Atualizado em 18/02/22 - Escrito por Equipe Nomus na(s) categoria(s): Marketing e vendas
A gestão é a grande responsável por administrar todos os setores de uma organização, mapear os processos e desta forma buscar melhorias externas e internas, utilizando todos os recursos que ela possui.
Trazendo-a à indústria, um mercado absolutamente competitivo e dinâmico, os procedimentos internos devem ser padronizados, a fim de garantir constância e alto rendimento.
No que diz respeito à parte externa, a gestão de indústria é essencial para estudar e identificar as oportunidades, fazendo com que a empresa consiga se diferenciar do mercado vigente, implantando estratégias que possam garantir o seu destaque.
Por anos perdurou-se o estigma de que a indústria se resumia a processos braçais e muitas vezes até arcaicos, porém, isso já caiu por terra. Hoje, como em qualquer outro segmento sério, é preciso ser extremamente cirúrgico e atento às inovações.
Outro achismo frequentemente dito pelas pessoas em um passado recente é que o marketing digital não se aplicava a qualquer área. Novamente, ledo engano.
Mas, como marketing digital e gestão de indústria se interligam e como os meios digitais podem ajudar os industriais?
Por que não?! Faz tempo que as redes sociais deixaram de ser meros aplicativos de entretenimento. Hoje, com seu dinamismo assustador, são excelentes ferramentas para uso profissional.
Para a indústria, por exemplo, podem ser canais para se comunicar diretamente com o público sobre os serviços e produtos que a empresa oferece, agindo como informativos, impulsionador de vendas e ainda fortalecer o vínculo com o consumidor/fornecedor, trabalhando a imagem da empresa.
Os melhores canais a serem utilizados pela indústria são:
As 4 redes sociais são assiduamente usadas por estudantes de engenharia, empresários da área industrial e investidores, por exemplo, logo, se provam um bom caminho para se conectar com esse público.
O marketing de posicionamento na internet é uma metodologia baseada em SEO que tem como missão posicionar empresas, produtos e serviços no topo dos maiores buscadores do mundo: Google, Yahoo e Bing!
No que isso é interessante à indústria?
Simples. Segundo o GoogleAdwords, mensalmente são realizadas 100 bilhões de buscas no Google, o que daria em média 3.3 BI de pesquisas diárias.
Agora, imagine o quão relevante se torna uma empresa que utiliza o marketing de posicionamento na internet?
Essa metodologia famosa no meio do marketing digital posiciona de maneira 100% orgânica, ou seja, para a indústria, é um bom caminho a fim de obter relevância em sua área e elevar as vendas.
O marketing de posicionamento na internet é voltado às empresas que desejam se destacar e alavancar seus negócios por meio da internet. E já que a web é, comprovadamente, um dos veículos com maior alcance, esse método se prova ainda mais eficaz, sendo um ótimo recurso à indústria.
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Há de se concordar aqui que a indústria não faz parte um mercado de HIT, não é mesmo? Isto é, por mais que seja importante, não é um assunto discutido cotidianamente pelas pessoas que não atuam nesse meio. Por isso, o conteúdo é de suma importância.
O marketing de conteúdo é essencial para oferecer material altamente rico a quem já faz parte do público e também aos leads, pois desta maneira, o trajeto para outras pessoas adentraram esse universo fica facilitado.
Conteúdo é o novo jeito de se fazer marketing! A linguagem imperativa pautada em ‘’compre’’, ‘’você precisa deste serviço’, já não é mais atrativa. O que o público busca incessantemente hoje é o interesse pelo além do que se vende.
Para tal, e-books, podcasts, blogs sobre o universo da indústria podem ser úteis a fim de informar sobre o ramo e também expandir os negócios, atingindo o público de uma maneira inovadora e eficiente.
Veja também: Nomus Podcast: o mundo da gestão industrial nos seus ouvidos
Em poucas palavras: porque quem está na indústria está na internet. Simples assim.
O mundo mudou e com ele, a forma de se comunicar e também de consumir. A indústria, justamente por ser um meio nichado, precisa estar presente no ambiente online, seja para informar, divulgar ou vender.
Por último, mas não menos importante, a indústria essencialmente, se comunica de modo B2B e se tratando da complexidade desta comunicação, explorar os meios digitais é algo que deve ser feito.
Já se tratando de lucratividade, algo que interessa (e muito) à indústria, 90% das compras (independente do segmento) possuem influência da internet.
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