Atualizado em 28/04/22 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Estratégia
A rede de contatos de um profissional é a lista de pessoas e organizações as quais ele conhece e pode conversar para contar novidades, oferecer produtos, parcerias entre outras oportunidades.
Para gestores e empresários, a rede de contatos é ainda mais importante, já que ela pode trazer benefícios diretos para o negócio, como parcerias, vendas e indicações.
Neste artigo vamos entender melhor como funciona a rede de contatos e também como ampliar a sua rede pessoal. Vamos lá:
A rede de contatos pode ser uma alavanca para crescer o seu negócio de forma rápida e inovadora.
Muitas vezes uma nova parceria, indicação ou até mesmo apresentação, pode gerar novas vendas, ideias de produtos e melhorias para sua empresa.
Por isso, todo gestor e profissional deve buscar ampliar a sua rede de contatos para se manter atualizado no mercado e também para estar disponível a novas oportunidades.
A maioria das pessoas possui contato apenas com o seu círculo mais próximo, como familiares, amigos e colegas de trabalho.
Entretanto, para realmente ser beneficiado pela rede de contatos, é preciso ir além e conhecer pessoas novas, fora do seu círculo fechado.
Essas pessoas podem trazer novas oportunidades para o seu negócio, como inovações, parcerias e fechamentos.
Para aumentar a rede, existem 3 tipos de público que são os mais valiosos para gestores de indústrias.
Estes são contatos que podem de fato trazer novas oportunidades e assim desenvolver o seu negócio.
Aqui está a lista:
É preciso se aproximar dos seus clientes, traga os clientes mais antigos para perto e assim poderá ganhar mais intimidade.
Além disso, é fundamental que pesquise e conheça novas pessoas para as quais você pode, eventualmente, vender o seu produto ou serviço.
Por exemplo, veja se conhece alguém que seja próximo da pessoa de quem você deseja ter o contato. Depois disso, peça uma introdução. Deixe a timidez de lado e amplie a sua rede de contatos com potenciais clientes.
Quanto mais parceiros e quanto mais aproximada forem as parcerias, menos custos fixos a sua empresa terá.
Pense nos tipos de produtos e serviços que a sua empresa precisa e que podem ser atendidos através de uma parceria.
Você pode por exemplo, trocar serviços e produtos com alguma empresa da região, assim ambos os gestores conseguirão o que desejam.
Além disso, você pode encontrar outros gestores que precisem comprar o mesmo produto que você, dessa forma, é possível fazer uma compra em conjunto para obter um preço melhor com o fornecedor.
O terceiro pilar da rede de contatos de um gestor, são os fornecedores.
Sua empresa não pode depender de apenas um fornecedor para cada insumo ou serviço necessário para operação. Afinal, caso ele tenha algum problema, a sua empresa será afetada.
O ideal é ter por volta de 3 opções de fornecedores para cada produto ou serviço consumidos.
Se você for próximo dos seus fornecedores, você terá mais intimidade para negociar preços e condições com eles.
Veja também: Como encontrar fornecedores ideais para sua indústria (e manter uma boa relação com eles)
Agora que a importância da rede de contatos foi explicada, como é que você pode ampliá-la?
Existem alguns passos simples que você pode começar a seguir hoje mesmo para conhecer novas pessoas, confira:
A primeira oportunidade é a mais óbvia: eventos presenciais.
Por exemplo, feiras, palestras, fóruns entre outros eventos que podem acontecer na sua região.
Esses eventos oferecem além do conhecimento, a possibilidade de conhecer novas pessoas que podem oferecer um mundo de possibilidades para o seu negócio.
Além dos benefícios listados acima, você pode também conhecer outros gestores com negócios similares ao seu, mas em diferentes estágios de desenvolvimento. Isso pode ser útil para você desenhar o futuro que deseja para a sua empresa.
Leve um cartões de visita e treine o seu pitch de elevador, ou seja, seja capaz de explicar o seu negócio em apenas 30 segundos.
É importante se certificar que o evento será de interesse de uma das três pessoas que listamos no tópico anterior.
Hoje em dia com as redes sociais, fóruns online, grupos de whatsapp, telegram etc, ficou mais fácil de conhecer novas pessoas interessantes para o seu negócio. Adicionar contatos e começar a conversar através de seu smartphone já é tão fácil quanto simplesmente criar um link do WhatsApp.
Participe ativamente dessas comunidade online e busque interagir com outros gestores que compartilham algum interesse em comum com o seu momento.
Você pode usar também associações de bairro, associações comerciais entre outras. Elas podem oferecer contatos rápidos e bem segmentados para novos parceiros para o seu negócio.
Uma estratégia interessante para ampliar a sua rede de contatos é a chamada estratégia do pé de galinha.
Para cada pessoa que você manter contato, peça 3 indicações de contato para ampliar a sua rede.
Por fim, pouco adianta entrar em contato uma vez com a pessoa e depois nunca mais vê-la. Você deve manter a sua rede de contatos ativa e quente.
Para isso, mantenha contatos com certa frequência, como por exemplo, mandando e-mails regulares em datas comemorativas e novidades do seu negócio.
Agora que você já sabe como ampliar a sua rede de contatos, recomendo que inscreva-se no blog industrial para receber dicas como essa semanalmente no seu email.
Além disso, recomendo também que assista uma demonstração do Nomus ERP Industrial para conhecer o sistema de gestão desenvolvido pela Nomus.
Fique a vontade para entrar em contato conosco caso tenha alguma dúvida ou sugestão. Até a próxima!
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