Quais as vantagens e desvantagens da aquisição de empresas? Confira!


Atualizado em 16/11/23 - Escrito por Autor Convidado na(s) categoria(s): Estratégia

Gestão financeira

Ao conhecer quais são as maiores vantagens e desvantagens da aquisição de empresas, pode-se compreender o porquê esse tipo de transação tem se mantido em bom patamar nos últimos anos, batendo até recorde em 2021.

Por exemplo, as operações de compra e venda de companhias do agronegócio tiveram um aumento de 105% em 2022, comparando com 2021. 

Afinal, a aquisição de empresas é um ótimo negócio para quem deseja ampliar seu market share, aumentar a base de clientes, diversificar produtos e serviços no portfólio, ter acesso a novos recursos e conhecimentos de mercado e, claro, elevar sua vantagem competitiva.

Só que, para ser beneficiado pelas vantagens, é necessário contar com uma consultoria especializada para conduzir o processo de modo adequado e entender mais detalhes sobre o assunto.

Para isso, escrevemos este texto explicando o que é aquisição de empresas, as vantagens e desvantagens dessa operação e suas etapas. Boa leitura!

vantagens e desvantagens da aquisição de empresas

O que é aquisição de empresas?

A aquisição de empresas significa a compra de um negócio por outro, sendo que a companhia vendida é incorporada à compradora, deixando de existir por completo. Mas a organização investidora pode escolher se vai manter ou não o nome da marca adquirida, sua estrutura e os setores administrativos.

Há diversos motivos para uma empresa comprar outra, como acesso a novos mercados e recursos, obtenção de conhecimentos, ampliação da produção, redução da concorrência e adição de produtos ou serviços ao portfólio.

Ou seja, a aquisição de empresas deve ser realizada de forma estratégica, conforme o objetivo da organização, podendo comprar outro negócio do mesmo ramo de atuação ou complementar.

As formas de pagamento na aquisição são, geralmente, dinheiro, ações e títulos.

Qual a diferença entre fusão e aquisição de empresas?

A diferença é que, na fusão, há a criação de uma nova empresa, com novo CNPJ, e costuma acontecer entre negócios do mesmo setor de atuação. Já na aquisição, uma companhia incorpora a outra e pode ser realizada entre organizações do mesmo segmento ou não.

Para entender melhor, trouxemos aqui um trecho do artigo 228 da Lei das Sociedades Anônimas (Lei nº 6404/76), que estabelece que a fusão “é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações”.

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Quais são as vantagens e desvantagens da aquisição de empresas?

As vantagens de adquirir um negócio são: diversificação de mercado, aumento da base de clientes, expansão da marca, maior faturamento, redução de custos etc. Já as desvantagens são pendências trabalhistas e fiscais, possibilidade dos colaboradores não serem eficientes e ter que fortalecer a reputação da empresa comprada com os clientes.

Confira abaixo as maiores vantagens e desvantagens da aquisição de empresas em funcionamento!

Vantagens da aquisição de empresas

  • Aumenta a base de clientes e vendas: com a aquisição de outros nichos de mercado, canais comerciais, fornecedores e clientes, é provável que haja aumento de receita de forma mais rápida e sustentável.
  • Reduz os custos: com a incorporação de outro negócio, é possível enxugar e otimizar processos e operações, reduzindo despesas e gastos desnecessários. 
  • Diminui os riscos de mercado: com a aquisição, o negócio se fortalece e consegue calcular os desafios a tempo de corrigi-los.
  • Amplia a vantagem competitiva: com maior receita e produção, a empresa favorece sua relevância no mercado.
  • Reduz ou elimina a concorrência: dependendo do setor de atuação, a compra de um concorrente pode facilitar bastante o crescimento corporativo.
  • Ganha novos talentos: ao comprar uma empresa, o investidor herda todos os colaboradores, inclusive os talentos que se destacam em suas áreas.
  • Entra em novos mercados: dependendo do objetivo da aquisição de empresas no mercado, isso envolve outros produtos ou serviços que ampliam o mercado de atuação.
  • Obtém novos conhecimentos e estratégias: ao comprar um negócio, adquire-se também todo o know-how obtido ao longo dos anos.
  • Diversifica produtos e serviços: de maneira mais rápida e sem precisar realizar pesquisas e testes de mercado, a companhia compradora aumenta seu portfólio de produtos e/ou serviços.
  • Acelera o crescimento corporativo: um dos mais importantes benefícios da aquisição de empresas é reduzir o tempo no plano de crescimento, afinal, já existe um processo sólido de produção, vendas, divulgação, fornecimento etc.

Desvantagens da aquisição de empresas

  • Possíveis vícios do negócio podem ser herdados.
  • Pendências trabalhistas e fiscais.
  • Problemas que são detectados nos meses ou anos posteriores à compra.
  • Ganho de funcionários ineficientes e/ou mal-treinados.
  • Precisar fortalecer a imagem do negócio com clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.
  • Ter que atualizar a infraestrutura obsoleta.
  • Entre outras.

Qual o processo de aquisição de uma empresa?

O processo de aquisição de uma empresa engloba diversas etapas fundamentais para o sucesso da operação: 

1. Estudo do target

É essencial entender quais são os objetivos estratégicos para estudar o mercado e identificar quais empresas estão disponíveis para venda e, em especial, representam boas oportunidades de negócio.

2. Definir a empresa-alvo

Depois de entender profundamente o mercado escolhido, é hora de analisar empresas e verificar qual delas condiz com os objetivos do investidor. 

Para receber as informações sigilosas e sensíveis da companhia à venda, é preciso assinar um acordo de confidencialidade a fim de garantir a segurança dos dados compartilhados.

3. Analisar cada detalhe da empresa

Ao receber as informações confidenciais, é o momento da empresa interessada na compra avaliar a empresa por completo, incluindo o valuation, as sinergias e as projeções financeiras futuras.

4. Envio da oferta não vinculante

Caso haja interesse em prosseguir a negociação, o investidor envia uma oferta não vinculante.

5. Due Diligence

O próximo passo é realizar uma auditoria nas informações contábeis e financeiras disponibilizadas pela empresa que está à venda para garantir se elas são verdadeiras. Esse processo em Mergers & Acquisitions (M&A) se chama Due Diligence.

6. Envio da oferta vinculante

Por fim, caso os dados sejam verdadeiros e esteja tudo de acordo, a empresa interessada envia uma oferta final estabelecendo as condições para a transação.

Depois, há negociação de cada cláusula do contrato para, no final, as partes envolvidas o assinarem.

É importante destacar que a aquisição não é finalizada na assinatura do contrato. Geralmente, há um período de implementação de sinergias, garantindo o bom funcionamento do negócio vendido.

Como fazer a aquisição de uma empresa?

Para fazer a aquisição de uma empresa, é necessário ter bastante experiência e conhecimento do mercado. Por isso, o ideal é contratar uma consultoria de fusões e aquisições especializada no seu setor de atuação. 

Basicamente, o consultor se torna um intermediário de toda a operação, garantindo credibilidade, sigilo e profissionalismo na negociação.

Além disso, o investidor deve ficar atento aos seguintes pontos-chave:

  • histórico da empresa e suas projeções financeiras;
  • carteira de clientes;
  • lucratividade;
  • ciclo de vida do segmento;
  • patrimônio e operações em andamento, como condições dos equipamentos, relação com fornecedores, clientes, colaboradores e bancos etc;
  • entender o motivo da venda e realizar diversas metodologias para o cálculo do valuation.

Gostou de saber quais as vantagens e desvantagens da aquisição de empresas? Por ser um processo complexo e longo, busque bons profissionais para orientar e guiar todo o processo, evitando prejuízos durante e após a compra.

Fonte: Capital Invest, consultoria com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro em avaliação, compra e venda de empresas.

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Um comentário

  1. Everesto disse:

    Ótimo material

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