Orçamentos: como solicitar ou ofertar propostas comerciais


Atualizado em 13/03/25 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Custos e Finanças

Custos industriais

Orçamento é um plano de trabalho ou lista de produtos a serem ofertados em uma negociação com a informação dos seus respectivos custos individuais e totais. É a forma que um cliente tem de saber quanto custará uma aquisição junto a um fornecedor.

O documento e os dados do mesmo podem variar bastante conforme a empresa que está oferecendo o orçamento e o tipo de produto ou serviço ofertado. O orçamento em uma pizzaria pode ser o preço de x pizzas de calabresa e o orçamento em uma fábrica de máquinas personalizadas pode incluir as ferramentas de criação utilizadas no projeto.

Você pode descobrir todo o básico desse tipo de ferramenta de negociação no artigo abaixo. Entenda também quais ferramentas podem ajudar você nessa operação, automatizando tanto o pedido quanto o envio de orçamentos.

Faça uma boa leitura!

Orçamentos: como solicitar ou ofertar propostas comerciais

Orçamento: o que é?

Orçamento é um tipo de documento que descreve o que está sendo negociado e os custos da aquisição do produto ou serviço. Seus formatos e aplicações podem variar para todo tipo de mercado e setor.

O orçamento apresentado por uma fábrica de pregos é diferente em quase tudo que é informação fornecida do orçamento de uma agência de marketing, por exemplo. Ao mesmo tempo, ambos mostrarão o que será feito e quanto custará.

Elaborar e apresentar o orçamento de forma otimizada, nas mídias certas e dentro de uma estratégia de negociação é fundamental para garantir o fechamento de negócios e a maior eficiência possível para seu setor de vendas.

Como se faz um orçamento?

A elaboração de um orçamento varia conforme os tipos de produtos e serviços oferecidos e também das estratégias da empresa. No entanto, há algumas questões compartilhadas em todos os casos. Você precisa de um documento escrito com os valores, formas de pagamento e o que será entregue naquela negociação.

Dito isso, é preciso conhecer formas efetivas de gerar ou solicitar orçamentos para as suas negociações. Vou falar sobre isso nas duas perspectivas: de vendedor e de comprador. E cada um tem suas peculiaridades.

Quando você é o vendedor

É preciso saber chegar no preço certo no orçamento. Ele deve cobrir não só o gasto na produção ou execução de um serviço. Você tem custos para manter sua empresa funcionando, para o marketing e na própria negociação em si.

Por isso, usar uma planilha de formação de preço de vendas e análise de custos é fundamental para calcular cada centavo gasto na sua empresa e encontrar o preço que cobrirá o lucro real desejado.

Se quiser uma planilha grátis, clicando no banner abaixo:

Planilha

Quando você é o comprador

Solicitar orçamentos bem detalhados é importante para saber qual oferta faz mais sentido para seu bolso ou o da empresa junto à entrega necessária de produtos e serviços. 

Nesse caso, uma forma eficiente de coletar orçamentos é através de portais de cotação online. São páginas onde você coloca o que precisa, envia para diferentes interessados e os mesmos fazem upload de propostas dentro das suas necessidades.

Saiba mais sobre portais de cotação online.

Como se pede um orçamento

Depende. Há várias formas de se obter o orçamento de um produto e serviço. Essa solicitação depende da natureza do que se quer orçar e também das empresas fornecedoras e seus canais de vendas.

Por exemplo, o orçamento de pães fornecidos por uma padaria de bairro provavelmente é realizado em comunicação direta com o padeiro. No entanto, o grande fornecimento recorrente de uma panificadora provavelmente depende do contato através do setor comercial da empresa.

A forma mais eficiente, no entanto, de se fornecer orçamento em negociações B2B é através de portais de cotação online. São ferramentas onde você coloca o que precisa e empresas fornecedoras fazem suas ofertas de entrega, qualidade, forma de pagamento, preço e outros detalhes.

