metas entre os 3 níveis são essenciais para o bom desempenho de uma organização.
Para que haja uma comunicação fluida entre todos os níveis e setores das organizações, facilitando o acompanhamento de conquistas, como também de falhas em seus processos de venda ou produção, por exemplo, colaborando com o alinhamento de informações desejado, o sistema de gestão ERP é a ferramenta ideal.
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Achei os conteudos muito bom apredi bastante
muito bom estudo
conteúdo bastante proveitoso
Aprendi bastante com os conteúdos, alguns conceitos usei na prática e ajudaram me bastante.
Muito obrigada e entendi um pouco sobre Nível de gestão gostaria de me ensinar muito e como posso defender isso