Atualizado em 23/05/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): ERP / Processos e Organização
Hoje trago uma conversa que tive com o Fabrício Ramos, gestor do setor de qualidade da Engematex, com o objetivo de responder a pergunta: o Nomus ERP Industrial vale a pena?
Fabrício da uma visão geral do que a Engematex faz e conta como foi a experiência com seu antigo fornecedor de ERP. Explica os problemas enfrentados e por que resolveram mudar para o ERP Industrial.
Para fechar, ele lista as funcionalidades do sistema que mais ajudam a empresa e responde a pergunta: você recomendaria o ERP Industrial para um amigo ou familiar?
Para assistir a entrevista e saber as respostas, basta conferir o vídeo:
Para ficar bem explicado, irei fazer um resumo em texto para registro. Confira:
A Engematex é uma empresa de caldeiraria pesada e foi fundada em 1991.
O foco principal da empresa atualmente é a área de troca de térmica, montando trocadores de calor, resfriadores de ar, vasos de pressão, tanques de estocagem e etc.
Os seus clientes são principalmente empresas químicas e petroquímicas.
Além disso a empresa também presta serviços de manutenção em campo e manutenção na própria empresa. Eles recolhem os equipamentos e fazem o recuperamento.
O cargo chefe da empresa é em manutenção de fecho tubular na Petrobras e são reconhecidos por isso.
Veja também: ERP por assinatura: o que é, como funciona e quais as diferenças
A Engematex possuia um ERP de grande nome no mercado mundial. Entretanto, eles tiveram um problema crítico de implantação.
Para preservar a empresa fornecedora, não revelaremos o nome do antigo ERP utilizado pela Engematex.
Eles contrataram esse sistema em 2015 e em 2019 ainda não havia sido implantado. Sim, 4 anos e a ferramenta não tinha sido implantada no dia a dia da empresa.
Então o Fabrício pegou o documento de entrada do sistema ERP anterior e percebeu que estava repleto de falhas de implantação, além de não explicar bem os processos da Engematex.
Para completar, o investimento que a empresa havia feito nessa ferramenta tinha sido por volta de R$450.000 e mesmo assim não conseguiram implantar a ferramenta de forma apropriada.
Então com um cenário onde precisavam melhorar os processos e o sistema atual não estava funcionando corretamente, era preciso fazer alguma mudança para conseguir melhores resultados.
Foi nesse momento que decidiram que era preciso trocar o sistema ERP.
A Engematex já conhecia a Nomus e percebeu que os benefícios oferecidos pelo Nomus ERP Industrial poderiam ser justamente o que a empresa precisava. Um ERP que entende da indústria e tem um valor muito mais acessível.
Segundo o Fabrício, a Nomus entende os processos da Engematex e o sistema da Nomus tem um fator crucial que a outra ferramenta não tinha. Ele já atendida todas as necessidades sem precisar contratar add-ons ou ferramentas terceiras.
Em uma analogia, o sistema antigo era como windows, ou seja, uma ferramenta crua e que se você quisesse fazer algo nela era preciso contratar uma terceira empresa para instalar um novo módulo na ferramenta.
Por exemplo, se você quiser emitir uma nota fiscal, era necessário contratar um add-on de uma terceira empresa para instalar o módulo no sistema. Com isso, a Engematex precisava de suporte das duas empresas para realizar essa atividade.
Já o Nomus ERP Industrial entrega um sistema único e completo, ou seja, todos os módulos já estão inclusos na ferramenta, sem a necessidade de instalar módulos adicionais. Dessa forma a ferramenta atendia muito melhor a Engematex.
Além disso, o ERP da Nomus é um software muito mais moldável, ou seja, é possível contratar customizações do sistema para atender ainda melhor a demanda da empresa.
Para fechar, havia também a vantagem dos custos.
A Engematex fez um levantamento de custos e percebeu que de 10 a 14 anos eles conseguiriam recuperar todo o investimento feito na outra ferramenta apenas com a diferença da mensalidade dos dois sistemas.
Isso porque o Nomus ERP Industrial além de atender melhor a Engematex, é 60% mais barato do que o sistema anterior.
Veja também: Como escolher um ERP adequado para sua empresa (10 dicas práticas)
Agora irei listar os principais benefícios diretos que a Engematex conquistou ao escolher o Nomus ERP Industrial:
A Engematex está utilizando cada vez mais funcionalidades do Nomus ERP Industrial. O Fabrício deu a sua opinião sobre os principais módulos que eles utilizam, confira:
Perguntei para o Fabrício: você indicaria a Nomus para um amigo ou parente diante do cenário atual e com a sua experiência com a Nomus?
A resposta foi: Sim.
Segundo o Fabrício, inclusive já indicaram para empresas concorrentes mas que são amigas, avisaram que com o Nomus poderiam reduzir custos e melhorar o controle da produção.
De acordo com ele as principais vantagens é a facilidade do uso e a possibilidade de customizar o sistema para atender as demandas específicas da empresa.
No cenário da crise do coronavírus a Nomus também traz a vantagem de permitir o home office (dicas para home office) sem instalar software nenhum, basta acessar o sistema por um navegador normal.
Com isso eles conseguem colocar os diretores com mais idade em casa, acompanhando a produção e aprovando o que tiver que aprovar. Dessa forma a Nomus ajuda a Engematex a não parar mesmo durante esse período.
“De sistema ERP Industrial eu acho que é um dos melhores do Brasil”
Agora a pergunta é para você. Como está a gestão da sua indústria?
O seu sistema ERP está:
Bem implantado e aderente com o seu negócio? Ou seja, ele atende bem a sua indústria e a sua operação?
O valor de manutenção mensal é justo e acessível para a sua realidade atual?
É possível trabalhar remotamente com ele caso necessário?
Se a resposta for não para alguma dessas, fique a vontade para entrar em contato comigo e posso entender melhor sobre o seu caso específico.
Além disso, assista uma demonstração do Nomus ERP Industrial e veja na prática como a ferramenta funciona.
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: