Planilha de formação de preço de venda e análise de custos

Baixe uma planilha gratuita para formar os preços de venda dos seus produtos e analisar os custos de produção.

Baixar planilha

Veja a explicação do material abaixo ↓


Planilha de formação de preço de venda e análise de custos


Atualizado em 29/10/24 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Custos e Finanças

Planilha

Uma planilha de formação de preço de venda e análise de custos pode mudar a gestão de uma empresa em 360º. Isso é, desde que ela seja completa e considere todos os itens envolvidos nesse cálculo, de matéria-prima a funcionários, de fornecedor a conta de luz.

Existem muitas dessas por aí na internet, mas quero te oferecer uma de qualidade pensada nos mínimos detalhes, desenvolvida por um engenheiro industrial e gestor de projetos, o João Paulo Pimenta. Seus estudos e experiências junto ao contato com centenas de fábricas o permitiram desenvolver a ferramenta de Excel ideal para precificação.

Acompanhe abaixo para conhecer e baixar a planilha de formação de preço de venda e análise de custos. Você descobrirá as funcionalidades, um tutorial prático de como utilizá-la e receberá a oportunidade de um curso gratuito de precificação com certificado.

Faça uma boa leitura!

Confira os tópicos

Planilha de formação de preço de venda e análise de custos

Por que usar uma planilha de formação de preço de vendas e análise de custos?

Usar uma planilha de formação de preço de vendas e análise de custos permite que você faça a precificação correta dos seus produtos com base nos recursos que eles pedem. É muito comum empresários contabilizarem apenas contas como matéria-prima e embalagens, mas suas mercadorias custam muito mais do que isso para sua fábrica.

As contas de energia, administração, marketing e até mesmo o café da recepção estão nas despesas da empresa e, se a entrada de dinheiro vem dos produtos, todos esses custos devem ser considerados.

Uma planilha, ou ao menos uma bem pensada, permite entender a porcentagem dessa conta que cada item leva. Ao calcular também impostos e margem de lucro desejada, você chega ao preço ideal para que o item renda mais dinheiro do que custou para ser fabricado e vendido.

Não esqueça: preço é diferente de valor

O preço de venda sugerido pelos cálculos da planilha não precisa ser o que você vai aplicar de fato e nem deveria. Além da margem de lucro desejada, que é um item estratégico, você precisa considerar fatores externos à sua fábrica para a precificação das suas mercadorias.

Construir um valor para sua marca pode permitir cobrar mais, é preciso se manter competitivo com os preços dos concorrentes, entre outros fatores que não só podem, mas devem influenciar na escolha da cobrança final.

Essa planilha rende mais se você fizer o Webinar: 3 Maneiras de Reduzir Custos de uma Indústria no Curto Prazo.

[Curso completo] Vá além da planilha de formação de preço de venda e análise de custos

Nos próximos tópicos, você poderá conferir as instruções de como utilizar a planilha de formação de preço de venda e análise de custos, assim como o link para baixar. Só que eu queria fazer um convite antes: que tal realizar o mini curso completo de menos de 2 horas?

Você aprenderá com exemplos práticos como usar a planilha, conhecerá outras opções de ferramentas de formação de preço de vendas e tudo isso será acompanhado passo-a-passo por um engenheiro de produção.

Como usar a planilha de formação de preço de venda e análise de custos

A planilha de formação de preço de vendas e análise de custos é fácil e intuitiva de utilizar. No entanto, preparei as instruções abaixo com telas de exemplo para otimizar seu tempo na implantação da ferramenta.

Os passos estão práticos e objetivos, você pode acompanhá-los enquanto configura a sua. No final, você pode conferir o passo a passo em vídeo junto com Jhonatan Cunha, Engenheiro de Produção.

Índice das instruções:

  1. Conhecendo os custos de um produto
    1.1 Custo da lista de material:
    1.2 Custo de MOD (Mão de Obra Direta)
    1.3 CIF (Custo Indireto de Fabricação
    1.4 Custo administrativo
    1.5 Custo de venda
    1.6 Custo incidente sobre o lucro
  2. Formação do preço de venda e análise de custos do produto
  3. Tutorial em vídeo

1. Conhecendo os custos de um produto

O primeiro passo para entender como funciona essa planilha de formação de preço de venda e análise de custos de produto é entender os custos envolvidos. Neste item, vou te apresentar quais são eles, o que eles representam e como cadastrá-los na planilha. 

1.1 Custo da lista de material:

O que é?

É o custo da composição do produto, ou seja, o custo de matéria prima, embalagem e outros materiais que compõem o produto.

Como aplicar?

Utiliza-se o custo unitário de compra dos itens da lista de material do produto.

  1. Na planilha, você verá que tem uma lista de instruções de uso. Para fazer o cálculo da lista de material é necessário ter seguido ao menos até o sexto passo. Comece, então, cadastrando os produtos na aba “Produtos”;
  2. Depois, vamos cadastrar a lista de materiais. Abra a aba com esse nome e clique no botão laranja “Nova lista de Materiais”. Você terá acesso ao formulário de cadastro de produto, onde você deverá identificar o produto pai e os produtos filhos (produtos, semiacabados e materiais) utilizados na sua fabricação;
  3. Perceba que tem um campo para selecionar o produto pai e a quantidade base a ser cadastrada. Então, você deve escolher um produto filho em sua composição e a quantidade que será usada na produção e clica em adicionar. Quando tiver inserido todos, clique em salvar;
  4. O passo seguinte é cadastrar os fornecedores na aba “Fornecedores”. Você coloca as informações básicas de cada um;
  5. Em seguida, vamos dar entrada das notas fiscais do fornecedor na aba “Entrada de materiais comprados”. Preencha com todos os dados da NF pedidos pela planilha e demais itens do cadastro de produtos, para que consiga inserir todos custos os materiais comprados. Logo, você chegará ao custo unitário por produto, como é possível verificar neste print;
  6. Em seguida, você pode ver como a aba Produtos é influenciada pelas mudanças na descrição do produto e seus custos. Veja que ainda há colunas importantes, como data de referência do custo, para calcular seus preços com base em mudanças na inflação etc.

1.2 Custo de MOD (Mão de Obra Direta)

O que é?

É o custo da pessoa diretamente relacionada ao processo produtivo. Isso significa o operador, o embalador etc.

Como aplicar?

Você deve usar o custo por hora de cada especialidade alocada na operação do roteiro do produto.

Mostrarei como aplicar o custo de MOD na planilha a seguir, após explicar o que são outros custos e que são inscritos na planilha na mesma operação.

1.3 CIF (Custo Indireto de Fabricação)

O que é?

São todos os custos indiretos da fábrica alocados ao custo do produto, como energia elétrica da fábrica, aluguel de espaço e máquinas, pessoal indireto etc.

Como aplicar?

Você chega ao valor do CIF ao calcular as contas alocadas indiretamente ao processo produtivo através de critérios de rateios para os centros de custos.

  1. A inserção do CIF e do MOD na planilha de formação de preço de venda e análise de custos passa pelos passos 7 ao 10 das instruções da primeira aba da planilha;
  2. Vamos começar cadastrando os recursos da sua empresa na aba “Centro de trabalho e recurso”. Você colocará seus centros de trabalho (setores produtivos) e recursos (máquinas, equipes, etc);
  3. Agora, vamos cadastrar as especialidades na aba “Especialidades”. A especialidade é justamente o seu MOD, seu custo de mão de obra direta. Você deve cadastrar os cargos dos profissionais que vão operar na sua produção;
  4. Nesses cargos, você também colocará todos os custos envolvendo essas pessoas, como salário, encargos e benefícios. Esse valor será dividido por horas de um mês e você tem o custo por hora da especialidade, que será utilizado no custo da produção;
  5. Agora sim chegaremos ao CIF, Custo Indireto de Fabricação, na aba “Apuração do CIF”. Nesta parte da planilha, você começa levantando quais são os custos da empresa. Entre eles, contas de luz, infraestrutura, manutenção e materiais indiretos;
  6. Todos esses valores são variáveis e é importante que você atualize mensalmente. Perceba que ainda há como fazer o rateio dessas contas por centros operacionais para conseguir fazer o cálculo de cada item. A forma correta desse rateira é variável conforme o funcionamento da sua empresa e seu entendimento dessa divisão, como o custo por máquina;
  7. Agora, vamos para o cadastro do roteiro de produto na aba “Roteiro de produção”. Nesta parte, você cadastrará todos os processos e etapas dos seus produtos. Dessa forma, será realizado e aplicado o custo das operações.

1.4 Custo administrativo

O que é?

Custos indiretos ligados à área administrativa da empresa, como pessoal marketing, material escritório etc.

Como aplicar?

O comum é que indústrias apliquem esses custos no produto a partir do percentual de participação média desse custo sobre o faturamento dentro de um período.

Mostrarei como adicionar o custo administrativo à planilha junto com outros nos próximos itens.

1.5 Custo de venda

O que é?

São todos os custos gerados pela venda do produto, como comissão e impostos.

Como aplicar?

Esse custo é calculado por uma alíquota aplicada sobre o preço bruto do produto.

O custo de venda é inserido na planilha junto com o custo administrativo e o custo incidente sobre juros, como mostrarei a seguir.

1.6 Custo incidente sobre o lucro

O que é?

Custos que incidem sobre o lucro do produto, como IRPJ e CSLL.

Como aplicar?

Depende do seu negócio. Se você estiver no Simples Nacional, o IRPJ e CSLL estarão inseridos no DAS, para o Lucro Real há um cálculo de alíquota aplicada sobre o lucro bruto do produto e, por fim, no caso do Lucro Presumido, calcula-se uma alíquota aplicada sobre a presunção de lucro.

  1. Agora, vamos colocar esses três tipos de custos na planilha. Para isso, abra a aba “Outros custos”, que vai ser nosso penúltimo passo das instruções da planilha;
  2. A inscrição dos custos administrativos é feita com o valor do faturamento, os custos administrativos de cada período faturado, uma média de cada e, a partir disso, uma taxa administrativa;
  3. O custo de vendas é inscrito em uma tabela com porcentagens, assim como no caso do custo incidente sobre o lucro.

2. Formação do preço de venda e análise de custos do produto

Agora que você já conhece os custos envolvidos na formação do preço de venda de um produto e inseriu os dados pedidos pela planilha para realizar os cálculos, vamos à formação do preço de venda.

  1. Vamos para a aba “Formação de preço e custo”;
  2. Você encontrará uma grande tabela que reúne de forma organizada todos os dados que já preenchemos até agora na planilha;
  3. Escolha o produto que será precificado, a margem de lucro desejada e o regime de tributação.

Pronto, agora você já tem tudo o que precisa saber sobre como usar sua planilha de formação de preço de venda e análise de custos.

3. Tutorial em vídeo

https://vimeo.com/829172518/13ae3e35e8

[GRÁTIS] Baixe a planilha de formação de preço de venda e análise de custos

Baixar a planilha de formação de preço de venda e análise de custos é muito fácil. Você só precisa clicar no banner abaixo e será levado para a página de download. Esta ferramenta é totalmente gratuita e se precisar de ajuda no seu uso, confira as informações acima.

Faça o download gratuito:

Planilha
Compartilhe agora mesmo:

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: