9 princípios de gestão para sua indústria crescer de forma sólida


Atualizado em 22/06/22 - Escrito por Rafael Netto na(s) categoria(s): Processos e Organização

Chão de fábrica

Aqui na Nomus acreditamos que toda indústria precisa definir bem seus princípios de gestão e utilizá-los como guia para tomar decisões e garantir a consistência da sua operação.

Pensando nisso, adaptei os princípios de gestão da própria Nomus para a realidade de uma indústria e assim você ter um documento capaz de servir de guia para sua empresa.

Você pode copiar esses princípios de gestão para sua fábrica ou anotar os que mais gostar e desenvolver o seu próprio modelo.

Vamos agora a lista de princípios de gestão para um crescimento sólido da sua indústria, confira:

1. A sua indústria precisa gerar lucro

  • Lucro é condição essencial para o sucesso da sua indústria: sem lucro, não há como a empresa crescer de forma sustável, não há como oferecer oportunidades de crescimento profissional e financeiro para as pessoas, e não há como atrair novas pessoas boas para a equipe.
  • Custos devem ser otimizados sempre: para gerar lucro, sua equipe precisa ser “paranóica” com otimização de custos. Custos devem ser revistos periodicamente e reduzidos sempre que possível.
  • Mais produtividade: sua equipe precisa ser mais produtiva, entregar mais resultado no menor tempo possível, e com isso, otimizar seus custos de pessoal.
  • Mais valor para seus clientes: sua empresa precisa entregar mais valor para seus clientes. A ideia é fazer seu cliente enxergar mais valor nos seus produtos, estar disposto a pagar mais por isso, e com isso aumentar o preço e margem de lucro de seus produtos.

2. Tenha compromisso com o sucesso do cliente

  • Compromisso com o sucesso do cliente: o cliente é a razão da existência da sua indústria e o sucesso do cliente é condição fundamental para o sucesso da sua empresa. Você precisa atender os seus clientes bem, rapidamente, reduzindo reclamações e devoluções.
  • Monitoramento do cliente: sempre que possível, monitore como seus clientes usam seu produto e se estão satisfeitos com ele. Quando o projeto de um produto falhar, é preciso entender tudo que poderia ser feito de forma diferente para que o produto fosse bem sucedido (e aprender a lição). Quando um projeto de produto for bem sucedido, é preciso entender tudo que foi determinante para o sucesso do projeto e replicar as boas práticas.
  • Proximidade com o cliente: é preciso estar próximo dos clientes, ser pró-ativo, estar sempre dispostos à ouvir suas dúvidas, críticas e sugestões com atenção e ajudá-los. Sempre que possível, disponibilize conteúdos “self-service” (como manuais e centrais de ajuda) para seus clientes, mas isso não deve diminuir a sua proximidade com eles.
  • Produtos e serviços alinhados com o cliente: a proximidade com o cliente é essencial para aprender sobre ele, evoluir mais rápido seus produtos / serviços, e entregar exatamente o que o cliente deseja e precisa.

3. Adote a cultura de alto desempenho

  • Cultura de alto desempenho: a cultura é o conjunto de valores e crenças de uma empresa que direcionam e influenciam as atitudes das pessoas no dia a dia. Cultive uma cultura de alto desempenho que valorize a qualidade, eficiência, dedicação, compromisso e colaboração em tudo que fizerem.
  • Simplicidade: tudo deve ser resolvido da forma mais simples e ágil possível.
  • Comunicação mais clara: prefira sempre a comunicação pessoal ou por telefone ao invés de emails. (A menos que precise formalizar algo)
  • Compromisso com horário de trabalho: sua equipe precisa ter compromisso com os horários de trabalho, evitando ao máximo faltas e atrasos.
  • Ambiente produtivo: sua equipe precisa manter um ambiente de trabalho produtivo. Durante o horário de trabalho, evite ao máximo debater assuntos pessoais, distrações com celular ou com qualquer atividade que não esteja relacionada ao trabalho.
  • Trabalho em equipe: você precisa incentivar um ambiente de trabalho em equipe, colaborativo, aonde as pessoas gostam do que fazem, estão motivadas e sempre dispostas a ajudar uns aos outros.
  • Transparência: sua equipe precisa ser transparente, mesmo nos momentos mais difíceis, sem ter receio de reconhecer suas falhas e fraquezas. (Só assim poderão melhorar)

4. Use a gestão estratégica com indicadores e metas

  • Objetivos e foco: sua equipe precisa saber onde quer chegar, definir os objetivos, indicadores e ter foco para atingir as metas.
  • Metas desafiadoras mas realistas: as metas devem ser SMART, desafiadoras mas realistas e desmembradas para cada área da indústria.
  • Coloque em prática o plano de ação: para atingir as metas, é preciso estar dispostos a sair da zona de conforto e colocar em prática o plano de ação. É preciso agir diferente para alcançar resultados diferentes.

5. Adote a boa gestão da rotina

  • Processos simples e padronizados: tarefas rotineiras devem ser simplificadas, padronizadas e documentadas. Os padrões idealmente devem ser simples, eficientes e sempre que possível automatizados. O simples é melhor do que o complicado.
  • Os padrões devem ser seguidos: as pessoas devem ser treinadas nos padrões e eles devem ser seguidos na execução das tarefas. De nada adianta ter um ótimo procedimento, se ele não é seguido na prática.
  • Os padrões devem ser melhorados continuamente: sempre que se deparar com um problema, busque entender sua causa raiz e tome as ações necessárias para que o problema não volte a se repetir.

6. Monte uma boa equipe

  • Pessoas certas: busque as pessoas certas para cada função e que tenham identificação com o negócio da sua indústria.
  • Pessoas capacitadas: invista na capacitação das pessoas através de treinamento e acompanhamento das atividades no dia a dia.
  • Pessoas motivadas: ofereça oportunidades de crescimento profissional e financeiro para as pessoas e faça reuniões semestrais de feedback e avaliação de desempenho.
  • Meritocracia: reconheça as pessoas que atingem resultados através do mérito. Sempre que possível, alinhe a remuneração das pessoas com os resultados atingidos. Para as pessoas que não atingem os resultados esperados, forneça um bom feedback e ofereça a oportunidade para a pessoa melhorar.

7. Desenvolva boa liderança

  • O resultado depende de boa liderança: a liderança é o que há de mais importante para o resultado, sem uma boa liderança nada acontece. Tenha uma agenda do líder.
  • Liderança servidora: o líder deve estar sempre disposto à servir, apoiar, guiar e motivar sua equipe para atingir as metas.
  • Liderança pelo exemplo: o líder deve servir de exemplo e referência para sua equipe.
  • Autonomia: o líder deve ter capacidade, responsabilidade e autoridade para tomar decisões. O debate é sempre muito bom, mas, no final, alguém tem que decidir.
  • Evite os erros de liderança

8. Sempre que possível, use seu produto

  • Se coloque no lugar do cliente e use seu produto: é preciso colocar em prática tudo que recomenda para seus clientes para identificar problemas e desenvolver produtos cada vez melhores. Por exemplo, se a sua indústria fabrica produtos alimentícios, consuma os produtos fabricados por sua indústria com frequência, pois dessa forma você estará literalmente se colocando no lugar do cliente.

9. Inove

  • Monitore novas tecnologias: é preciso ficar atento, acompanhar de perto as novas tecnologias desenvolvidas e entender se elas podem ser úteis para seus clientes. É importante tentar antecipar inovações disruptivas que podem mudar de forma abrupta o seu modelo de negócios.
  • Atenção para não reinventar a roda: Tome muito cuidado para não “reinventar” a roda. Se inspirar ou copiar o que já funciona bem é normalmente mais prático e mais barato. Sempre que for criar algo novo, faça um estudo com outras empresas e experts que são referências no tema. Algumas vezes é melhor contratar fornecedores que podem agregar valor aos nossos produtos e serviços do que desenvolver algo internamente.

Como colocar em prática?

Agora que você já copiou o modelo acima ou anotou os pontos que concorda, faça o seguinte:

  • Monte todos os pontos em um documento;
  • imprima esse documento e distribua a equipe;
  • faça uma reunião explicando cada ponto e a importância dele.

Feito isso sua equipe irá entender cada ponto e estará muito mais inclinada a abraçar o projeto e de fato seguir as novas orientações.

Nomus ERP Industrial
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