Saiba mais sobre portais de cotação online.

O que faz um orçamentista?

Orçamentista é um profissional que exerce a função de entender as necessidades de um projeto, trabalho, produção etc e trazer para realidade das negociações de forma que se possa solicitar orçamentos de forma objetiva, clara e prática.

Geralmente, a contratação para pessoas que exerçam essa função de forma específica, a ponto de ser um cargo, é feita na indústria de construção. Esse profissional deve entender sobre materiais de construção, engenharia, arquitetura, enfim, diferentes aspectos profissionais e necessidades de ferramentas e matérias-primas utilizados em uma obra.

Segundo o portal de vagas de emprego Catho, a média salarial desse profissional é de R$ 2.489,47, com os maiores salários encontrados no Paraná, São Paulo e Minas Gerais, respectivamente.

O que é BDI em um orçamento?

BDI é uma sigla que significa, originalmente, Budget Difference Income e, em português, Benefícios e Despesas Indiretas. Esse termo se refere a todos os custos encontrados em um orçamento que vão além da mão de obra e do material utilizados. Isso é, ele aborda também transporte, seguro e impostos.

O BDI é bastante usado na indústria de construção e é calculado de diferentes formas. A mais comum, no entanto, é a fórmula apresentada pelo Ibec (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos):

BDI = {[( 1 + AC + CF + S + MI) / (1 – TM – TE – TF – MBC – G)] -1} x 100

Onde você usa os seguintes valores:

  • AC: custos de administração central, como luz e água;
  • CF: custos financeiros, que são as expectativas de rendimento com o investimento do valor da obra;
  • G: garantias;
  • MBC: margem bruta de contribuição, ou margem de lucro;
  • MI: margem de incertezas, que são custos não esperados e que não são cobertos pelos seguros;
  • S: seguros;
  • T: tributos.

Faz sentido cobrar para fazer orçamento?

Não existe exatamente uma lei explicitamente proibindo a cobrança para emitir o orçamento ou uma visita técnica para orçamento em uma negociação. No entanto, há entidades e órgãos de defesa do consumidor que consideram essa prática abusiva.

Ainda que a parte de legalidade seja discutível, não costuma ser uma boa prática cobrar pelo orçamento. Você pode ter seu cliente desistindo na hora – pagar apenas para saber seus preços tenderá a ser mal visto pelo público.

Solicite e envie orçamentos automaticamente

É possível automatizar tanto o processo de solicitar orçamentos junto a fornecedores quanto o processo de gerar e enviar orçamentos para seus clientes. A melhor delas, para o setor industrial, é o sistema integrado de gestão para indústrias (ERP Industrial).

Mais especificamente, o Nomus ERP Industrial

Trata-se de uma ferramenta completa de gestão para indústrias que conecta todas as suas áreas, inclusive os envios de orçamentos para venda e pedidos de orçamento para compras.

Todas as operações são interligadas, atualizando estoques e status de negociação, emitindo notas fiscais, e levando esses e diversos outros dados a painéis financeiros e dashboards no geral para visualização de dados em tempo real.

Veja na prática como funciona com a demonstração grátis do Nomus ERP Industrial:

Evolua seus conhecimentos de negociação e indústria

Os orçamentos são apenas um tipo de documento que um gestor deve se preocupar na hora de administrar uma indústria. Há outros, como notas fiscais, Bloco K, carta de correção etc, e todos eles você pode aprender a emitir neste blog.

Por isso, eu faço um convite. Inscreva-se no Blog industrial da Nomus para receber notificações sempre que um novo artigo com conhecimento industrial for ao ar.

Eu, meus colegas e convidados publicamos regularmente diferentes matérias de interesse da indústria. As lições vão ser ótimas para você.

Também, siga a Nomus nas redes sociais, onde publicamos pílulas de conhecimento regularmente.

Obrigado e vamos em frente!

Planilha
Compartilhe agora mesmo:

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: