Objetivos SMART: o que são e como aplicar na sua empresa


Atualizado em 15/02/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização

Ferramentas de gestão

Os objetivos SMART são uma técnica de gestão utilizada para definir as metas de uma empresa de modo geral ou de um projeto específico. Dessa forma, o negócio consegue dar passos mais assertivos em direção a alvos realistas. 

É interessante conhecer os detalhes sobre o funcionamento dessa tática, já que talvez seja exatamente a solução que sua corporação precisa para ser capaz de alcançar melhores resultados por meio do bom planejamento. 

Sendo assim, elaboramos este post para explicar o que é essa ferramenta. Durante a leitura, veja a resposta para perguntas, como:

  • O que significa a sigla SMART?
  • Quais são os benefícios dessa metodologia?
  • Como aplicar na prática esse tipo de plano?

Bom proveito!

O que são os objetivos SMART?

Conforme citado anteriormente, os objetivos SMART são um tipo de estratégia que auxilia no processo de planejamento de metas de uma empresa, aumentando a probabilidade de sucesso. 

Cada letra do acrônimo serve como um lembrete dos 5 campos de análise que devem ser levados em consideração durante o momento de criação de um novo alvo. Nesse sentido, as 5 características são: 

  • Specific (específico): evitar a tendência de escolher objetivos genéricos, pelo contrário, a ideia é sempre colocar em detalhes o que se pretende alcançar;
  • Measurable (mensurável): definir o acompanhamento de métricas que permitam a verificação do nível de êxito das ações;
  • Achievable (alcançável): escolher metas realistas e concretas, ou seja, é preciso manter uma harmonia entre a expectativa e a realidade;
  • Relevant (relevante): analisar qual é o impacto que uma determinada conquista vai proporcionar ao negócio, se é um resultado relevante ou não;
  • Time-bound (tempo delimitado): estipular o prazo mínimo para começar a colher os frutos positivos da estratégia. 

Mas quais são as vantagens de aplicar a técnica dos objetivos SMART em sua organização? Confira!

Quais são os benefícios dos objetivos SMART?

As vantagens de utilizar o conceito dos objetivos SMART em sua empresa são diversas e vão desde o melhor aproveitamento do tempo até o aumento do engajamento das equipes com os projetos. Veja três exemplos de benefícios que essa técnica é capaz de proporcionar.   

1. Melhora a tomada de decisões 

Em primeiro lugar, é válido destacar que o processo de tomada de decisões se torna mais assertivo, já que a gestão sabe exatamente onde pretende chegar e quais são os dados corretos para avaliar o andamento da proposta. Assim, caso seja necessário mudar as táticas, isso não será feito com base no “achismo”, e sim em evidências concretas. 

Além disso, os objetivos SMART ajudam a determinar o tempo mínimo que uma ação demora para trazer resultados. Isso é importante, já que os efeitos de uma estratégia nem sempre são imediatos, mas isso não significa necessariamente que há uma falha, às vezes é só ter paciência e esperar um pouco. 

2. Centraliza os esforços

Outra vantagem dos objetivos SMART é que permitem que a empresa evite gastar tempo demais em tarefas que são menos essenciais para a conquista das metas. 

Dessa forma, os esforços se tornam centralizados, ou seja, por saber quais são as atividades mais importantes, as equipes têm a chance de manter o foco de seu trabalho nisso. Consequentemente, isso proporciona o aumento da produtividade.

3. Evidencia os resultados 

A verdade é que só é possível notar os efeitos positivos de uma ação quando se sabe o porquê ela foi realizada. Nesse sentido, os objetivos SMART funcionam com base em alvos detalhados e específicos. Por isso, quando há a análise das métricas, você consegue comparar os números com o plano.  

Também é digno de nota que às vezes uma estratégia parece não estar funcionando, mas o problema é que a expectativa criada inicialmente não era tangível. Por outro lado, quando os objetivos são realistas, é mais fácil perceber os resultados. 

4. Aumenta o engajamento 

Entre os benefícios de seguir a metodologia SMART também está incluído o aumento do nível de engajamento das equipes com os projetos. Afinal, uma vez que os resultados se tornam mais evidentes, os colaboradores enxergam o valor de seus esforços e que o seu trabalho não foi à toa. 

Esse sentimento de realização talvez aja como combustível para manter o alto engajamento dos profissionais em suas atividades diárias, melhorando o desempenho dos times. 

Portanto, aplicar os objetivos SMART em sua corporação promoverá muitas vantagens. Mas como fazer isso na prática? 

Como aplicar os objetivos SMART na prática?

Veja o passo a passo de como implementar a ferramenta SMART no dia a dia de sua empresa.

Passo 1: Crie uma lista com todos os objetivos

O primeiro passo é fazer uma lista com todas as metas que seu negócio pretende alcançar. No caso de empresas maiores, é possível solicitar aos líderes de cada área que determinem os alvos do seu setor. 

Passo 2: Separe as metas por categorias

Em seguida, é hora de criar categorias para os itens elencados anteriormente. Por exemplo, você pode separar por nível de urgência ou impacto financeiro proporcionado para o negócio. 

Passo 3: Escolha as métricas ideais

Após categorizar os objetivos, é necessário escolher quais vão ser as métricas utilizadas para medir os resultados de cada alvo específico, definindo quais são as mais importantes. 

Passo 4: Estipule um prazo 

O quarto passo é estipular qual vai ser o prazo para alcançar os objetivos, isso vai ajudar a saber quais são as estratégias mais apropriadas e a manter a expectativa realista. 

Passo 5: Mantenha a boa comunicação

Após finalizar o planejamento, certifique-se de que todos os profissionais envolvidos no processo estejam cientes das metas e que compreendam a relevância do seu papel no alcance dos objetivos. Ou seja, os colaboradores precisam saber o que é esperado deles e o porquê disso. 

Passo 6: Revise o planejamento

Por último, não encare o planejamento como algo engessado e que não possa ser modificado. De acordo com o acompanhamento das métricas, será possível avaliar se a tática está caminhando adequadamente ou não. Caso seja necessário, faça modificações e adaptações a fim de garantir os bons resultados.

Então, agora você já sabe como aplicar os objetivos SMART em sua empresa e garantir a maior probabilidade de sucesso de suas estratégias.  

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