Atualizado em 4/07/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Produção
A produção puxada e empurrada são métodos de trabalho para indústrias onde na produção puxada a fábrica primeiro identifica a demanda e depois puxa a produção. E na empurrada a empresa produz para o estoque, iniciando o processo produtivo com a chegada dos materiais.
Como esses são termos usados com certa frequência aqui no blog e no mundo da gestão industrial, é importante que você entenda bem como ambos funcionam e quais suas vantagens.
Com isso sua fábrica pode:
Como pode ver, essas são vantagens buscadas por qualquer gestor e profissional de indústria. Sendo assim, convido você para ler até o final desse artigo e aplicar as melhorias na sua empresa. Vamos lá:
Para entender como funcionam a produção puxada e empurrada e as diferenças entre elas, irei especificar cada uma. Vamos lá:
O sistema de produção empurrada é o mais antigo e mais tradicional quando as pessoas pensam em uma fábrica. Isso porque esse modelo é o formato praticado desde a revolução industrial.
Sua principal característica é produzir e estocar os produtos para então ir vendê-los aos clientes e prospectos da empresa.
A ideia é calcular quanto produzir de acordo com uma previsão de vendas gerada pelo MRP e assim criar um estoque que não está exatamente alinhado com a demanda.
Neste formato a empresa busca possuir estoques de segurança e que consigam atender a demanda do período sem dúvidas ou complicações.
Já o sistema de produção puxada já é mais moderno e surgiu com o toyotismo. A ideia é trabalhar a produção da fábrica sem estoques.
Nesse modelo, quando um cliente gera um pedido, isso “ativa” a produção. O seu foco é no fluxo de materiais e não no estoque.
É possível utilizar também um Kanban para ter um estoque mínimo. Dessa forma quando um cliente pede um produto o quadro kanban fica faltando um item e isso puxa a produção.
O conceito da produção puxada é bem explicado no Just In Time, que se baseia em produzir apenas o necessário e no momento certo.
Neste formato a empresa busca reduzir ao máximo seus estoques, afim de reduzir desperdícios e assim aumentar a eficiência da operação.
Como pode ver, a produção puxada e empurrada são bem diferentes e cada formato apresenta seus benefícios e desvantagens. Para ficar mais claro qual a melhor opção para sua empresa, irei listar algumas das principais vantagens e desvantagens de cada um, confira:
Agora que você já sabe o que são a produção puxada e empurrada, recomendo que siga a Nomus nos seus canais favoritos para que assim não perca as novas postagens sobre gestão industrial.
Aqui no Blog Industrial publicamos semanalmente dicas práticas e simples para melhorar os resultados da sua fábrica, reduzindo custos e desperdícios.
Confira os canais disponíveis:
Fique a vontade para entrar em contato conosco caso tenha alguma dúvida, sugestão ou comentário a respeito dos artigos ou da gestão da sua fábrica.
Um abraço e até a próxima!
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: