Atualizado em 16/03/23 - Escrito por Gabriel Medeiros na(s) categoria(s): Manutenção / Produção
Com o constante avanço tecnológico nas indústrias, inovar se tornou extremamente importante para que a sua indústria e empresa continue atuando ativamente no mercado.
Para isso, entenda como otimizar e garantir melhores resultados em sua operação industrial com apenas 3 dicas básicas. Mas que com certeza, fazem muita diferença na hora de colher bons resultados.
Animados?! Vamos lá!
A primeira dica para otimizar os seus resultados industriais é utilizar ativos industriais de qualidade em sua operação industrial.
Mas, como vou saber quais são esses ativos?
Não se preocupe! São apenas três ativos industriais e nós falaremos sobre cada um deles!
O primeiro ativo são os acoplamentos e eles são fundamentais para as empresas e indústrias pois fazem a conexão entre dois sistemas maquinários.
Além disso, são eles que fazem a transmissão de torque para um determinado acionamento.
As principais marcas de acoplamentos, são:
A Flender Siemens é uma marca de acoplamentos que não está mais presente no Brasil, porém ela possui um padrão de qualidade internacional.
Acoplamentos dessa marca são encontrados a partir dos distribuidores Siemens no Brasil.
A KTR é uma das principais marcas de acoplamentos de precisão no Brasil e um dos acoplamentos mais utilizados pelas indústrias é o Rotex.
O Rotex é um acoplamento flexível, elástico e resistentes à poeira, água e óleo.
A KTR possui fábricas no Brasil e também possui distribuidores das suas linhas de acoplamentos para todo o território brasileiro.
A Acoplast Brasil é uma das principais marcas de acoplamentos no Brasil.
A empresa fabrica acoplamentos próprios que são intercambiáveis com acoplamentos de marcas de referências. Ou seja, acoplamentos que possuem as mesmas especificações técnicas se comparado com marcas de referência.
Além disso, a empresa é parceira e distribuidora Flender, Schmidt e KTR no Brasil.
Os acoplamentos da Acoplast possuem qualidade ISO 9001, pronta entrega para todo Brasil e normalmente possuem o menor custo.
Veja também: Gestão por resultados: saiba o que é e como implementá-la em 10 passos
O 2° ativo são os redutores de velocidade, que são conhecidos também como redutores industriais.
Eles são importantes para o processo industrial pois fazem a redução da velocidade de rotação de um acionador ou máquina acionada.
Além disso, eles são utilizados quando há a necessidade de mudar a velocidade de rotação de um acionador.
As principais marcas disponíveis no mercado, são:
Esse tipo de ativo industrial é formado por um motor elétrico e uma engrenagem de redução.
Diferentemente dos redutores, os motoredutores possuem motores elétricos integrados em sua composição.
Algumas das marcas disponíveis no mercado são:
Importante ressaltar que os redutores e os motoredutores Siemens são distribuídos apenas pela Acoplast Brasil. Isso ocorre pois a Acoplast é a única parceira Siemens autorizada a comercializar esses tipos de produtos no Brasil.
A manutenção dos redutores e motoredutores são de extrema importância, pois com uma manutenção corretiva, preditiva ou preventiva, é possível intensificar os resultados industriais e reduzir os custos de inatividade dos equipamentos.
Portanto, esse serviço é fundamental para que a sua indústria tenha uma maior produtividade.
Para saber mais sobre os diferentes tipos de manutenção, acesse:
Esse tipo de serviço é feito juntamente com uma tecnologia de informação. Ou seja, ele faz todo o controle da sua operação industrial através de sensores que são inseridos nas máquinas acionadas, redutores, motores industriais e em sistemas de acionamento.
Assim, qualquer ação fora do comum que pode ocorre nesses equipamentos é enviada para uma central, que rapidamente saberá qual é o motivo deste problema e, assim, conseguirá corrigi-lo de forma eficiente.
Com esse serviço é possível:
Para maior entendimento sobre esse tipo de serviço, acesse o artigo: “Monitoramento de ativos: o que é? Como posso melhorar meus resultados industriais com esse serviço?”.
Após seguir essas 3 dicas, tenho certeza que você irá otimizar os resultados da sua indústria e alcançará melhores índices de produtividade.
Gostou do artigo? Acesse o site da Acoplast Brasil para conhecer mais sobre seus produtos e assine o Blog Industrial Nomus para receber matérias como essa.
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: