Atualizado em 19/11/24 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): ERP
O Portal de Cotações é uma ferramenta de automação da cotação de compras e coleta de propostas. Compradores dizem o que precisam e fornecedores fazem suas ofertas. A solução digital facilita a interação entre ambos, elimina necessidade de vários e-mails, centraliza as informações, entre outros benefícios.
Dito isso, há duas formas gerais de acessar essa solução. Você pode usar uma ferramenta que seja desenvolvida apenas para fazer o portal ou investir melhor, de forma otimizada e inteligente, em um ERP Industrial. Nos ERPs, o Portal de Cotações é uma funcionalidade avançada integrada a toda gestão da sua empresa.
Implementar uma ferramenta com portal de cotações na sua empresa traz mais agilidade, automação e lucro para sua empresa. Organização, automação e centralização significam mais tempo – e tempo é dinheiro. Você entenderá tudo isso melhor no texto abaixo.
Faça uma boa leitura!
Portal de Cotações é uma ferramenta de automação do processo de cotação de compras. É através dela que sua empresa tem mais agilidade e eficiência na hora de lidar com fornecedores e a coleta de preços.
O objetivo desse tipo de ferramenta é facilitar a interação entre compradores e fornecedores, eliminando trocas manuais de e-mails com propostas em anexo, centralizando as informações, reduzindo o tempo de registro de dados, entre outros.
A forma que permite aproveitar os melhores benefícios de um portal é utilizar um ERP que ofereça a funcionalidade. Dessa forma, os fornecedores podem acessar diretamente o sistema para registrar suas propostas de preço. Você consegue simplificar a coleta e análise de informações, economizando tempo, além de reduzir erros humanos.
Essa ferramenta otimiza o fluxo de trabalho tanto para a empresa compradora quanto para os fornecedores. É um processo simplificado e automatizado. Seu funcionamento depende da empresa fornecedora da funcionalidade e eu usarei como exemplo o Nomus ERP Industrial.
Veja como funciona o Portal de Cotações Online no Nomus ERP Industrial:
O Portal de Cotações do Nomus ERP Industrial é muito fácil de usar por empresas compradoras. Vou começar a explicação com a descrição geral das funcionalidades e depois o passo a passo do cadastro da cotação.
O portal é divido em quatro abas:
Confira agora o passo a passo para configurar essa funcionalidade para empresas compradoras no Nomus ERP Industrial:
1. Faça login no sistema
2. Acesse a tela “Empresas” e clique para editar a empresa desejada.
3. Na aba “Compras” localize o quadro “Portal de cotações online” como na imagem a seguir:
3. Marque a configuração Habilitar o portal de cotações online para habilitar a utilização do portal;
4. Edite o campo “Texto padrão para envio de cotações de compra pelo portal de cotações online” para personalizá-lo;
5. Acesse a tela “Pessoas”, edite o fornecedor desejado. Na aba “Compras”, no quadro “Portal de cotações online”, clique em “Criar usuário para o fornecedor”, como em destaque na imagem a seguir:
6. Ao clicar neste botão o sistema vai exibir uma popup como abaixo:
7. Preencha os campos pedidos;
8. Clique em salvar para criar um usuário para o fornecedor, para que ele tenha acesso ao sistema e envie as propostas;
9. Agora, você terá uma tabela com os usuários de cada fornecedor e você pode editar conforme o que precisar:
Essas foram as instruções gerais, você pode conferir mais detalhes sobre o uso do sistema na demonstração grátis do Nomus ERP Industrial.
1. Ao criar o usuário, com o auxílio da empresa que usa o Nomus ERP Industrial, o fornecedor recebe um e-mail com o link de acesso ao portal e uma senha provisória;
2. O Fornecedor terá que alterar a senha por questões de segurança. A seguir, será direcionado ao Portal de Cotações e verá a seguinte tela:
3. Na aba “Cotações pendentes”, o sistema exibe todas as cotações que ainda estão abertas e aguardam o registro de preços pelo fornecedor, como abaixo:
4. Basta escolher o pedido, registrar as informações da proposta e pronto!
É possível conferir uma demonstração grátis do Nomus ERP Industrial – sistema de gestão integrada – que possui diversas funcionalidades incríveis, além do próprio Portal de Cotações Online.
A plataforma conecta as áreas da empresa em um sistema só, integrando seu Portal de Cotações com pedidos de vendas e pedidos de produção. Isso mesmo, assim que você aceita a proposta de fornecedor, o processo de produção, o fluxo de caixa e a gestão de contas a pagar já recebem os dados da operação sem a necessidade de preenchimento manual.
É muito mais fácil com o Nomus ERP Industrial, assista à demonstração grátis agora:
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: