Atualizado em 15/08/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Produção
Problemas na programação da produção podem trazer grandes prejuízos financeiros para diversos tipos e portes de indústrias. Muitas vezes a programação da produção não é nem se quer realizada e isso pode trazer muita dor de cabeça para o gestor.
Fazer uma boa programação da produção é fundamental para manter os níveis de estoque otimizados, definir bem os prazos de entrega, cumprir os prazos acordados e assim aumentar a satisfação dos seus clientes.
Neste artigo vamos listar quais são os principais problemas na hora de programar a produção e como essas dores acabam tirando dinheiro da sua fábrica. Ou seja, qual o impacto financeiro destes problemas.
O objetivo é:
Identificar os problemas relacionados a programação da produção que podem estar acontecendo na sua fábrica;
Mensurar qual o impacto financeiro causado por esses problemas;
Propor soluções para mitigar ou eliminar os problemas listados.
Então vamos lá:
Proposta de exercício: mensure o impacto do problema na sua realidade
Antes de começarmos a listar os problemas na programação da produção gostaria de propor um exercício prático para tornar esse artigo em algo mais valioso para sua empresa.
Pegue uma calculadora e tente mensurar, em Reais, qual o impacto de cada um dos problemas listados nesse artigo na sua fábrica.
Você pode fazer isso em uma planilha no Excel ou até mesmo com papel e caneta, o importante é realmente transformar ideias distantes em algo mensurável e próximo da realidade da sua empresa.
Uma vez que os números existem, você e sua equipe ficarão bem mais tendenciosos a querem resolver essas questões. Desta forma, a sua fábrica pode ter uma transformação verdadeira e assim obter uma lucratividade melhor.
Para começar a lista de problemas na programação da produção vamos falar sobre quando uma empresa não sabe programar a produção da forma correta.
O que causa o problema?
Quando a empresa não possui um sistema de gestão capaz de auxiliar a equipe a definir uma programação da produção, decidindo quais produtos serão produzidos, quando e em que ordem.
Quais os principais impactos financeiros?
Máquinas ou funcionários parados por não saber o que fazer em seguida: quanto tempo sua fábrica perde decidindo o que será produzido e em qual prioridade?
2. Não conseguir definir e cumprir prazos
O que causa o problema?
Quando uma fábrica que produz sob encomenda precisa definir um prazo para seus clientes mas tem dificuldades de decidir a data de entrega;
Uma vez decidido o prazo, a empresa muitas vezes tem dificuldades para cumpri-lo, já que não há uma programação da produção bem definida.
Quais os principais impactos financeiros?
Perda da confiabilidade dos clientes: uma vez que a sua indústria não consegue cumprir os prazos prometidos, seus clientes ficam insatisfeitos e perdem a credibilidade na sua empresa. Isso leva a uma redução nas vendas, já que seus clientes podem acabar recorrendo aos concorrentes.
Multas em caso de atrasos: podem haver negociações onde a sua empresa será obrigada a pagar multas por atrasar um pedido. Isso leva a um impacto financeiro imediato para seu negócio.
Dar prazo com muita folga: sua empresa pode acabar estipulando prazos mais longos para ter uma folga maior. O problema é que seu cliente pode acabar cancelando a compra com sua empresa por conta desse prazo maior. Além disso, o cliente pode se surpreender negativamente com o pedido sendo entregue antes do prazo estipulado e assim a sua empresa precisará ficar com o estoque parado em seu poder (que terá um custo e poderá ser danificado).
3. Processo produtivo lento
O que causa o problema?
Quando a fábrica possui um lead time grande e normalmente demora mais para produzir do que os concorrentes devido a uma falta de otimização dos seus gargalos, do seu produto e também da programação dos itens que serão produzidos.
Quais os principais impactos financeiros?
Demorar a receber pagamentos pelo trabalho feito: existe um caso de sucesso de um cliente da Nomus que conseguiu reduzir o Lead time da produção de 90 para 30 dias. Ou seja, quando a sua empresa está produzido mais devagar do que poderia, os impactos financeiros podem ser muito significativos. Neste exemplo a empresa estava com um lead time três vezes maior do que o necessário.
4. Gargalos no processo produtivo
O que causa o problema?
Quando a indústria não otimiza o seu gargalo e acaba prejudicando toda a produção da empresa. Por exemplo, devido a uma falta de programação da produção, o gargalo da fábrica ficou parado esperando algum material.
Quais os principais impactos financeiros?
O gargalo não pode ficar parado: caso sua indústria acabe ficando com o recurso gargalo parado por uma falha na programação da produção, isso acaba afetando diretamente o resultado financeiro da sua empresa, já que serão menos produtos fabricados e vendidos.
5. Programação da produção não serve mais após ser feita
O que causa o problema?
Algumas empresas ficam muito tempo fazendo a programação da produção da fábrica e, quando finalmente acabam, acontece algum imprevisto e aquela programação já não serve mais.
Quais os principais impactos financeiros?
Perda de tempo do profissional de PCP: quando a programação não serve mais, o tempo que a sua empresa investiu com aquele profissional acaba sendo desperdiçado. Esse profissional poderia estar sendo melhor aproveitado em outra atividade caso sua empresa possuísse uma forma mais confiável de montar a programação da produção.
6. Consumir muito tempo da equipe para programar a produção
O que causa o problema?
Quando a empresa dedica muitas pessoas, durante muito tempo, para programar a produção da empresa, ainda que ela seja usada de fato.
Quais os principais impactos financeiros?
Investimento de tempo de pessoas altamente qualificadas: os profissionais que são capazes de programar a produção de uma indústria, são pessoas altamente qualificadas e que tem um custo elevado a empresa. Caso a fábrica possuísse uma ferramenta capaz de programar a produção de forma mais rápida, essas pessoas poderiam se dedicar a atividades com maior valor agregado.
7. Comercial muda a programação da produção sem levar em conta o impacto
O que causa o problema?
Quando o responsável pelo comercial ou vendas acaba dizendo para mudar a ordem da produção para atender determinado cliente sem levar em conta o impacto que isso pode causar.
Quais os principais impactos financeiros?
Tempo de preparação de máquina: se a sua empresa já tinha programado para produzir determinado produto e sua equipe já havia preparado o setup da máquina em questão, esse trabalho e tempo acabam sendo perdidos. Dependendo da fábrica, esse tempo de setup pode ser bem custoso e demorado.
Atrasar outros pedidos: ao trocar a produção, a sua fábrica pode acabar atrasando outros pedidos, as vezes até para o mesmo cliente. Isso leva uma insatisfação e perda de credibilidade na sua empresa, o que pode reduzir as vendas no médio/longo prazo.
Como solucionar os problemas na programação da produção?
Agora que você já conhece os principais problemas causados por uma programação da produção problemática, chegou a hora de saber como solucionar ou pelo menos mitigar essas dores.
A sua indústria precisa de um software de gestão especializado em indústrias que seja capaz de auxiliar a geração de uma programação da produção confiável e ágil.
Na Nomus recomendamos o Nomus ERP Industrial, que possui um módulo inteiro dedicado a programação da produção, capaz de gerar:
Programação da produção com capacidade finita
Gráfico de Gantt da programação
Programação de operações por máquina
Análise do prazo de entrega de pedidos de venda
Análise do prazo de entrega de ordens de produção
Análise de gargalos na produção
Previsão de faturamento
Programação integrada com o apontamento da produção
Se você gostou dessas dicas para resolver os mais comuns problemas na programação da produção que acabam tirando dinheiro da sua fábrica, recomendo que continue acompanhando a Nomus para não perder as próximas postagens.
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: