Atualizado em 15/02/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização
Os objetivos SMART são uma técnica de gestão utilizada para definir as metas de uma empresa de modo geral ou de um projeto específico. Dessa forma, o negócio consegue dar passos mais assertivos em direção a alvos realistas.
É interessante conhecer os detalhes sobre o funcionamento dessa tática, já que talvez seja exatamente a solução que sua corporação precisa para ser capaz de alcançar melhores resultados por meio do bom planejamento.
Sendo assim, elaboramos este post para explicar o que é essa ferramenta. Durante a leitura, veja a resposta para perguntas, como:
Bom proveito!
Conforme citado anteriormente, os objetivos SMART são um tipo de estratégia que auxilia no processo de planejamento de metas de uma empresa, aumentando a probabilidade de sucesso.
Cada letra do acrônimo serve como um lembrete dos 5 campos de análise que devem ser levados em consideração durante o momento de criação de um novo alvo. Nesse sentido, as 5 características são:
Mas quais são as vantagens de aplicar a técnica dos objetivos SMART em sua organização? Confira!
As vantagens de utilizar o conceito dos objetivos SMART em sua empresa são diversas e vão desde o melhor aproveitamento do tempo até o aumento do engajamento das equipes com os projetos. Veja três exemplos de benefícios que essa técnica é capaz de proporcionar.
Em primeiro lugar, é válido destacar que o processo de tomada de decisões se torna mais assertivo, já que a gestão sabe exatamente onde pretende chegar e quais são os dados corretos para avaliar o andamento da proposta. Assim, caso seja necessário mudar as táticas, isso não será feito com base no “achismo”, e sim em evidências concretas.
Além disso, os objetivos SMART ajudam a determinar o tempo mínimo que uma ação demora para trazer resultados. Isso é importante, já que os efeitos de uma estratégia nem sempre são imediatos, mas isso não significa necessariamente que há uma falha, às vezes é só ter paciência e esperar um pouco.
Outra vantagem dos objetivos SMART é que permitem que a empresa evite gastar tempo demais em tarefas que são menos essenciais para a conquista das metas.
Dessa forma, os esforços se tornam centralizados, ou seja, por saber quais são as atividades mais importantes, as equipes têm a chance de manter o foco de seu trabalho nisso. Consequentemente, isso proporciona o aumento da produtividade.
A verdade é que só é possível notar os efeitos positivos de uma ação quando se sabe o porquê ela foi realizada. Nesse sentido, os objetivos SMART funcionam com base em alvos detalhados e específicos. Por isso, quando há a análise das métricas, você consegue comparar os números com o plano.
Também é digno de nota que às vezes uma estratégia parece não estar funcionando, mas o problema é que a expectativa criada inicialmente não era tangível. Por outro lado, quando os objetivos são realistas, é mais fácil perceber os resultados.
Entre os benefícios de seguir a metodologia SMART também está incluído o aumento do nível de engajamento das equipes com os projetos. Afinal, uma vez que os resultados se tornam mais evidentes, os colaboradores enxergam o valor de seus esforços e que o seu trabalho não foi à toa.
Esse sentimento de realização talvez aja como combustível para manter o alto engajamento dos profissionais em suas atividades diárias, melhorando o desempenho dos times.
Portanto, aplicar os objetivos SMART em sua corporação promoverá muitas vantagens. Mas como fazer isso na prática?
Veja o passo a passo de como implementar a ferramenta SMART no dia a dia de sua empresa.
O primeiro passo é fazer uma lista com todas as metas que seu negócio pretende alcançar. No caso de empresas maiores, é possível solicitar aos líderes de cada área que determinem os alvos do seu setor.
Em seguida, é hora de criar categorias para os itens elencados anteriormente. Por exemplo, você pode separar por nível de urgência ou impacto financeiro proporcionado para o negócio.
Após categorizar os objetivos, é necessário escolher quais vão ser as métricas utilizadas para medir os resultados de cada alvo específico, definindo quais são as mais importantes.
O quarto passo é estipular qual vai ser o prazo para alcançar os objetivos, isso vai ajudar a saber quais são as estratégias mais apropriadas e a manter a expectativa realista.
Após finalizar o planejamento, certifique-se de que todos os profissionais envolvidos no processo estejam cientes das metas e que compreendam a relevância do seu papel no alcance dos objetivos. Ou seja, os colaboradores precisam saber o que é esperado deles e o porquê disso.
Por último, não encare o planejamento como algo engessado e que não possa ser modificado. De acordo com o acompanhamento das métricas, será possível avaliar se a tática está caminhando adequadamente ou não. Caso seja necessário, faça modificações e adaptações a fim de garantir os bons resultados.
Então, agora você já sabe como aplicar os objetivos SMART em sua empresa e garantir a maior probabilidade de sucesso de suas estratégias.
Agora que você já conhece o que é Objetivos SMART e como aplicá-los, recomendo que se Inscreva-se no Blog Industrial para receber outras dicas de gestão semanalmente no seu email.
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