Atualizado em 10/10/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Produção
O planejamento de produção é uma das primeiras etapas do PCP e é um conjunto de atividades para planejar todo o período produtivo de uma indústria, determinando o que produzir, quando, quanto, onde, como e para quem.
Este planejamento tem como objetivo alinhar a demanda da empresa e a linha de suprimento necessária para garantir que a produção aconteça de forma eficaz, mantendo a fábrica operando de forma eficiente e os clientes bem atendidos.
Com isso a fábrica pode evitar diversos problemas, como por exemplo:
Então para auxiliar sua empresa a começar a planejar a produção e assim reduzir esses problemas, montamos esse artigo completo sobre planejamento de produção, confira:
Como falei anteriormente, o planejamento de produção é o conjunto de atividades que planeja qual será a produção da fábrica em determinado período.
Seu objetivo é alinhar a demanda da fábrica com toda a gestão de suprimentos da empresa, garantindo assim que a produção funcione conforme o esperado.
Além disso, o planejamento traz previsibilidade para a fábrica, já que é possível adequar a capacidade produtiva de acordo com a demanda do período.
Esse planejamento pode ser feito de longo, médio ou curto prazo e com objetivos diferentes, sendo eles:
Veja também: 4 problemas no planejamento que estão fazendo a sua fábrica perder dinheiro
O planejamento é fundamental para que a indústria possa operar de forma eficiente e consiga atender a demanda do período dentro do prazo.
Uma fábrica sem planejamento da produção acaba enfrentando problemas comuns como:
Vale ressaltar que o planejamento é feito baseado nas expectativas e previsão de vendas da empresa, mas isso pode acabar mudando na prática e é necessário o controle da produção para realizar os ajustes necessários.
Para ilustrar ainda mais, aqui estão alguns dos benefícios diretos em um bom planejamento de produção, confira:
Existem cinco grandes benefícios em realizar um bom planejamento da produção, sendo eles:
Começando a lista dos benefícios do planejamento de produção está a redução ou eliminação da produção parada.
É claro que imprevistos acontecem e eventualmente podem acabar parando ou desacelerando sua produção. Entretanto, você pode reduzir drasticamente as paradas na produção com um bom planejamento de produção.
O planejamento de produção é capaz de evitar problemas como por exemplo:
Com um bom planejamento de produção sua indústria será capaz de determinar prazos precisos para seus clientes.
Isso é ótimo para aumentar a satisfação dos clientes e melhorar sua credibilidade.
Indústrias que não planejam a produção, frequentemente acabam atrasando pedidos e perdendo clientes.
Veja também: NPS (Net Promoter Score): o que significa, como calcular e como aplicar
Continuando a lista de benefícios do planejamento de produção está a redução de problemas com fornecedores.
Ou seja, com um bom planejamento é possível fazer análises e previsões quanto aos prazos, a qualidade e a disponibilidade dos fornecedores da sua fábrica.
Ao reduzir o tempo de máquinas e operadores parados e matérias primas com problema ou atraso, sua indústria estará reduzindo os desperdícios e economizando dinheiro.
Com um bom planejamento de produção sua indústria estará mais preparada para trabalhar com níveis de estoque de matéria prima ideais.
Ou seja, você é capaz de determinar de forma mais precisa quanto material precisará comprar para atender a atual demanda de seus clientes e do mercado.
Para um texto ainda mais completo sobre o planejamento e controle da produção, recomendo que baixe o nosso ebook gratuito em PDF.
Para baixar, basta clicar na imagem ou botão abaixo:
Existem algumas etapas básicas que compõem o planejamento de produção, sendo elas:
Para entender melhor, irei explicar brevemente o funcionamento de cada uma delas, confira:
A primeira etapa do planejamento é traçar uma previsão de demanda esperada em determinado período. Ou seja, a sua empresa faz um estudo do mercado para entender o que acontecerá no período escolhido.
Por exemplo, se a fábrica está pensando em lançar uma linha de protetores solares, é possível realizar uma previsão de demanda maior durante o verão e menor no inverno.
É possível fazer essa previsão de duas formas, com uma abordagem qualitativa e/ou quantitativa.
Com a previsão levantada chegou a hora de determinar o que produzir, quanto produzir e quando produzir para atender a demanda de cada período.
Para isso a sua indústria deve fazer um plano mestre de produção (pmp) e assim detalhar melhor qual será o plano de produção da empresa no período.
Com os produtos que serão produzidos planejados, é preciso explodir isso na lista de materiais necessárias para fabricá-los, incluindo produtos em processo.
Ou seja, o MRP serve para ajudar a calcular a necessidade de materiais e produtos em processo no período determinado. A ideia é o gestor saber o que precisa ser comprado, quando será essa compra e qual a quantia necessária para atender a produção.
A capacidade produtiva da empresa é quanto a empresa pode produzir. Por isso o gestor também precisa planejar a capacidade produtiva da fábrica afim de otimizar a produção e evitar desperdícios de materiais, máquinas e mão de obra.
Caso a fábrica não tenha a capacidade produtiva necessária para atender a demanda prevista na previsão de vendas, a empresa pode ter problemas para atender seus clientes.
É por isso que é importante planejar se a fábrica será capaz de atender os períodos de maior pico e se consegue manter a equipe gerando resultados durante os períodos de baixa.
É preciso se atentar a pontos como:
Para colocar o planejamento de produção em prática o ideal é que a sua empresa possua um ERP capaz de auxiliar a sua equipe com cada passo do planejamento.
Como exemplo, irei mostrar algumas telas do Nomus ERP Industrial e como você pode fazer o planejamento da sua produção utilizando a ferramenta.
Além disso, recomendo que assista uma demonstração do ERP para entender melhor como ele funciona e se ele pode ajudar a sua empresa.
Vamos lá:
Com o sistema é possível fazer um cálculo da previsão de vendas dos produtos a partir da análise histórica dos pedidos de venda.
Dessa forma a geração quantitativa da previsão de vendas pode ser automatizada e mais confiável.
O Nomus ERP Industrial também permite que sua equipe faça um cálculo do plano de produção a partir da análise da previsão de vendas, dos pedidos de venda em carteira e do saldo atual do estoque de produtos.
Dessa forma é possível saber exatamente o que produzir, quanto produzir, para quando produzir, para manter seus níveis de estoque equilibrados de forma automática e mais confiável do que cálculos feitos a mão ou em planilhas.
Assim como o plano de produção, o sistema também é capaz de fazer o cálculo do MRP a partir da análise do plano de produção, empenhos de materiais, pedidos de compra e saldo atual em estoque de produtos.
Dessa forma sua equipe pode saber exatamente o que comprar, quanto comprar, para quando comprar, para manter seus níveis de estoque equilibrados.
Por fim, o sistema é capaz de realizar o cálculo do CRP integrado ao planejamento e controle da produção. Dessa forma a sua equipe consegue identificar gargalos no processo produtivo.
Gostaria de ter mais materia no concerne ao planejamento na construcao civil
Muito bom o artigo, a Nomus sempre informando a necessidade das ferramentas, e o expondo como implementa-lás de forma prática, usando do seu protudo. Meus parabéns.
Grato estou pelo conteúdo, organização e publicação
Muito bom para organizar a produção