Baixe e comece a emitir pedidos de forma rápida e prática.
Baixar modelo agora.Veja a explicação do material abaixo ↓
Atualizado em 25/04/25 - Escrito por Thiago Leão com colaboração de João Pedro na(s) categoria(s): Custos e Finanças / Estoque
Pedido de compra é o documento que a empresa envia para seu fornecedor que formaliza a negociação realizada. Esse documento apresenta os produtos, preços e condições de fornecimento conforme acordado. Por isso, é importante emiti-lo com atenção e cuidado.
Eu trouxe um modelo grátis para você usar e tenho certeza de que facilitará bastante o seu dia a dia na gestão de compras da sua empresa. É simples de operar, foi criado por profissionais da indústria, inclusive engenheiros, e feito pensando nos mínimos detalhes.
No entanto, por mais que baixar e ler as instruções no documento sejam suficientes para usá-lo, seu pensamento deve ser no macro da operação. Por isso, este artigo possui instruções e dicas sobre pedidos de compras e busca por fornecedores qualificados.
Faça uma boa leitura.
Índice do artigo
O pedido de compra é um documento formalizador da negociação de compra junto a um fornecedor com a primeira oferta realizada. Geralmente é emitido já depois de conversas entre as partes e descrevem o que os compradores esperam e desejam da operação junto ao vendedor.
Também é uma forma de documentar a operação para gestão interna de estoque, produção, suprimentos e até vendas, como no caso do status da aquisição de matéria-prima.
Logo, sua importância está nesses dois pontos descritos acima. Ainda, trazer formalidade às suas negociações traz também mais segurança e dinâmica para suas operações internas e externas, além de mais transparência perante investidores e outras partes.
Um pedido de compra pode ter diferentes campos conforme a organização e detalhamento do documento. Normalmente, no entanto, há campos específicos que precisam ser encontrados para que o pedido de compra seja identificado e funcione como tal. São eles:
Entenda como uma precificação com base em custo real funciona.
Existem duas formas bem fáceis de se emitir pedidos de compra na sua indústria. A primeira delas é a planilha que eu e meus colegas desenvolvemos especialmente para você. A segunda é o Nomus ERP Industrial, um sistema integrado que conecta todas as áreas da sua indústria.
Dessa forma, você não acessa apenas um gerador otimizado de pedidos de compra, mas também integração e conexão que permitem automatizar a operação, conectá-la com sua produção e estoque, gerir seus fornecedores de forma inteligente, e muito mais.
Confira os dois abaixo:
Existe um sistema completo que emite mais do que pedidos de compra. Integrando estoque, produção, vendas, fincaneiro e todos os dados da empresa, você terá controle total e automatizará o processo de aquisição de matéria-prima, insumos e outros para sua indústria.
Conheça o Nomus ERP Industrial:
Existem dois passo a passo que podemos utilizar para emitir um pedido de compra com eficiência e agilidade. São eles através de uma planilha eletrônica e através de um sistema de gestão integrada (ERP Industrial) completo.
OBS: se as macros estiverem desabilitadas, feche a planilha, aperte na mesma com o botão direito do mouse, marque a opção de habilitar o macro (está embaixo) e clique em aplicar. Tela de exemplo abaixo.
O Modelo de Pedido de Compra é uma planilha de Excel, mas quando a ficha é preenchida você gera arquivos em PDF que são automaticamente salvos na pasta local da ferramenta.
Veja delas do modelo:
Veja uma demonstração do sistema capaz de gerar pedidos de compras Nomus ERP Industrial.
Uma ferramenta que pode facilitar bastante o pedido de compra e todo o processo envolvido nessa operação é usando um portal de cotação online de fornecedores. Trata-se de um local digital onde fornecedores registram suas propostas de preço e outros detalhes para atender às solicitações de um comprador.
Assim, você anuncia suas necessidades, convida fornecedores ou disponibiliza o link publicamente, e empresas interessadas fazem suas ofertas de venda. Ao concluir quais as melhores opções, basta emitir e enviar o pedido de compra.
Existem sistemas que montam estes portais de forma automatizada, como é o caso do Nomus ERP Industrial.
Você pode ter uma gestão de compras, estoque, produção, vendas, logística, etc muito mais ágil ao implementar um sistema integrado para indústrias. Uma ferramenta que está sempre em pleno desenvolvimento com funcionalidades específicas para o setor fabril.
Estou falando do Nomus ERP Industrial, que além de portal de cotação online nativo, geração inteligente de pedidos de compra e gestão automática, traz painéis com dados em tempo real sobre qualquer área da sua empresa.
Assista agora à Demonstração Grátis do Nomus ERP Industrial:
Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ, Sócio e diretor comercial da Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.
Encontre Thiago Leão nas redes sociais:
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: