Atualizado em 3/10/24 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Custos e Finanças / Processos e Organização
Planejamento financeiro é o trabalho de planejar, organizar, controlar, monitorar e analisar as finanças da empresa. Isso significa projetar investimentos, calcular gastos, encontrar e mitigar desperdícios, pensar em formas de aumentar a rentabilidade, entre outras operações afins.
A saúde financeira de uma organização deve ser um dos seus pilares. Isso vale para empresas, órgãos públicos, ONGs, com ou sem fins lucrativos. O dinheiro é parte do que a permite funcionar e é por isso que todo gestor deve conhecer sobre planejamento financeiro.
Começar a aplicar metodologias de planejamento financeiro na sua indústria depende de estudos de teoria, prática e ferramentas. O artigo que preparei abaixo abrange os conhecimentos básicos, um passo a passo completo e ferramentas digitais gratuitas para você usar.
Índice do artigo
O planejamento financeiro de uma empresa é a operação crucial para gerir suas finanças. É através de métodos, ferramentas e processos de gestão financeira que a sua empresa poderá se manter operando de forma saudável. Sem ele, não dá para administrar sua empresa.
É um termo bem amplo que abrange inúmeros processos, ações, e operações dentro de uma empresa. Indústrias, órgãos públicos, empresas público-privadas e até ONGs sem fins lucrativos dependem das finanças para funcionar. Logo, planejamento financeiro é uma etapa importante para a saúde de qualquer organização.
É muito comum as pessoas fazerem paralelos entre gestão financeira empresarial e gestão financeira familiar. Trata-se de um erro bem comum.
Podemos usar a comparação eventualmente para ilustrar um argumento, mas as esferas e recursos dos dois cenários são super distantes.
Se você gerir sua empresa ou sua casa da mesma forma, um – ou os dois – terão problemas. Uma organização é responsável por mais contas e contas complexas, mas também tem acesso a recursos financeiros diferentes – créditos, parcerias, ferramentas – de uma casa.
Essa diferença é extremamente importante inclusive para a lição mais básica que todo empreendedor deve receber: não se mistura contas de casa com contas da empresa. Seu dinheiro é seu dinheiro, dinheiro da empresa é dinheiro da empresa.
Juntar os dois leva a desorganização de contas, problemas de declaração com o Fisco, planejamento irreal, e falta de controle sobre as movimentações.
As finanças de uma empresa são o que fazem ela continuar funcionando. Logo, o planejamento financeiro é o que mantém a saúde de uma organização.
É como se fosse a parte do seu cérebro responsável pela circulação sanguínea e pelas articulações do seu corpo. Sem o planejamento financeiro, sua empresa se movimenta de forma aleatória, para onde cada parte do seu corpo acha que deve ir.
O colaborador das compras vai adquirir matéria-prima a mais, o gestor de produção vai gastar as máquinas sem se preocupar com custos de manutenção e o comercial vai para casa achando que a meta está batida – enquanto sua empresa está no vermelho.
E não basta que sua conta no final do mês esteja mais gorda do que no começo. Pode até ser que a organização esteja lucrando, mas se você não souber de onde vem o dinheiro, em algum momento as suas contas vão ficar no vermelho e a empresa ruirá.
O planejamento e o controle financeiro permitem entender o que realmente acontece nas suas contas e tomar as rédeas das movimentações.
Veja também: Como a Cobrança Impacta o Capital de Giro da Sua Indústria
O planejamento financeiro de uma empresa depende de passo a passo simples de explicar, como você verá abaixo. No entanto, o conjunto de processos e ações são complexos e dependem da realidade da sua organização.
Você pode ler o tutorial e as dicas a seguir como uma receita de bolo bem feito, com os ingredientes e passos comuns de cada bolo. Só que a sua empresa, como qualquer outra, exige bolos feitos de sabor, ingredientes e ferramentas específicas – que são dinâmicas e instáveis.
Inclusive, os imprevistos devem entrar na sua previsão: faz parte do planejamento ter ferramentas e métodos para lidar com o que não se esperava acontecer. Isso ficará mais fácil de entender conforme você lê o texto abaixo.
Confira:
A gestão e o planejamento financeiro de uma indústria podem e devem ser revisados e aprimorados constantemente. Seu estudo, por isso mesmo, deve ser profundo e contínuo. Eu trouxe um livro digital recheado de dicas de gestão financeira para você aplicar e melhorar seus resultados. Confira:
O planejamento financeiro empresarial pode ser auxiliado por uma grande variedade de ferramentas digitais e, entre as gratuitas, as planilhas eletrônicas são as melhores. Foi pensando nisso e na sua situação que eu trouxe as seguintes oportunidades para você baixar:
Controle de fluxo de caixa é o monitoramento das transações financeiras no caixa da sua empresa. Saber a quantia obtida e a quantia gasta em certos períodos de tempo permitem uma análise detalhada de entradas e saídas de dinheiro da empresa – informações fundamentais para seu planejamento financeiro.
Baixe uma planilha gratuita de fluxo de caixa agora:
Precificação correta é uma operação crucial para uma empresa. Você precisa saber quanto cobrar para cobrir seus custos e obter o lucro desejado. É por isso que desenvolvemos a planilha abaixo, onde você terá o cálculo automático de como cada lâmpada acesa interfere no custo de cada mini-peça fabricada em sua empresa.
Baixe uma planilha gratuita de formação de preço de venda e análise de custos agora:
O planejamento financeiro passa por muitos processos e para cada um deles há uma ferramenta gratuita que você pode baixar e usar no catálogo da Nomus. Planilhas, checklists, ebooks instrucionais: tudo para você melhorar os resultados de todas as áreas da sua empresa.
Confira:
O planejamento financeiro é uma macro-operação da gestão financeira industrial. Há muitos conceitos, operações, processos e ferramentas para você conhecer e melhorar seus resultados. Eu vou te ajudar nesse estudo.
Recorrentemente, eu, meus colegas e convidados escrevemos e publicamos artigos sobre gestão industrial em todos os âmbitos. Financeiro, produtivo, RH… e você pode conferi-los gratuitamente neste blog.
Inscreva-se agora para ser notificado sempre que uma nova matéria for ao ar e também conheça nossas redes sociais, onde receberá pílulas de conhecimento industrial.
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: