Atualizado em 12/03/24 - Escrito por André Quintão na(s) categoria(s): Marketing e vendas
Escolher uma entre as diferentes plataformas de ecommerce disponíveis no mercado ou ainda desenvolver sua própria plataforma é um desafio que todos os gestores ou setores de marketing de empresas que pretendem vender online precisam superar.
Hoje em dia não é mais segredo para ninguém que o ecommerce chegou para ficar e a tendência é que essa modalidade de vendas cresça cada vez mais. A pandemia acabou acelerando ainda mais esse processo de digitalização do mercado e fortaleceu as marcas que vendem seus produtos na internet.
No mundo corporativo e das indústrias de venda B2B, o comercio online também tem crescido e por isso as plataformas de ecommerce se tornaram peça chave para o sucesso das empresas que conseguem comercializar seus produtos dessa forma.
Então as empresas que pretendem vender online precisam decidir de que forma irão fazer isso. É possível desenvolver a própria plataforma ecommerce contratando desenvolvedores ou então contratar uma ferramenta disponível no mercado.
Como essa opção de desenvolver a própria ferramenta normalmente é mais difícil para as pequenas e médias empresas, iremos focar nas plataformas já disponíveis no mercado.
Pensando nisso, montamos esse artigo listando as principais plataformas de ecommerce do mercado para que assim você consiga ter uma visão geral das ferramentas disponíveis no momento e possa fazer a escolha certa para sua empresa.
Antes de listarmos as principais plataformas de ecommerce disponíveis no mercado, é interessante deixar claro o que são essas ferramentas.
Resumidamente, as plataformas de ecommerce são ferramentas que já vem prontas para a criação e configuração de uma loja online. Isso inclui a criação de páginas de vendas, checkout, cadastro de produto, opções de pagamento, frete etc.
Enfim, a ideia é oferecer um pacote completo capaz de fornecer tudo que uma empresa precisa para começar a vender online.
Entre os principais benefícios desse tipo de solução, estão:
Então se a sua empresa já possui produtos disponíveis, sua equipe pode selecionar uma das plataformas de ecommerce para começar a vender online em pouco tempo e sem muito esforço técnico.
Tomar essa decisão depende muito da realidade do seu negócio e as necessidades dos seus processos.
Por exemplo, caso você seja um microempreendedor que produz de forma artesanal, pode precisar de um tipo de plataforma ecommerce. Já se você for uma pequena ou média indústria, que já possui um sistema ERP rodando na fábrica, pode precisar de um outro tipo de plataforma que seja capaz de integrar com seus processos atuais.
Avalie as opções que iremos listar com atenção para selecionar a ferramenta ideal para a realidade do seu negócio.
Vamos as opções:
Começando nossa lista com as empresas nacionais, a Loja Integrada é uma das principais opções de plataforma ecommerce disponíveis no mercado.
Com ela a empresa é capaz de montar uma loja online até mesmo gratuitamente com o seu plano gratuito que atualmente é limitado em 5mil visitas por mês.
Entre os principais diferenciais listados pela ferramenta, estão:
A iSET é outra opção robusta de plataforma ecommerce no Brasil que oferece a criação de loja online em apenas 5 minutos.
Apesar de não possuir um plano gratuito, existem planos muito acessíveis a partir de R$99 mensais (no momento em que escrevemos esse artigo) e seus planos também são capazes de atender desde microempreendedores até empresas com muito volume de acessos e vendas.
Entre seus principais diferenciais, estão:
Veja também: DMP: o que é, como funciona e quais os seus benefícios
Agora passando para as soluções internacionais de plataforma ecommerce, a primeira da lista é a israelense Wix, que atualmente é talvez a mais conhecida empresa de criação de sites do mundo.
Para empresas, o Wix começa também com planos bem acessíveis, a partir de R$29 por mês incluindo produtos e acessos ilimitados.
Entre seus principais benefícios estão:
O Shopify é uma empresa canadense e também é uma das principais plataformas ecommerce do mundo, contando com milhões de clientes.
Essa opção já é um pouco mais cara do que as demais, já que seus planos são em dólares, mas que possui integração nativa com loja presencial, caso sua empresa possua uma.
Por fim, temos a empresa sulamericana Nuvemshop, que surgiu em 2011 e atualmente é uma das principais empresas do setor na América latina.
Assim como a iSet, a ferramenta se propõem em criar sua loja online em poucos minutos e possui um período de teste gratuito.
Seus planos partem de R$49 e também oferece usuários e produtos ilimitados na ferramenta.
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