Produção puxada e empurrada: o que são, como funcionam e quais as diferenças?


Atualizado em 27/01/25 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Produção

Chão de fábrica

A produção puxada e empurrada são métodos de trabalho para indústrias onde na produção puxada a fábrica primeiro identifica a demanda e depois puxa a produção. E na empurrada a empresa produz para o estoque, iniciando o processo produtivo com a chegada dos materiais.

Como esses são termos usados com certa frequência aqui no blog e no mundo da gestão industrial, é importante que você entenda bem como ambos funcionam e quais suas vantagens.

Com isso sua fábrica pode:

  • Avaliar qual método de produção é mais vantajoso para sua fábrica
  • Entender como melhorar o processo produtivo geral da empresa
  • Reduzir perdas e estoques desnecessários.

Como pode ver, essas são vantagens buscadas por qualquer gestor e profissional de indústria. Sendo assim, convido você para ler até o final desse artigo e aplicar as melhorias na sua empresa. Vamos lá:

O que são produção puxada e empurrada?

Para entender como funcionam a produção puxada e empurrada e as diferenças entre elas, irei especificar cada uma. Vamos lá:

O que é a Produção empurrada

O sistema de produção empurrada é o mais antigo e mais tradicional quando as pessoas pensam em uma fábrica. Isso porque esse modelo é o formato praticado desde a revolução industrial.

Sua principal característica é produzir e estocar os produtos para então ir vendê-los aos clientes e prospectos da empresa.

A ideia é calcular quanto produzir de acordo com uma previsão de vendas gerada pelo MRP e assim criar um estoque que não está exatamente alinhado com a demanda.

Neste formato a empresa busca possuir estoques de segurança e que consigam atender a demanda do período sem dúvidas ou complicações.

O que é a Produção puxada

Já o sistema de produção puxada já é mais moderno e surgiu com o toyotismo. A ideia é trabalhar a produção da fábrica sem estoques.

Nesse modelo, quando um cliente gera um pedido, isso “ativa” a produção. O seu foco é no fluxo de materiais e não no estoque.

É possível utilizar também um Kanban para ter um estoque mínimo. Dessa forma quando um cliente pede um produto o quadro kanban fica faltando um item e isso puxa a produção.

O conceito da produção puxada é bem explicado no Just In Time, que se baseia em produzir apenas o necessário e no momento certo.

Neste formato a empresa busca reduzir ao máximo seus estoques, afim de reduzir desperdícios e assim aumentar a eficiência da operação.

Quais as vantagens e desvantagens da produção puxada e empurrada?

Como pode ver, a produção puxada e empurrada são bem diferentes e cada formato apresenta seus benefícios e desvantagens. Para ficar mais claro qual a melhor opção para sua empresa, irei listar algumas das principais vantagens e desvantagens de cada um, confira:

Benefícios da Produção empurrada

  • Formato ideal para os vendedores que sabem que sempre haverá estoque do produto para pronta entrega;
  • Maior controle sobre prazos de entrega;
  • Maior controle sobre variações na demanda.

Dificuldades da Produção empurrada

  • Excesso de estoque leva a empresa a gastar mais dinheiro com galpões e espaços para os produtos e materiais utilizados na produção;
  • Maior probabilidade de perdas e danos no estoque;
  • Menor comunicação entre as áreas.

Benefícios da Produção puxada

Dificuldades da Produção puxada

  • Menos fácil para os vendedores, já que pode acontecer do produto não estar disponível para pronta entrega;
  • Em períodos de baixa demanda a fábrica pode ficar ociosa;
  • Há uma dependência maior dos fornecedores, que precisam entregar no prazo e na qualidade esperada.

Como escolher entre produção puxada e produção empurrada?

O estudo de gestão de produção vai levar você a diferentes autores que defenderão mais a “puxada” ou a “empurrada”, conforme o entendimento de cada um. A verdade é que a resposta para essa escolha depende de fatores individuais de cada empresa.

A produção puxada – que costuma ser o ideal para fábricas de produtos customizados. Você só fabrica quando tem encomenda. Só que algumas mercadorias, mesmo personalizadas, podem ser feitas a partir de subprodutos que se repetem em suas linhas. Nesse caso, não seria o caso de misturar com a produção empurrada? É uma possibilidade.

Assim, a produção empurrada costuma ser a melhor para indústrias que querem garantir estoque do produto pronto para pronta entrega. Mas essa realidade pode não ser possível para todos. Mesmo que essa seja seu ideal, como você fará para ter grandes estoques de produtos de vida útil baixa, por exemplo, se não conseguir demanda constante rapidamente?

Voltando à produção puxada, produzir só quando tiver pedido de clientes é uma enorme vantagem para diminuir custos com armazenamento e até produção. Só que alguns tipos de produtos e fábricas, assim como épocas do ano não permitem esse luxo: é preciso ter a mercadoria à mão para quando o cliente precisar.

Estudar as estratégias de produção puxada e produção empurrada é mais importante do que aprender apenas o conceito geral delas. Entenda a natureza do seu negócio, seu espaço no mercado e média de clientes a curto, médio e longo prazo.

Se precisar de ajuda nessa escolha, consultar gestores e engenheiros de produção mais experientes pode ser uma boa saída.

Siga o Blog Industrial da Nomus para mais dicas práticas

Agora que você já sabe o que são a produção puxada e empurrada, recomendo que siga a Nomus nos seus canais favoritos para que assim não perca as novas postagens sobre gestão industrial.

Aqui no Blog Industrial publicamos semanalmente dicas práticas e simples para melhorar os resultados da sua fábrica, reduzindo custos e desperdícios.

Confira os canais disponíveis:

Fique a vontade para entrar em contato conosco caso tenha alguma dúvida, sugestão ou comentário a respeito dos artigos ou da gestão da sua fábrica.

Um abraço e até a próxima!

Software ERP Para controle da producao
Compartilhe agora mesmo:

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: