Atualizado em 22/06/22 - Escrito por Rafael Netto na(s) categoria(s): Processos e Organização
Aqui na Nomus acreditamos que toda indústria precisa definir bem seus princípios de gestão e utilizá-los como guia para tomar decisões e garantir a consistência da sua operação.
Pensando nisso, adaptei os princípios de gestão da própria Nomus para a realidade de uma indústria e assim você ter um documento capaz de servir de guia para sua empresa.
Você pode copiar esses princípios de gestão para sua fábrica ou anotar os que mais gostar e desenvolver o seu próprio modelo.
Vamos agora a lista de princípios de gestão para um crescimento sólido da sua indústria, confira:
1. A sua indústria precisa gerar lucro
Lucro é condição essencial para o sucesso da sua indústria: sem lucro, não há como a empresa crescer de forma sustável, não há como oferecer oportunidades de crescimento profissional e financeiro para as pessoas, e não há como atrair novas pessoas boas para a equipe.
Custos devem ser otimizados sempre: para gerar lucro, sua equipe precisa ser “paranóica” com otimização de custos. Custos devem ser revistos periodicamente e reduzidos sempre que possível.
Mais produtividade: sua equipe precisa ser mais produtiva, entregar mais resultado no menor tempo possível, e com isso, otimizar seus custos de pessoal.
Mais valor para seus clientes: sua empresa precisa entregar mais valor para seus clientes. A ideia é fazer seu cliente enxergar mais valor nos seus produtos, estar disposto a pagar mais por isso, e com isso aumentar o preço e margem de lucro de seus produtos.
2. Tenha compromisso com o sucesso do cliente
Compromisso com o sucesso do cliente: o cliente é a razão da existência da sua indústria e o sucesso do cliente é condição fundamental para o sucesso da sua empresa. Você precisa atender os seus clientes bem, rapidamente, reduzindo reclamações e devoluções.
Monitoramento do cliente: sempre que possível, monitore como seus clientes usam seu produto e se estão satisfeitos com ele. Quando o projeto de um produto falhar, é preciso entender tudo que poderia ser feito de forma diferente para que o produto fosse bem sucedido (e aprender a lição). Quando um projeto de produto for bem sucedido, é preciso entender tudo que foi determinante para o sucesso do projeto e replicar as boas práticas.
Proximidade com o cliente: é preciso estar próximo dos clientes, ser pró-ativo, estar sempre dispostos à ouvir suas dúvidas, críticas e sugestões com atenção e ajudá-los. Sempre que possível, disponibilize conteúdos “self-service” (como manuais e centrais de ajuda) para seus clientes, mas isso não deve diminuir a sua proximidade com eles.
Produtos e serviços alinhados com o cliente: a proximidade com o cliente é essencial para aprender sobre ele, evoluir mais rápido seus produtos / serviços, e entregar exatamente o que o cliente deseja e precisa.
3. Adote a cultura de alto desempenho
Cultura de alto desempenho: a cultura é o conjunto de valores e crenças de uma empresa que direcionam e influenciam as atitudes das pessoas no dia a dia. Cultive uma cultura de alto desempenho que valorize a qualidade, eficiência, dedicação, compromisso e colaboração em tudo que fizerem.
Simplicidade: tudo deve ser resolvido da forma mais simples e ágil possível.
Comunicação mais clara: prefira sempre a comunicação pessoal ou por telefone ao invés de emails. (A menos que precise formalizar algo)
Compromisso com horário de trabalho: sua equipe precisa ter compromisso com os horários de trabalho, evitando ao máximo faltas e atrasos.
Ambiente produtivo: sua equipe precisa manter um ambiente de trabalho produtivo. Durante o horário de trabalho, evite ao máximo debater assuntos pessoais, distrações com celular ou com qualquer atividade que não esteja relacionada ao trabalho.
Trabalho em equipe: você precisa incentivar um ambiente de trabalho em equipe, colaborativo, aonde as pessoas gostam do que fazem, estão motivadas e sempre dispostas a ajudar uns aos outros.
Transparência: sua equipe precisa ser transparente, mesmo nos momentos mais difíceis, sem ter receio de reconhecer suas falhas e fraquezas. (Só assim poderão melhorar)
4. Use a gestão estratégica com indicadores e metas
Objetivos e foco: sua equipe precisa saber onde quer chegar, definir os objetivos, indicadores e ter foco para atingir as metas.
Metas desafiadoras mas realistas: as metas devem ser SMART, desafiadoras mas realistas e desmembradas para cada área da indústria.
Coloque em prática o plano de ação: para atingir as metas, é preciso estar dispostos a sair da zona de conforto e colocar em prática o plano de ação. É preciso agir diferente para alcançar resultados diferentes.
5. Adote a boa gestão da rotina
Processos simples e padronizados:tarefas rotineiras devem ser simplificadas, padronizadas e documentadas. Os padrões idealmente devem ser simples, eficientes e sempre que possível automatizados. O simples é melhor do que o complicado.
Os padrões devem ser seguidos: as pessoas devem ser treinadas nos padrões e eles devem ser seguidos na execução das tarefas. De nada adianta ter um ótimo procedimento, se ele não é seguido na prática.
Os padrões devem ser melhorados continuamente: sempre que se deparar com um problema, busque entender sua causa raiz e tome as ações necessárias para que o problema não volte a se repetir.
6. Monte uma boa equipe
Pessoas certas: busque as pessoas certas para cada função e que tenham identificação com o negócio da sua indústria.
Pessoas capacitadas: invista na capacitação das pessoas através de treinamento e acompanhamento das atividades no dia a dia.
Pessoas motivadas: ofereça oportunidades de crescimento profissional e financeiro para as pessoas e faça reuniões semestrais de feedback e avaliação de desempenho.
Meritocracia: reconheça as pessoas que atingem resultados através do mérito. Sempre que possível, alinhe a remuneração das pessoas com os resultados atingidos. Para as pessoas que não atingem os resultados esperados, forneça um bom feedback e ofereça a oportunidade para a pessoa melhorar.
7. Desenvolva boa liderança
O resultado depende de boa liderança: a liderança é o que há de mais importante para o resultado, sem uma boa liderança nada acontece. Tenha uma agenda do líder.
Liderança servidora: o líder deve estar sempre disposto à servir, apoiar, guiar e motivar sua equipe para atingir as metas.
Liderança pelo exemplo: o líder deve servir de exemplo e referência para sua equipe.
Autonomia: o líder deve ter capacidade, responsabilidade e autoridade para tomar decisões. O debate é sempre muito bom, mas, no final, alguém tem que decidir.
Se coloque no lugar do cliente e use seu produto: é preciso colocar em prática tudo que recomenda para seus clientes para identificar problemas e desenvolver produtos cada vez melhores. Por exemplo, se a sua indústria fabrica produtos alimentícios, consuma os produtos fabricados por sua indústria com frequência, pois dessa forma você estará literalmente se colocando no lugar do cliente.
9. Inove
Monitore novas tecnologias: é preciso ficar atento, acompanhar de perto as novas tecnologias desenvolvidas e entender se elas podem ser úteis para seus clientes. É importante tentar antecipar inovações disruptivas que podem mudar de forma abrupta o seu modelo de negócios.
Atenção para não reinventar a roda: Tome muito cuidado para não “reinventar” a roda. Se inspirar ou copiar o que já funciona bem é normalmente mais prático e mais barato. Sempre que for criar algo novo, faça um estudo com outras empresas e experts que são referências no tema. Algumas vezes é melhor contratar fornecedores que podem agregar valor aos nossos produtos e serviços do que desenvolver algo internamente.
Como colocar em prática?
Agora que você já copiou o modelo acima ou anotou os pontos que concorda, faça o seguinte:
Monte todos os pontos em um documento;
imprima esse documento e distribua a equipe;
faça uma reunião explicando cada ponto e a importância dele.
Feito isso sua equipe irá entender cada ponto e estará muito mais inclinada a abraçar o projeto e de fato seguir as novas orientações.
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