Atualizado em 15/04/25 - Escrito por Rafael Netto com colaboração de João Pedro na(s) categoria(s): ERP
O roadmap do ERP é a lista das principais funcionalidades e recursos previstos para serem lançados para um sistema. Acessar essa lista de desenvolvimento é uma forma de entender se o programa que você quer contratar está indo no rumo desejado ou não.
Uma empresa que disponibiliza seu roadmap está sendo transparente com os clientes e assumindo um compromisso com os mesmos. Ela está prometendo a previsibilidade de desenvolvimento. Podem haver mudanças no caminho, mas seu compromisso está em não fugir muito do prometido.
Se o sistema que você usa disponibiliza o roadmap, é uma boa ideia ler e bater com os seus planos para expansão da empresa e uso de recursos. Assim, você evita surpresas e organiza melhor a sua gestão. O texto abaixo explica melhor a questão.
Faça uma boa leitura.
Índice do artigo
Roadmap é o termo utilizado para a lista de desenvolvimento de funcionalidades prevista para um software ou sistema. É através dele que as empresas mostram aos clientes os caminhos que estão seguindo. Roadmap do ERP é essa lista, mas específico de ERPs.
O papel dessa ferramenta não é mostrar todas as funcionalidades sendo desenvolvidas. Até porque um programa passa por diversos micro-avanços que impactam no uso do sistema como um todo. A questão é que o roadmap apresentará os principais avanços planejados.
Começando pela planilha, provavelmente a que você usa não possui roadmap. Esse tipo de ferramenta costuma ser desenvolvido com início, meio e fim. O fornecedor pode continuar expandindo e evoluindo aqui ou ali, mas um plano de desenvolvimento é bem improvável.
Passando disso para os ERPs, pergunto: o sistema que você contratou e usa hoje ou pretende contratar, fornece um roadmap? E as funcionalidades que estão lá, compreendem suas necessidades específicas?
Por exemplo, se o seu setor for o da indústria. É importante conferir se o ERP atual já contempla as necessidades específicas do seu segmento.
Junto a isso, olhar para o futuro do desenvolvimento, o roadmap desse sistema, e comparar com outras opções do mercado e ver quais realmente estão aqui para ajudar as fábricas.
Para ajudar na comparação de ferramentas, ofereço uma ferramenta muito boa chamada Request for Information. É um documento que compara lado a lado os diferentes produtos do mercado para você entender qual atende melhor a sua empresa.
Eu e meus colegas preparamos uma totalmente gratuita e pré-preenchida, bastando você completar com informações de ERPs específicos que deseje conferir.
Voltando ao centro do tópico, o roadmap do ERP industrial da Nomus está bastante rico, dinâmico, detalhado e dentro dos interesses das fábricas. Há, no momento de escrita e publicação deste artigo, funcionalidades previstas como:
Além disso, você confere vários lançamentos já realizados, como visto no print abaixo:
O roadmap da Nomus não apenas mostra funcionalidades desenvolvidas, em desenvolvimento ou nos planos de desenvolver. Também há links diretos para o tutorial didático e bem informado, geralmente ilustrado, de cada novidade.
Confira o roadmap do Nomus ERP Industrial.
O roadmap do desenvolvimento de um programa é elaborado com estratégia conforme interesses da empresa e capacidades técnicas-administrativas. Isso é, se possui recursos (financeiros, tempo, mão de obra) para entregar as etapas desejadas.
Dentro dessa realidade, há um passo-a-passo básico que pode ser replicado pelas empresas:
As diferenças entre roadmap e cronograma não são tão grandes. Na verdade, cronogramas são “apenas” mais detalhados em informações e prazos de lançamento. Agora, entre roadmap e backlog a diferenciação é mais substancial.
Backlog é uma lista de tarefas que estão prestes a serem iniciadas. Isso é, a fila do que será feito. Já o roadmap é o que se planeja e se divulga como compromisso para lançamento. Geralmente, o backlog compreende as tarefas necessárias para atingir o roadmap.
No entanto, imprevistos, otimização de trabalho, oportunidades de melhorias e descobertas de problemas podem levar ao backlog trazer diferenças entre as tarefas que de fato serão as próximas executadas e aquelas necessárias para atingir o roadmap.
O Nomus ERP Industrial surgiu a partir do que se estuda para o futuro do ERP, do tipo de programa digital chamado sistema de gestão integrada. O avanço previsto para essa solução é ter roadmaps e funcionalidades específicas para as diferentes áreas do mercado.
Isso é, conforme o tempo passa, as opções de ERP estão cada vez mais especializadas:
Agora, os ERPs genéricos, que “servem para qualquer segmento” ficarão no passado e tendem a fracassar. Entenda: Por que ERP genérico sempre falha com a indústria? (mesmo que você não perceba)
No momento em que escrevo e posto este artigo, muitas funcionalidades do Nomus ERP Industrial foram prometidas e entregues. Entre elas, já é possível ver no sistema integração com software MES, integração com software de régua de cobrança e portal de boletos bancários
Outras funcionalidades muito interessantes e que já podem ter sido lançadas enquanto você lê este artigo são reformulação do CRM, reprocessamento de lançamentos contábeis e uma funcionalidade super diferencial e aguardada: portal de cotação de fornecedor.
O roadmap da Nomus é objetivo e claro para quem já é cliente ou conhece o sistema, pois é apresentado pensando nesse público mesmo. Por isso, convido você a assistir uma demonstração grátis do Nomus ERP Industrial antes de acessar o roadmap:
Engenheiro de Produção formado na UFRJ com especializações nas áreas de gestão estratégica, custos, financeira, fiscal e de projetos de software. CEO e fundador da Nomus. Rafael tem mais de 20 anos de experiência como gestor nas áreas de Estratégia, Desenvolvimento de software, Suporte, Implantação, Financeiro, Recursos Humanos, e com implantação de sistemas de PCP e ERP em fábricas de diversos setores, como Alimentos, Metal/mecânico, Plástico, Químico, Farmacêutico, Gráfico, Equipamentos, Náutico, entre outros.
Encontre Rafael Netto nas redes sociais:
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: