Gestão de RH 4.0: o que é e qual o futuro da profissão


Atualizado em 21/12/23 - Escrito por Equipe Nomus na(s) categoria(s): Recursos Humanos

Guia

O setor de RH vive uma nova era, chamada de RH 4.0. Essa área é responsável pela coleta de dados e gestão de equipes desde a época da primeira Revolução Industrial. O uso e implementação de tecnologias no controle dos processos internos e da gestão de pessoas proporciona melhorias no clima organizacional. 

Voltando um pouco no tempo, a Revolução Industrial é um período conhecido por mudanças na forma de trabalho, principalmente no setor fabril, em que a manufatura começou a dar lugar à maquinofatura. A primeira RI teve início na Inglaterra, no século XVIII, e se espalhou pelo mundo. Nela ocorreram fenômenos sociais, como a urbanização.

As características das revoluções seguintes moldaram as civilizações – e seu funcionamento. Um bom exemplo é a industrialização científica, que proporcionou o aumento de pesquisas, especialmente na área da saúde, aperfeiçoamento de tecnologias e avanços na área da robótica, biotecnologia e telecomunicações. 

Além disso, essas transformações geraram mudanças nas relações sociais, no espaço geográfico e no modo de vida das pessoas.

Atualmente, estamos no que especialistas chamam de “Quarta Revolução Industrial”. Marcada por evoluções tecnológicas de destaque, como Big Data, realidade aumentada, inteligência artificial e a conexão entre todos os dispositivos através da internet, essa onda exige apenas uma coisa das empresas: poder de adaptação.

Como viver na Indústria 4.0

Também chamada de Indústria 4.0, essa revolução está intimamente ligada a transformações que se originam da união entre diferentes tecnologias. O termo foi criado pelo engenheiro e economista Klaus Schwab e demonstra que, quando bem aplicada, uma solução pode servir para diversas alternativas.

Diante desse ambiente acelerado, e com mudanças cada vez mais frequentes, a responsabilidade pelas tarefas ligadas ao quadro de funcionários, como controlar contratações, treinamentos, folhas de pagamento e até mesmo demissões, foi passada de mão em mão, até chegar no setor de recursos humanos.

E, como hoje os colaboradores são vistos como os principais ativos das empresas, acompanhar esse ritmo se tornou imprescindível para a sobrevivência das organizações. Por isso, o mundo corporativo viu surgir, nos últimos anos, o conceito de RH 4.0.

O que é o RH 4.0?

Considerada a versão mais “atual” dos Recursos Humanos, o RH 4.0 é estruturado em estratégias de engajamento e satisfação de todos os colaboradores presentes em uma empresa. 

Todas as ações feitas e decisões tomadas pelos profissionais de gestão online são baseadas em dados. A maioria dos processos manuais foram automatizados devido aos avanços da tecnologia.

Uma das maiores preocupações do setor, nos dias de hoje, é diminuir o índice de rotatividade (turnover), preferencialmente ao gerenciar tão bem a empresa que ela tem capacidade de reter talentos. Além disso, o empenho dos colaboradores, e a ligação entre o propósito pessoal e profissional de cada um, também está na lista de prioridades. 

Para construir uma empresa sólida, reconhecida e com autoridade no mercado, é preciso ter funcionários felizes e satisfeitos. Assim, eles lidam melhor com os clientes e ficam mais motivados.

Além disso, a inserção de um setor de RH 4.0 na rotina da empresa colabora com o desenvolvimento de um departamento com papel ativo. Isso aumenta a resolução de obstáculos e a evolução do negócio, já que a área trabalha com a descoberta e o potencial de talentos da equipe

De forma geral, o mercado exige a capacidade de gerenciar e gerenciar conflitos e a tolerância entre os funcionários. Apenas um RH atualizado consegue fazer isso. A construção de uma organização inclusiva e participativa, além de adaptada às novas tecnologias, deve ser prioridade indiscutível da corporação.

Veja também: Os 5 melhores sistemas de RH para sua empresa

Adequação aos modelos 4.0

Se adaptar à gestão de RH 4.0 diminui os erros frequentes em trabalhos manuais e aumenta o nível de qualificação dos trabalhadores. Todas as mudanças oferecidas por essa tecnologia devem ser encaradas de forma positiva.

Algumas empresas oferecem softwares e ferramentas para auxiliar na comunicação, desempenho, pesquisas e até controle de ponto e folhas de pagamento. Por isso, ter um RH digital é a melhor escolha para a sua empresa.

O RH digital oferece agilidade e inteligência, além de substituir inúmeros papéis por sistemas online que podem ser feitos por qualquer dispositivo, desde computadores até celulares.

Além disso, a disponibilização de plataformas para ajudar na gestão de RH facilita o controle da jornada de trabalho. Esses recursos oferecem dados confiáveis e evitam possíveis processos trabalhistas.

Outro benefício é a realização de diversas atividades em um curto espaço de tempo. Até mesmo tarefas mais demoradas, como a pesquisa de clima organizacional, criação de estratégias e retenção de talentos, podem ser otimizadas através da tecnologia.

A boa notícia é que o mercado está cheio de recursos que contribuem para as melhorias da empresa. Contudo, identificá-los é dever de um RH atento às sugestões do mercado. 

Por isso é primordial que o setor desenvolva e/ou utilize plataformas para se aprimorar. O uso de softwares para realizar o controle de ponto, por exemplo, oferece recursos como geolocalização, reconhecimento facial e veracidade dos dados, impossibilitando qualquer atividade suspeita ou adulteração.

Enfim, a gestão de RH 4.0 já está presente em muitas empresas e ocupa, cada vez mais, uma posição de destaque. Atualmente é um diferencial, mas logo será um elemento de sobrevivência das empresas em seu ramo de atuação. Não deixe para amanhã o sucesso que você pode garantir hoje: estimule o RH da sua empresa a abraçar a tecnologia e desenvolver, sempre que possível, novos modelos de liderança.

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