Atualizado em 16/05/23 - Escrito por Adriana Mariano na(s) categoria(s): Produção
O Romaneio, também conhecido como Picking list, é uma lista que contém todas as mercadorias que serão transportadas em conjunto no processo de entrega.
Sendo assim, o principal objetivo do romaneio é identificar de forma simples e prática qualquer mercadoria dentro de um determinado lote. Dessa forma, as entregas podem ser realizadas com mais agilidade, além de minimizar o número de erros, furtos e extravios.
Dessa maneira, o romaneio de carga surge como um importante documento para dar suporte ao processo logístico de uma organização, uma vez que facilita e agiliza o processo como um todo.
Pensando nisso, preparamos este artigo para conhecer mais informações a respeito deste documento que auxilia nas operações de diversas empresas. Confira:
Vamos lá!
Como disse anteriormente, o romaneio é uma lista composta com todos os itens que serão transportados por um veículo. Dessa forma, é possível identificar mais rapidamente as mercadorias que se encontram em um determinado lote, facilitando assim tanto o embarque quanto o desembarque de tais mercadorias.
Além disso, o romaneio é um documento bastante utilizado no desembaraço aduaneiro, ou seja, quando uma empresa importa ou exporta qualquer tipo de produto é necessário a liberação de tal mercadoria pela Alfândega.
Nesse caso, se a empresa não apresentar o romaneio de carga, pode receber uma multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) prevista na alínea “e”, inciso VIII do art. 728 do Regulamento Aduaneiro.
Com isso, o romaneio surge não somente para auxiliar na seleção dos itens que serão transportados em conjunto, mas também para ajudar na conferência do lote em questão.
Em alguns casos, o uso do romaneio é obrigatório por lei, mas apesar disso podemos obter diversos benefícios ao utilizar esse tipo de relatório, que são:
Um dos seus principais benefícios é auxiliar tanto o processo de conferência quanto o processo de fiscalização de uma determinada carga.
Desse modo, o motorista tem consciência do que está sendo transportado e caso a entrega não seja realizada conforme o combinado é possível inserir uma justificativa no documento.
Além do mais, é importante ter todos os documentos de entrega assinados pelos destinatários das cargas para evitar problemas futuros como roubo, furtos, avarias, entre outros.
Vivemos em um mundo de incertezas, variabilidade e riscos, onde ninguém está livre de um acidente ou até mesmo um assalto. Pensando nisso, diversas seguradoras costumam solicitar o romaneio em caso de sinistros para dar entrada no processo de indenização.
Tendo isso em vista, é possível notar o quão importante é ter um documento que é capaz de identificar cada item que faz parte de uma determinada carga. Caso a empresa não tenha essa documentação, é provável que terá problemas para conseguir tal indenização.
Outro benefício do romaneio é que além de auxiliar no controle de diversas cargas, permite o rastreamento de mercadorias, uma vez que pode alimentar os sistemas com essas informações.
Assim, os agentes da cadeia logística podem ter mais informações sobre a localização da carga e o processo se torna cada vez mais transparente e confiável para seus stakeholders.
Com o romaneio, o motorista precisa conferir a carga que será transportada. Caso tenha alguma divergência no pedido, é mais fácil identificar e reparar o mais rápido possível. Com isso, o número de erros ao longo do processo de entrega é reduzido.
Atualmente, a emissão do romaneio não possui um padrão bem específico, ou seja, a empresa pode inserir as informações que melhor se adequam à realidade do seu negócio.
De acordo com a Receita Federal, existem algumas informações básicas que devem ser consideradas ao montar seu relatório, que são:
Ao definir as informações que irão compor seu relatório, o próximo passo é gerar tal documento por meio de uma simples planilha ou através de um sistema que facilita a integração das informações ao longo do processo de entrega.
É bastante comum confundir o romaneio com o manifesto por se tratarem de documentos que possuem algumas informações similares. Mas então qual é a diferença entre eles?
O romaneio é comumente utilizado para listar e descrever as mercadorias que estão sendo transportadas. Por outro lado, o manifesto é um documento que serve para relacionar os itens enviados por uma carga fracionada, ou seja, quando uma empresa envia uma carga que possui mais de um destinatário dentro de um mesmo veículo é emitido um manifesto.
Logo, apesar destes documentos não possuírem relação direta, ambos foram criados para auxiliar e facilitar o controle de cargas.
É importante ressaltar que o uso do romaneio não substitui as notas fiscais, visto que o romaneio se trata apenas de uma lista que contém as mercadorias que serão transportadas em um mesmo veículo.
Em contrapartida, a nota fiscal é um documento oficial que registra todas as informações de uma venda. Por isso, é bom ficar atento para não cometer esse tipo de confusão.
Como já vimos, o romaneio pode ser gerado por meio de planilhas, mas dependendo do volume de entregas da empresa esse tipo de ferramenta pode comprometer o desempenho do processo.
Tendo isso em vista, ter um sistema de gestão como o Nomus ERP Industrial, pode facilitar a emissão do romaneio, já que consegue integrar todas as informações necessárias para este documento em um só lugar.
Com o auxílio de um sistema de gestão, é possível visualizar todos os romaneios emitidos na sua fábrica. Além disso, podemos acompanhar em tempo real o status de cada romaneio.
Crie e controle todos os veículos, motoristas, datas e informações de vendas referente a cada romaneio.
Por meio de um sistema, é possível gerenciar os romaneios de expedição em terminais ou celulares a partir da leitura de etiquetas de códigos de barras.
Enfim, podemos notar que a emissão do romaneio é bastante importante dada sua praticidade no controle de cargas de uma organização. Portanto, ao adotar este documento nos processos de entrega da sua empresa, avalie seus benefícios e defina os parâmetros que são essenciais ao seu modelo de negócio.
Assim, ao usar o romaneio de carga, a empresa será capaz de ganhar ainda mais agilidade e minimizar erros que podem ocorrer durante todo o processo de entrega.
Para ver como isso tudo funciona, recomendo que assista uma demonstração do Nomus ERP Industrial.
Agora que você já sabe mais sobre os romaneios e como colocá-los em prática, recomendo que você acompanhe a Nomus nos seus canais favoritos.
Semanalmente publicamos artigos e materiais sobre gestão industrial para auxiliar as indústrias a alcançarem resultados cada vez melhores.
Confira a lista de canais disponíveis:
Até a próxima!
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: